Policial

Polícia Militar reúne 500 militares para debater saúde mental e bem-estar em Cuiabá

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso promoveu um encontro, na manhã desta quarta-feira (21.5), com mais de 500 policiais militares, para tratar sobre saúde mental e bem-estar da tropa, na Igreja Presbiteriana de Cuiabá.

Na ocasião, foram apresentados os serviços da Coordenadoria de Assistência Social (CAS) e Diretoria de Saúde/Ambulatório Central (DSAU) da Polícia Militar, além dos protocolos “Saúde e Bem-Estar” e “Saúde Mental”, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), disponíveis no Portal do Servidor.

A coordenadora-adjunta da CAS, major Luzinete Vilarinho de Souza Lima, destacou a importância da saúde mental para os profissionais das Forças de Segurança do Estado e a integração entre as instituições governamentais.

Além dos serviços já disponíveis por meio do Portal do Servidor, os policiais militares também podem entrar em contato diretamente com a DSAU e solicitar atendimentos para outras especialidades, pelo WhatsApp: (65) 9 8170-0394.

Luzinete explicou que o estresse constante, a exposição a riscos e a necessidade de estar sempre atentos fazem parte do cotidiano de um policial militar e que, em alguns casos, esses desafios culminam em decisões trágicas, como o suicídio.

Leia mais:  Polícia Militar apreende quatro espingardas, munições e prende homem por porte ilegal

“Esses encontros são de extrema importância para orientar os policiais militares sobre os cuidados com a saúde física e, principalmente, mental. Já realizamos constantes trabalhos preventivos voltado para a orientação da tropa no cuidado com o emocional, onde levamos conhecimento, quebramos paradigmas de preconceitos sobre a saúde mental e muitas atividades alusivas. Vamos intensificar esses atendimentos para os 142 municípios”, afirmou a major Luzinete.

O comandante-geral adjunto, coronel André Wilian Dorileo, reforçou que o evento representa mais do que uma simples discussão, mas um compromisso com a vida, a segurança emocional e a qualidade do serviço prestado à sociedade por parte dos policiais militares. A iniciativa é levar a palestra aos policiais militares dos 142 municípios e 15 Comandos Regionais de Mato Grosso.

“Nosso compromisso hoje é fortalecer o entendimento de que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem. Contamos com o apoio multidisciplinar da CAS, DESAU e, agora, com apoio da Seplag, que trabalha de forma integrada para oferecer suporte contínuo e humanizado. Investir na Segurança Pública também é valorizar a saúde física e mental dos agentes”, destacou coronel Dorileo.

O coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, Flávio Jabra, explicou que os protocolos de “Saúde Mental” englobam atendimentos psicossociais, como psicológicos e psiquiátricos. São protocolos padronizados que trazem orientações de prevenção e cuidados em transtornos de depressão, transtornos de ansiedade, vítimas de assédio moral e sexual no trabalho, processo de luto patológico e síndrome de Burnout.

Leia mais:  Foragido da Justiça de Minas Gerais é preso pela Polícia Civil por crime de corrupção ativa

Já o protocolo “Saúde e Bem-Estar” inclui atendimentos com nutricionistas, endocrinologista, ortopedista e educador físico. É um protocolo multidisciplinar de prevenção do sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis que está vinculado ao programa Vida Saudável.

“Seguimos avançando, implementando a telemedicina, em que o servidor vai poder ter acesso a atendimento com especialistas da sua casa, por meio de um aplicativo e sendo acompanhado pelas setoriais de Saúde e Segurança. O servidor é um ser social, cultural e político, que precisa ser ouvido, observado e acolhido em todas as suas dimensões. A saúde mental é um pilar essencial para o funcionamento das políticas públicas, impactando diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou Flávio Jabra.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Polícia Civil conduz quatro pessoas por tráfico e associação criminosa em Juara

Publicado

Polícia Civil conduz quatro pessoas por tráfico e associação criminosa em Juara
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desse sábado (25.04), uma operação para o cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar na cidade de Juara. A ação resultou na condução de quatro pessoas (dois adultos e dois adolescentes) pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.

A equipe cumpriu ordens judiciais da 3ª Vara Criminal da Comarca de Juara. As medidas decorrem de investigações sobre a atuação de uma organização criminosa na região. As diligências tiveram como alvos residências no bairro Porto Seguro. Os investigadores apontam os locais como pontos de armazenamento e comércio de entorpecentes.

A investigação demonstrou que o grupo utilizava os imóveis de forma contígua para facilitar a ocultação dos ilícitos. Durante as buscas, os policiais civis localizaram e apreenderam dezenas de porções de substância análoga à pasta base de cocaína e maconha, além de balanças de precisão, máquinas de cartão, dinheiro em espécie e aparelhos celulares.

Leia mais:  Polícias Civil e Militar prendem foragido por estupro e roubo em ação conjunta em Nova Xavantina

Após as incursões nos endereços, a equipe da Polícia Civil de Juara prendeu, em flagrante, os dois adultos, ambos de 18 anos. Na mesma ação, a equipe apreendeu os adolescentes, os dois de 17 anos.

A equipe encaminhou os suspeitos e os materiais ilícitos à Delegacia de Polícia de Juara para a formalização dos procedimentos cabíveis e colocou o grupo à disposição do Poder Judiciário.

Segundo o Delegado de Polícia Civil, Geremias Ferreira de Oliveira, a operação atinge diretamente a logística e a desarticulação do crime na região. “O cumprimento destes mandados garante a efetividade das decisões judiciais, retira entorpecentes de circulação e reforça o compromisso da Polícia Civil com a responsabilização criminal daqueles que cooptam nossa juventude para o crime”, destacou o delegado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana