Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro agradece visita da ministra das Mulheres e vê Cuiabá como referência no combate à violência de gênero

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhou nesta segunda-feira (15) a visita técnica realizada pela ministra das Mulheres do Governo Federal, Cida Gonçalves, ao terreno em que será construído a nova Casa da Mulher Brasileira na capital mato-grossense.

O espaço terá 3.670 m² de área construída e será uma unidade do Tipo I, com investimentos oriundos de cooperação técnica entre Prefeitura de Cuiabá, Ministério da Justiça e das Mulheres. Durante a visita técnica, o prefeito Emanuel agradeceu a presença da ministra e citou a luta diária da primeira-dama Márcia Pinheiro e do deputado Emanuelzinho contra a violência de gênero.  

“É ilustre a presença da ministra das Mulheres, que veio a Cuiabá atendendo a um convite da Assembleia Legislativa e da primeira-dama Márcia Pinheiro para fazer uma visita técnica na área ao lado do HMC, onde será construída a Casa da Mulher Brasileira, uma luta do presidente Lula, da ministra Cida Gonçalves, uma luta da primeira-dama Márcia Pinheiro, uma luta do deputado federal Emanuelzinho, uma luta e um ideal da gestão Emanuel Pinheiro, de promover e de incentivar e apoiar todas as políticas públicas que digam não à violência contra a mulher, que digam não ao feminicídio e que digam sim ao programa do Governo Federal Mulher Viver Sem Violência”, afirmou o prefeito. 

Leia mais:  Museu da Imagem e do Som de Cuiabá abriga exposição itinerante "A festa tradicional de São Benedito" a partir desta quinta-feira (13)

A nova obra a ser realizada substituirá o antigo projeto da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá, cuja construção foi anunciada em 2021, e se transformará no Centro de Referência para a Mulher.

“O nosso grande comprometimento é de avançar nas políticas públicas e plantar várias sementes para que Cuiabá seja reconhecida nacionalmente e internacionalmente como referência de políticas públicas em defesa da mulher”, disse o prefeito.

O prefeito de Cuiabá elogiou o trabalho da ministra Cida Gonçalves em defesa dos direitos das mulheres e por acreditarem em Cuiabá como capital que pode se tornar referência de combate ao feminicídio. Emanuel lembrou que desde o início da gestão a preocupação do atual presidente foi de adotar políticas públicas visando gerar índices deste tipo de crime no país.

 “O feminicídio zero começa primeiro na conscientização da sociedade, dizendo não ao feminicídio, a ministra contou aqui que o presidente Lula deu como tarefa a ela taxa 0 de feminicídio no Brasil, nós não podemos aceitar que em pleno século XXI os índices atuais de feminicídio que existem no Brasil”, completou o prefeito.

Leia mais:  Prefeitura apresenta ações para saúde bucal em audiência pública na Câmara

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Sociedade Brasileira de Cardiologia atende 170 pessoas em ação no Museu do Rio

Publicado

Com 170 atendimentos gratuitos em saúde cardíaca, o Museu do Rio virou referência de cidadania e promoção da saúde durante ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado no sábado (26), a iniciativa ofereceu consultas médicas e orientação ao público, reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção de doenças silenciosas.

Além dos atendimentos médicos, o Museu do Rio, que é o local onde está instalado o Aquário Municipal, que tem entrada gratuita desde a gestão do prefeito Abilio Brunini, registrou a visita de 2.251 pessoas, entre moradores de diversos municípios de Mato Grosso e turistas da Argentina.

Presente no evento, o prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de aproximar a saúde da população, inclusive participando da aferição de sua própria pressão arterial, já que é hipertenso.
“Estamos democratizando o acesso à saúde preventiva, trazendo ações gratuitas e de qualidade para a população. A hipertensão é uma doença silenciosa e cuidar da prevenção é salvar vidas. Vamos ampliar essas parcerias para levar ainda mais saúde a quem precisa”, afirmou o prefeito.

Leia mais:  Reunião na Secretaria Municipal de Saúde abordou melhorias nos processos de pagamento

O evento contou com a atuação de dez médicos cardiologistas, entre eles Danilo O. Arruda Junior, Marcos Vinicius, Jose Silveira Lage, Angelica Moya, Nathalia Camarão, Cristina Gama, Ana Luisa Guerra, Kamilla Morbeck, Michelle Birtche e Pedro Alexandre. A iniciativa também recebeu apoio da Sonicardio e do Hospital Geral.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, novas ações de promoção à saúde já estão sendo planejadas para acontecer em espaços públicos da capital, em alinhamento com a proposta de governo de Abilio Brunini.
“Projetos como este mostram que o turismo e a saúde podem caminhar juntos, valorizando nossos espaços culturais e levando serviços essenciais à população”, pontuou.

O secretário adjunto de Turismo, Gustavo Vandoni, destacou a receptividade do público e a importância da ação.
“A população participou de forma ativa, buscando orientações, tirando dúvidas e realizando seus exames. Tivemos uma equipe médica altamente qualificada que garantiu o atendimento de excelência do começo ao fim”, disse.

Participaram do evento moradores de Cuiabá, Várzea Grande e de cidades como Tangará da Serra, Rondonópolis, Jangada, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Campo Verde e Sorriso, além de visitantes do estado de São Paulo.

Leia mais:  Museu da Imagem e do Som de Cuiabá abriga exposição itinerante "A festa tradicional de São Benedito" a partir desta quinta-feira (13)

#PraCegoVer

A imagem que ilustra o texto mostra as pessoas recebendo o atendimento dos médicos cardiologistas. O atendimento é individual, e são 10 profissionais na ação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana