A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por familiares de cinco vítimas identificadas e que já foram sepultadas, em cemitérios públicos, para que sejam concluídos os trâmites legais de liberação dos corpos. Todos os óbitos foram registrados em Cuiabá.
Eles foram identificados pela análise das impressões digitais, através do projeto “Lembre de Mim”, desenvolvido pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, que revisa os casos antigos de vítimas não identificadas, aplicando tecnologias atuais e análise papiloscópica.
A Politec já identificou, por meio do projeto, 32 pessoas falecidas entre 2011 e 2024. Trinta delas foram identificadas com auxílio da tecnologia biométrica, e 16 famílias já foram encontradas.
As pesquisas são realizadas com auxílio do sistema biométrico Abis, do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral, e da Polícia Federal, além da colaboração do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil e dos institutos de identificação de outros Estados.
Se a família tiver interesse em transferir o corpo para outro cemitério ou jazigo, ou registrar a declaração de óbito, deve procurar a DMML pelo telefone (65) 98108-0036.
Adimar Costa de Souza nasceu em 23 de maio de 1966, em Brasília (DF), e foi encontrado em óbito dentro de um córrego no bairro Despraiado, em Cuiabá, em abril de 2014.
Darci Rosa de Oliveira nasceu em 31 de janeiro de 1969, em Itaí (SP), sendo encontrado sem vida nos fundos de uma residência, no bairro Alto da Boa Vista, em abril de 2014.
Claudemir Pereira de Oliveira nasceu em 25 de julho de 1976, em Bonito (MS), encontrado em óbito em uma chácara no bairro Coxipó do Ouro.
Mauro Sergio da Silva nasceu em 16 de setembro de 1973, em Rondonópolis (MT), localizado em óbito na rua lateral do Detran em julho de 2020.
Jurandir Graciano nasceu em 26 de agosto de 1966, em Icaraíma (PR), que foi a óbito no Hospital Geral Universitário em abril de 2024 e estava sem documentos.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, neste sábado (9.5), o Mutirão da Cidadania na Escola Estadual Senador Azeredo, em Cuiabá. A ação reuniu moradores da Capital em uma manhã de atendimentos gratuitos e serviços essenciais voltados à garantia de direitos e ao fortalecimento da cidadania.
Durante o mutirão, a população teve acesso à emissão de documentos, orientações sociais, atendimentos de cidadania e serviços do Procon-MT e da Van Rosa.
Foto: Jana Pessôa
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, afirmou que a iniciativa busca aproximar os serviços públicos da população.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços essenciais, levando cidadania, orientação e atendimento humanizado para quem mais precisa. O Mutirão da Cidadania aproxima o Governo do Estado das famílias”, ressaltou.
Robson Marques Vasques, que participou da ação, avaliou o mutirão como uma oportunidade importante para quem necessita dos atendimentos.
“É uma ação muito importante porque reúne vários serviços em um só lugar e facilita a vida de muitas famílias que precisam desse atendimento”, disse.
A jovem Larissa Campos utilizou o serviço de emissão da segunda via da certidão de nascimento e elogiou a agilidade do atendimento.
“Foi um atendimento rápido e muito organizado. Esse tipo de ação ajuda bastante quem precisa resolver a documentação e não consegue durante a semana”, comentou.
As estudantes Maria Júlia Mendes e Any Vitória participaram da programação e aproveitaram a ação para conhecer a Van Rosa do programa SER Família Mulher e os serviços oferecidos à população.
Maria Júlia destacou que a iniciativa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os serviços de proteção às mulheres.
“Foi muito importante conhecer mais sobre o programa e entender como ele ajuda tantas mulheres e famílias. São informações que ajudam a população”, afirmou.
Foto: Setasc
Já Any Vitória ressaltou a relevância dos atendimentos disponibilizados durante o mutirão.
“Essas ações ajudam muitas pessoas que precisam de atendimento e orientação. Achei interessante ver o apoio oferecido às mulheres que precisam de amparo”, comentou.
Foto: Setasc
No decorrer do mês, a Setasc irá divulgar novas edições do Mutirão da Cidadania para ampliar os atendimentos em outras comunidades de Cuiabá e municípios de Mato Grosso.
Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.