Mato Grosso

Polícia Militar prende homem por tentativa de homicídio em Jaciara

Publicado

Policiais militares do 28º Batalhão prenderam um homem, de 49 anos, por tentativa de homicídio, na madrugada desta terça-feira (24.3), em Jaciara. O suspeito foi detido em flagrante após efetuar um disparo de arma de fogo contra um homem, de 59 anos.

A equipe do 28º BPM foi acionada, via 190, por uma testemunha que denunciou que seu amigo havia sido alvo de um tiro. O denunciante informou ainda que o crime aconteceu na residência dele, em um bairro da cidade.

No local, os policiais confirmaram os fatos e encontraram a vítima no chão, com ferimentos de arma de fogo, no abdômen. Questionado pela PM, ele afirmou não saber quem teria sido o autor do disparo. Em seguida, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada e levou o homem para uma unidade de saúde.

Já a testemunha afirmou que ele seria o alvo dos disparos de arma de fogo, onde a vítima teria sido atingida por engano. O denunciante relatou que o suspeito do crime teria uma rixa com ele e foi até o endereço para lhe matar, fugindo após efetuar o tiro.

Leia mais:  Operação Lei Seca na Avenida Isaac Póvoas termina com 14 prisões de condutores

Diante das informações e características do suspeito repassadas, os policiais seguiram até o endereço do homem e encontraram ele. Ele confirmou ser o suspeito do crime, mas não informou onde a arma utilizada estaria escondida.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Polícia Civil prende em Sinop autor de homicídio de jovem em briga perto de tabacaria de VG

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros abre inscrições para 37ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana