Cuiabá

Prefeito e vice-governador anunciam parcerias na infraestrutura diversas áreas na capital

Publicado

O governador em exercício, Otaviano Pivetta, esteve reunido na noite desta quarta-feira (27) com o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, na Prefeitura de Cuiabá. O encontro, que também contou com a participação do secretário de Gestão, Ananias Filho, resultou em uma série de entendimentos sobre investimentos e parcerias estratégicas entre Estado e Município.

Durante a reunião, Abilio destacou três pontos centrais tratados com o governo estadual. O primeiro é a destinação de uma área no bairro Dom Aquino, onde funcionava uma antiga escola, que será repassada ao município para implantação de um espaço de esporte e lazer. O segundo é a construção de um complexo de atendimento para pessoas autistas e neurodivergentes, em parceria com a Escola Nilo Póvoas. Por fim, o prefeito anunciou que está em andamento a negociação com o governo estadual para garantir R$ 6 milhões destinados ao Centro Médico Infantil, recurso que se somará ao apoio já sinalizado pela Assembleia Legislativa.

“Nós falamos em três pontos para nosso município. Um deles é essa área no Dom Aquino, que deve virar um espaço de lazer e esporte. O outro é o complexo voltado às pessoas autistas e neurodivergentes, e por fim, a boa notícia de que estamos encaminhando com o governo mais seis milhões de reais para o Hospital Infantil”, afirmou o prefeito.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá leva orientações sobre bem-estar animal e adoção responsável neste fim de semana

Pivetta reforçou a disposição do Estado em trabalhar em conjunto com Cuiabá, destacando que o governador Mauro Mendes já autorizou uma série de projetos de infraestrutura. “Sempre uma honra vir aqui pra ouvir o prefeito. O Estado tem grandes planos pra Cuiabá junto com a Prefeitura. Estamos de mãos dadas pra fazer um bom serviço público e construir as obras que a cidade precisa”, disse.

Ele acrescentou que, além dos investimentos em saúde e áreas sociais, há projetos de revitalização de ruas e construção de viadutos no Círculo Militar e na região da Mãe Bonifácia, que devem ser licitados em breve. “Nós somos parceiros, torcemos por Cuiabá. O Mauro foi prefeito aqui, entende as necessidades da capital, e o Estado vai estar ao lado do Abilio em todas as iniciativas que forem para melhorar a vida do cuiabano”, completou Pivetta.

Com os acordos firmados, a expectativa é de que as obras e ações anunciadas avancem já nos próximos meses, consolidando uma agenda de cooperação entre Prefeitura e Governo do Estado.

Leia mais:  O terremoto de Lisboa de 1755: a Vila de Cuiabá auxilia a reconstrução da capital do Império

#PraCegoVer

A imagem principal mostra o prefeito Abilio ao lado do governador em exercício, Otaviano Pivetta e o secretário de gestão do município Ananias Filho. Todos posam para uma foto oficial no gabinete do chefe do Executivo municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

publicidade

Cuiabá

Cuiabá sanciona leis da Semana da Saúde da Mulher e nomeação de ginásio no Paiaguás

Publicado

Duas novas leis sancionadas em Cuiabá nessa segunda-feira (28) estabelecem medidas de interesse público em áreas distintas: a criação da Semana Municipal da Saúde Integral da Mulher, realizada anualmente na semana do dia 8 de março, e a denominação de “Rainerio Gabriel Rohling” para o ginásio poliesportivo localizado no bairro Residencial Paiaguás.

A Lei nº 7.650, de autoria do vereador Ranalli, institui a Semana Municipal da Saúde Integral da Mulher no calendário do município. A iniciativa terá caráter educativo, informativo e de conscientização social, com ações voltadas à promoção da saúde feminina.

A programação deverá abordar temas relacionados à prevenção de doenças e à promoção da saúde, além de ampliar o acesso a informações sobre saúde física, mental, sexual e reprodutiva. A legislação também prevê o incentivo a ações de enfrentamento à violência contra a mulher e à discussão de políticas públicas destinadas à saúde feminina.

A semana será realizada anualmente na semana do dia 8 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Durante o período, o Poder Público poderá desenvolver, em parceria com instituições públicas e privadas, campanhas de conscientização, palestras, seminários e outras atividades relacionadas aos objetivos previstos na lei.

Leia mais:  Feira Emprega Transporte 2025 oferece mais de 2 mil vagas com contratação imediata em Cuiabá

A segunda medida é estabelecida pela Lei nº 7.651, também sancionada em 28 de setembro de 2026. De autoria do vereador T. Coronel Dias, a norma denomina de “Rainerio Gabriel Rohling” o ginásio poliesportivo localizado no bairro Residencial Paiaguás.

Com a nova denominação, o Poder Executivo Municipal deverá providenciar, por meio da secretaria responsável, a instalação de placas indicativas no local. A medida formaliza a identificação do equipamento público e orienta a adequação da sinalização do espaço.

As duas leis, sancionadas pelo prefeito Abilio Brunini, entram em vigor a partir da data de publicação e passam a integrar a legislação municipal de Cuiabá. Enquanto uma estabelece uma agenda anual de ações de informação e conscientização em saúde, a outra regulamenta a denominação de um equipamento esportivo do município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana