Mato Grosso

Polícia Militar prende dupla de faccionados e recupera caminhonete furtada em Juara

Publicado

¿A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois homens faccionados, de 21 e 18 anos, por furto e tentativa de homicídio, neste sábado (24.1), em Juara. Os suspeitos foram presos em flagrante após tentarem atropelar um policial militar durante uma abordagem na MT-325. A dupla conduzia uma caminhonete furtada, que foi recuperada pela equipe.

Conforme o boletim de ocorrência, os policiais realizavam uma barreira para abordagem de veículos na rodovia e visualizaram uma caminhonete Hilux. Os militares iniciaram a abordagem ao veículo, momento em que o condutor do carro desobedeceu à ordem de parada e tentou atropelar um dos policiais que estavam na barreira, fugindo em seguida.

Diante da situação de perigo, os militares efetuaram disparos de arma de fogo em direção aos pneus da caminhonete para impedir a fuga dos criminosos e iniciaram acompanhamento, que se estendeu por alguns quilômetros, até que os suspeitos pararam o carro e tentaram fugir a pé por uma região de mata, onde foram alcançados e abordados.

Leia mais:  Governo de MT reúne setor produtivo para discutir aplicação prática da reforma tributária

Na revista pessoal aos homens, nada de ilícito foi encontrado. Já na verificação da caminhonete, foi constatado que o veículo estava com registro de furto, registrado na cidade de Vera, na sexta-feira (23).

Os homens também se identificaram como membros de facção criminosa e tinham passagens policiais por tráfico de drogas.

Eles receberam voz de prisão e foram encaminhados à delegacia de Juara para registro da ocorrência e demais procedimentos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia mais:  Proposta do Governo de MT limita até 35% descontos dos consignados e acaba com cobrança de taxas de órgãos públicos

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia mais:  Governo de MT reúne setor produtivo para discutir aplicação prática da reforma tributária

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana