A Polícia Militar de Mato Grosso registrou redução de roubos e furtos no primeiro trimestre deste ano em Cuiabá. Durante as ações de patrulhamento tático e ostensivo, no âmbito do Programa Tolerância Zero, as equipes do 1º Comando Regional da Capital também apreenderam quantidade significativa de armas, recuperaram veículos roubados e prenderam 135 foragidos da Justiça.
Entre os dias 1º de janeiro a 15 de março de 2026, os policiais militares registraram 263 ocorrências de roubo, enquanto no mesmo período, do ano passado, foram contabilizados 318 ações criminosas, resultando na redução de 17%. Já com relação aos furtos, neste ano, os policiais atenderam 2.074 chamados e, em 2025, 2.340 ocorrências, equivalente a uma redução de 11% nos índices criminais.
O comandante do 1º CR, coronel Lima Junior, destacou que esses números se atribuem às importantes ações estratégicas, maior presença dos policiais nas ruas e uso intensivo de inteligência por parte das equipes nas ações de combate à criminalidade.
“O trabalho contínuo das equipes de policiamento tático e ostensivo têm sido fundamentais para desarticular, principalmente, facções criminosas. Os dados refletem o fortalecimento das ações de segurança pública na Capital, com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes patrimoniais”, apontou o coronel Lima Júnior.
De acordo com o comandante do 1º CR, as equipes têm atuado de forma integrada, com abordagens, checagens e monitoramento constante em áreas com maior incidência criminal. As ações incluem, ainda, barreiras policiais, saturação de bairros e resposta rápida às ocorrências, fatores que contribuem para o aumento da sensação de segurança da população.
De acordo com dados apresentados pela unidade, o número de armas de fogo apreendidas aumentou 41%, saltando de 22 armas de fogo para 31 apreendidas no mesmo período, enquanto os veículos recuperados cresceram 14%, aumentando de 58 veículos para 66, contribuindo para a devolução de bens à população.
Os policiais militares efetuaram a prisão de 135 foragidos da Justiça neste ano e contabilizaram aumento de 78% de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), de 206 para 366. Em 2026, também foram realizadas 58 operações policiais em toda a Capital.
“Todas essas ações estão inseridas no âmbito da Operação Tolerância Zero, que tem potencializado a capacidade de resposta da Polícia Militar e ampliado a eficiência das ações em campo. Os resultados são fruto direto da intensificação das operações policiais, com foco em inteligência, saturação de áreas críticas e ações integradas. O cenário reforça uma tendência de queda nos índices criminais em Cuiabá, impulsionada pelo aumento da presença policial e pela eficiência operacional e investimentos do Governo do Estado”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Santa Cruz do Xingu, obteve decisão judicial favorável para a imposição de monitoração eletrônica a um investigado por violência doméstica e familiar contra a mulher.
A medida foi deferida após representação da autoridade policial responsável pela investigação, instaurada para apurar agressões praticadas contra uma mulher no município.
Conforme apurado, a vítima relatou ter sido agredida fisicamente pelo ex-companheiro, sofrendo lesões corporais constatadas por exame pericial. As investigações também apontaram que o suspeito tinha conhecimento da existência de medidas protetivas de urgência deferidas em favor da vítima.
Diante dos fatos apurados, a Polícia Civil representou pela imposição da monitoração eletrônica do investigado, medida que possibilita o acompanhamento de sua localização e a fiscalização do cumprimento das restrições impostas judicialmente, especialmente quanto ao distanciamento da vítima.
A decisão foi fundamentada nas alterações promovidas pela Lei nº 15.125/2025, que incluiu a possibilidade de monitoração eletrônica do agressor como medida de proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar.
Com a medida, é possível reforçar o acompanhamento do cumprimento das determinações judiciais e ampliar a proteção da vítima em casos de descumprimento das restrições impostas ao investigado.
O delegado de polícia Onias Estevam destacou que a Polícia Civil continuará utilizando os instrumentos legais disponíveis para garantir a efetividade das medidas protetivas de urgência e a proteção das vítimas de violência doméstica e familiar.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.