Cuiabá

Prefeito anuncia novos nomes para as secretarias de Saúde e Planejamento Estratégico

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou mudanças no primeiro escalão da administração municipal com a definição de novos nomes para as secretarias de Saúde e Planejamento Estratégico. As alterações ocorrem em meio à reorganização administrativa motivada pelo calendário eleitoral de 2026.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito confirmou a nomeação do enfermeiro Odair Mendonça, servidor de carreira da Prefeitura de Cuiabá e atual secretário-adjunto de Atenção Secundária. A oficialização da mudança está prevista para o próximo dia 31 de março.

Odair é profissional da rede pública municipal, com atuação direta na gestão e no funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ao longo da carreira, participou da organização dos serviços de média complexidade e da gestão de unidades estratégicas da rede de urgência e emergência da capital.

Já a Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico terá como novo titular Rafael Iacovacci, que assume a função após a saída de Murilo Bianchini. Advogado, ele passará a integrar a equipe responsável pelo acompanhamento de projetos estratégicos, planejamento de metas e articulação das políticas públicas da gestão municipal.

Leia mais:  Município de Cuiabá manifesta pesar pela morte do médico Kamil Fares

No caso da Secretaria Municipal de Educação, a definição do novo titular ainda está em avaliação. Segundo o prefeito, a escolha deverá priorizar um perfil técnico e alguém que já atue dentro da própria estrutura da secretaria, garantindo continuidade aos programas e projetos em andamento.

A orientação da gestão é manter a linha de trabalho já desenvolvida pela equipe da pasta, preservando o andamento das políticas educacionais implementadas nos últimos meses.

As mudanças fazem parte do processo de reorganização administrativa da Prefeitura de Cuiabá diante do novo cenário político que se aproxima com as eleições de 2026.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Abilio participa da abertura da eleição da AMM e destaca importância da entidade para os municípios

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou na manhã desta quarta-feira (16) da abertura da votação para escolha da nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O processo eleitoral ocorre na sede da entidade, em Cuiabá, e definirá a composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o mandato de 2027 a 2029.

Abilio esteve no local acompanhado do secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, e ressaltou a relação de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a AMM. Segundo o prefeito, a participação na entidade tem contribuído para ampliar o acesso do município a projetos, atividades e ações voltadas às administrações municipais.

“A AMM tem sido muito parceira do município de Cuiabá. Há muito tempo o município não participava diretamente da AMM e, depois que a gente assumiu, ficou mais participativo. A AMM tem sido recíproca a essa participação. A gente tem recebido projetos, participado de outras atividades, e isso é uma forma de gratidão à nossa presença aqui”, afirmou Abilio.

O prefeito também destacou a importância da participação dos gestores municipais no processo eleitoral e disse que decidiu comparecer à votação como forma de demonstrar confiança na instituição.

Leia mais:  Município de Cuiabá manifesta pesar pela morte do médico Kamil Fares

“Todo esse período que a AMM nos ajudou, a gente veio aqui retribuir essa confiança e colocar o nosso voto de confiança nesse momento importante da participação”, acrescentou.

A eleição ocorre de forma presencial, direta e secreta. Cada município filiado à AMM tem direito a um voto, que deve ser exercido pessoalmente pelo prefeito em efetivo exercício do mandato. Não são permitidos votos por procuração ou cumulativos.

A disputa tem chapa única, encabeçada pelo atual presidente da entidade, Hemerson Lourenço Máximo, o Maninho. A composição foi registrada para comandar a AMM no triênio 2027-2029.

A votação segue até as 17h desta quarta-feira (16), ou até que todos os municípios habilitados tenham exercido o direito ao voto. A apuração será realizada logo após o encerramento, com a proclamação do resultado no mesmo dia. A posse da nova diretoria está prevista para janeiro de 2027.

Sobre a formação de uma única chapa, Abilio avaliou que o processo resultou em uma composição entre os grupos que disputavam espaço na entidade.

“Acredito que, a partir do momento em que um candidato assumiu publicamente a maioria, os outros candidatos acabaram optando por fazer uma composição. Houve uma mediação para evitar um desgaste, um conflito, e tornar um único candidato o vencedor desse processo”, explicou.

Leia mais:  Câmara Municipal de Cuiabá retoma sessões ordinárias nesta terça-feira (03)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana