Policial

Polícia Civil mira facção criminosa e cumpre mais de 80 mandados em Sinop e região

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpre, na manhã desta terça-feira (18.11), mais de 80 ordens judiciais no âmbito da Operação Garateia, contra uma facção criminosa envolvida em crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Sinop e região.

Na operação, são cumpridos 34 mandados de prisão preventiva, 47 de busca e apreensão domiciliar, além de bloqueios de contas bancárias, expedidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop, contra 55 investigados. As ordens judiciais são cumpridas em Sinop e também nas cidades de Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde e Teresina, no estado do Piauí.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), ambas de Sinop, iniciaram-se em março deste ano, após a prisão do faccionado L.M.S., flagrado com tabletes de cloridrato de cocaína, armas e munições.

A partir da prisão do criminoso, as investigações avançaram e permitiram a identificação da atuação de uma facção criminosa envolvida em diversos crimes, especialmente tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Leia mais:  PRF apreende 544 kg de agrotóxicos ilegais em caminhão em Sorriso-MT

Os valores adquiridos com as atividades ilícitas eram encaminhados para integrantes da facção fora do Estado com o objetivo de ocultar a origem ilícita do dinheiro e de fomentar as atividades da organização criminosa.

O delegado José Getúlio Daniel, responsável pelas investigações, destacou a importância do combate contínuo às facções criminosas para o sucesso das investigações.

“Trabalhamos diariamente nas investigações para identificar e representar pelas prisões e apreensões. Hoje, é um dia importante de externar esse trabalho e efetivar a dedicação de meses de colheita de provas”, disse o delegado.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Garateia

O nome da operação faz alusão a uma espécie de isca para pesca, composta de vários anzóis, capaz de realizar a captura de diversos peixes de forma única e imediata.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Leia mais:  Patrulha Rural prende homem e apreende caminhão adulterado com 4 toneladas de agrotóxicos
publicidade

Policial

Polícia Civil localiza corpo de professor desaparecido após prisão de suspeito em Cuiabá

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso localizou o corpo do professor Breno Antônio Humberto de Moraes no início da noite desta quinta-feira (8.10), na região do bairro 13 de Setembro, em Várzea Grande.

A localização ocorreu após o cumprimento do mandado de prisão temporária de um homem investigado pela participação no desaparecimento e possível homicídio do professor. A prisão foi realizada por equipes da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na região do Manso, em Cuiabá.

As diligências integram a investigação conduzida pela DHPP, que intensificou os trabalhos desde quarta-feira (7.10), com a realização de diversas medidas investigativas para esclarecer os fatos, localizar a vítima e identificar possíveis envolvidos.

Breno Antônio Humberto de Moraes estava desaparecido desde o dia 26 de setembro, quando saiu de casa informando que retornaria em breve, mas não voltou. O caso começou a ser investigado pelo Núcleo de Pessoas Desaparecidas e, posteriormente, passou a ser conduzido pela DHPP, sob a presidência do delegado Bruno Sérgio Magalhães Abreu.

Leia mais:  Polícia Civil prende dois investigados por crimes contra mulheres em Rondonópolis em menos de 24 horas

A investigação permanece em andamento para apurar as circunstâncias do crime e a possível participação de outros envolvidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana