Mato Grosso

Polícia Civil prende suspeitos por tráfico de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo em Guarantã do Norte

Publicado

A Polícia Civil prendeu em flagrante dois homens, de 19 e 38 anos, suspeitos de tráfico de drogas, associação para o tráfico, desobediência e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A ação ocorreu na terça-feira (7.4), em Guarantã do Norte, durante investigação sobre a venda de drogas no município.

As apurações apontaram que um imóvel estava sendo usado como ponto de comercialização de entorpecentes. A suspeita surgiu a partir de informações reunidas ao longo de investigações anteriores e de dados levantados pela equipe responsável pelo caso.

Durante o monitoramento do local, foi observado um grande movimento de pessoas. Elas chegavam, permaneciam por pouco tempo, faziam pagamentos pelo celular, recebiam pequenos pacotes e saíam rapidamente, comportamento típico da venda de drogas.

À tarde, um dos suspeitos saiu do imóvel em uma motocicleta e seguiu em direção ao bairro Aeroporto. Diante da suspeita, ele passou a ser acompanhado pela polícia. Durante o trajeto, demonstrou nervosismo e olhava para trás com frequência.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre 33 mandados contra investigados por tráfico e organização criminosa em Itiquira

Quando recebeu ordem de parada, o suspeito não obedeceu e tentou fugir, mas foi alcançado.

A ação terminou com a prisão dos dois envolvidos. Também foram apreendidos drogas, uma arma de fogo de uso restrito e outros materiais relacionados à atividade criminosa.

Os suspeitos foram levados à delegacia e devem responder pelos crimes identificados durante a investigação.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Conselho do Desenvolve Floresta aprova projetos de restauração e educação ambiental

Publicado

A 10ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Desenvolve Floresta, presidido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), foi realizada nesta terça-feira (16.6) e aprovou dois projetos voltados à conservação ambiental e à educação sustentável em Barra do Garças. Durante o encontro, os conselheiros também consolidaram o Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso e instituíram uma Câmara Técnica para acompanhar a execução das ações previstas para o setor.

Entre as iniciativas aprovadas está o Projeto de Restauração Ecológica e Manejo Integrado do Fogo no assentamento Serra Verde, em Barra do Garças, que receberá investimento de R$ 499,8 mil. A proposta prevê a restauração de 10 hectares de áreas degradadas, a estruturação de brigadas comunitárias de manejo integrado do fogo, ações de capacitação e medidas de fortalecimento socioeconômico das comunidades envolvidas.

Também foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Educação Ambiental em Escolas Públicas de Barra do Garças, com investimento de R$ 185,9 mil. A iniciativa atenderá aproximadamente 250 estudantes de cinco escolas do município, promovendo atividades voltadas à educação ambiental, agroecologia e práticas sustentáveis.

Leia mais:  Arenápolis recebe atendimento eleitoral neste sábado (10), no Supermercado Aurora

Para a secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Lisboa Vogel, os projetos aprovados contribuem tanto para a preservação ambiental quanto para a formação de uma cultura de sustentabilidade entre as novas gerações.

“Os dois projetos refletem o compromisso do Desenvolve Floresta com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Além de promover a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento das comunidades locais, as iniciativas ampliam as ações de educação ambiental, atendendo ao que prevê a legislação”, afirmou.

Além da aprovação dos projetos, foi apresentado ao Conselho o Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso com horizonte até 2040. A estratégia estabelece diretrizes de longo prazo para fortalecer a bioeconomia, ampliar o manejo florestal sustentável e integrar as cadeias de produção e industrialização no Estado.

Como parte das medidas para garantir a implementação das ações previstas, foi aprovada a criação de uma Câmara Técnica responsável pelo acompanhamento permanente das metas e iniciativas do plano. O grupo terá a função de monitorar a execução das ações e propor encaminhamentos para assegurar o alcance dos objetivos estabelecidos.

Leia mais:  PM prende membro de facção que planejava ataque a base policial em Cuiabá

A composição da Câmara Técnica contará com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana