Sorriso

Prefeito destaca potencialidades e desafios de Sorriso no LIDE Mato Grosso

Publicado

Evento reúne gestores de todo o estado para debater o desenvolvimento socioeconômico dos municípios

Reunir e conectar lideranças para fomentar negócios e legados, contribuindo para o fortalecimento da livre iniciativa e o desenvolvimento socioeconômico das nações. Essa é a missão do Fórum de Economia e Desenvolvimento Institucional LIDE Mato Grosso que segue durante toda esta terça-feira no Centro de Eventos Fatec/Senai em Cuiabá.

E para apresentar um pouco mais de Sorriso o prefeito Alei Fernandes participou do painel que debateu o “Desenvolvimento Regional e para onde caminhamos”. Além do prefeito sorrisensse o painel contou com a participação do senador Carlos Fávaro, do deputado estadual Wilson Santos, do prefeito de Sinop Roberto Dorner e do jornalista Igor Taques.

No evento, Alei salientou a transformação de Sorriso e de todos os municípios situados no eixo da BR-163. “Uma transformação que passa pelo agronegócio e também pela agregação de valor a tudo o que é produzido com a etapa da industrialização”, diz.

Alei destaca que hoje Sorriso vive uma nova realidade pontuada pelo próprio avanço tecnológico. “Sorriso produz 600 mil hectares de soja e algodão na primeira safra e já temos o entendimento de que há uma segunda safra – não mais a safrinha; em que esses 600 mil hectares são cultivados com milho dentre outras commodities; não só Sorriso passou por essa transformação produtiva, mas os nossos vizinhos como Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, dentre outros municípios da região”.

Leia mais:  Palestra convida estudantes a refletirem sobre liberdade e responsabilidade

O gestor pontua que a grande produtividade atrai visibilidade. “É natural que o crescimento atraia tanto investidores como pessoas buscando uma oportunidade de trabalho e precisamos avançar em políticas públicas para todos os nossos cidadãos; temos consciência de que 33% da nossa população concentra um alto poder aquisitivo e a nossa missão é administrar para 100% da população”, detalha. Um dos avanços sociais citados pelo prefeito é a parceria com a Maternidade Amor de Mãe em que em menos de oito meses contabilizou a realização de 500 partos. O prefeito destacou que avançar em áreas como saúde, educação, políticas sociais voltadas para as mulheres e para as famílias são desafios trabalhados diariamente pela Administração.

Alei também abordou a importância dos avanços em relação à infraestrutura do médio norte e do norte de Mato Grosso. Para o gestor, as ferrovias irão marcar um período de grande avanço para o estado todo. A reestruturação do Aeroporto Regional Adolino Bedin de Sorriso e ampliação do Aeroporto João Figueiredo de Sinop, também são pontos vistos com entusiasmo pelo prefeito. “A logística de acesso é essencial para fortalecermos o crescimento de toda a região”.

O sorrisense lembrou ainda dos destaques econômicos e feiras regionais como o Show Safra de Lucas do Rio Verde e a Norte Show de Sinop “que mostram muito da tecnologia aplicada na nossa região”. Momento em que aproveitou para convidar os participantes do Lide a prestigiar GAFFFF (Global Agribusiness, Food, Festival & Forum) que será realizado em Sorriso em julho em uma parceria inédita entre a DATAGRO e a PBR Brazil, um evento que promete unir o agronegócio de ponta a entretenimento, gastronomia e cultura. O GAFFFF Festival promete transformar Sorriso, a Nacional do Agronegócio, no cenário internacional de sustentabilidade e inovação. “Estão todos convidados a viver esse momento com a nossa cidade”, disse.

Leia mais:  Prefeitura reforça mobilização para combater arboviroses

Além de Alei, a primeira-dama e secretária da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo de Sorriso (Semdet), Cristiane Santos, participam do evento em Cuiabá. Empresários locais também estão na capital do estado para acompanhar o Fórum.

Promovido pelo LIDE Mato Grosso em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o fórum trabalha como tema central a discussão sobre “Crescimento sustentável depende de instituições sólidas”. Conforme a organização do evento, a programação reúne nomes de destaque do cenário nacional, como o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, o senador Hamilton Mourão e o senador Carlos Fávaro, além de outras lideranças políticas e do setor produtivo.

O evento, pontua a ALMT, inclui debates sobre o cenário macroeconômico brasileiro, estabilidade institucional, ambiente de negócios, oportunidades de investimento e crédito, além do protagonismo de Mato Grosso na economia nacional e sua inserção no contexto global. A proposta é fomentar um diálogo qualificado entre os setores público e privado, com foco no fortalecimento das instituições.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos

Publicado

Parceria da população é fundamental para manter a limpeza urbana

Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.

Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.

Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.

Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.

Leia mais:  Creas e Caps fazem abordagem social a pessoas em situação de rua

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Leia mais:  Sorriso articula projetos federais para fortalecer atendimento às mulheres

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana