Policia Federal

Polícia Federal recebe scanner corporal para uso no Aeroporto Internacional de Salvador

Publicado

Salvador/BA. A Polícia Federal recebeu, na última quinta-feira (13/11), um scanner corporal com o objetivo de melhorar o combate ao tráfico internacional de entorpecentes por via aérea.

O equipamento é doação do Serviço de Segurança Interior da Polícia Nacional francesa e será utilizado para aprimorar a fiscalização dos passageiros, no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, aumentando a segurança aeroportuária e agilizando a vistoria, principalmente em voos internacionais.

O scanner corporal é um equipamento de ultrassom portátil que pode detectar objetos escondidos como armas, drogas e explosivos, inclusive drogas engolidas em cápsulas. 

Dados:

Até o dia 12 de novembro de 2025, foram presas 14 pessoas em flagrante por tráfico internacional de drogas, no Aeroporto de Salvador, sendo apreendidas cerca de 52kg de drogas, entre cocaína, maconha e haxixe.

O número até então já ultrapassa as apreensões de 2024, quando foram apreendidas cerca de 50kg de drogas, com 12 pessoas presas em flagrante.

A principal modalidade de ocultação da droga é ingerida ou inserida na cavidade anal e/ou vaginal. O perfil das mulas (pessoas que recebem dinheiro para levar as drogas) é de mulheres jovens, cis e trans, vulneráveis socialmente.

Leia mais:  PF apreende caminhão com carga ilegal contrabandeada da Argentina

O principal foco é utilizar o novo equipamento como forma de proteção dessas pessoas vulneráveis que são aliciadas pelas organizações de tráfico internacional, pois, no caso de rompimento de uma das cápsulas ingeridas, a chance de sobrevivência é mínima, inclusive porque não existe antídoto imediato para a overdose de cocaína que ocorre em caso de ruptura.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba
@pf.gov.br

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

FICCO/Ilhéus apreende veículo com drogas e arma de fogo na Bahia

Publicado

Itabuna/BA. Nessa quinta-feira (23/4), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus), após compartilhamento de informação, localizou um veículo com restrição de roubo e com drogas, uma arma de fogo e munições.

Ao total, foram encontrados dentro do veículo 15kg de cocaína, 4kg de cocaína tipo exportação, 3kg de crack, um revolver calibre .38 com cinco munições, duas balanças de precisão e embalagens para acondicionar as drogas.

O material apreendido, bem como o veículo, foi encaminhado à autoridade policial competente para adoção das medidas legais cabíveis.

A ação foi realizada com o apoio do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), sediado em Itabuna/BA.

A FICCO/Ilhéus é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pela Polícia Penal da Bahia e pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
E-mail: [email protected]
Contato: (71) 3319-6002

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF deflagra a Operação Pouso Seguro para coibir o funcionamento de rádios clandestinas em São Paulo
Continue lendo

Mais Lidas da Semana