Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro convida para o lançamento do mês ‘Maio Amarelo’, que acontece nesta segunda-feira, dia 6

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, convidam para o lançamento da programação alusiva ao ‘Maio Amarelo’, que ocorrerá nesta segunda-feira, dia 6 de maio, a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O evento tem como principal objetivo chamar a atenção para os cuidados e prevenção aos acidentes de trânsito e será realizado em diferentes locais ao longo do mês pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O Maio Amarelo, iniciativa mundial para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, chega à sua 11ª edição em 2024 com o tema central: “Paz no trânsito começa por você”. A campanha é um convite à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos.

“Cada um de nós tem o poder de fazer a diferença para um trânsito mais seguro e tranquilo. É crucial adotar atitudes conscientes e responsáveis ao dirigir para salvar vidas. Respeitar as leis de trânsito, conduzir com cautela, evitar distrações ao volante, usar cinto de segurança e capacete, e nunca dirigir sob o efeito de álcool ou drogas são passos essenciais nesse sentido. Por isso, nós, como poder público, temos o dever de acompanhar uma campanha que acontece em nível nacional e tem como propósito salvar vidas”, afirmou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Sindicalista pede aprovação da alteração na lei da gestão democrática nas escolas

“Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz parece fácil. Mas ambas as ações se tornaram muito difíceis nos dias de hoje. Falar e escrever sobre paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará em breve”, elucidou a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Durante o mês de maio, a Prefeitura será iluminada na cor amarela em alusão ao Maio Amarelo, além de contar com um laço inflável do movimento em pontos estratégicos da cidade. “Estaremos indo a diversas empresas privadas, alertando os empresários e suas equipes sobre práticas que evitam acidentes de trânsito, principais transgressões ao Código de Trânsito Brasileiro e suas consequências. Nosso objetivo é agir preventivamente, gerando a cultura do respeito mútuo entre todos”, acrescentou Luciana.

“No dia 07 (terça-feira), o evento acontecerá na sede da Empresa Águas Cuiabá, a partir das 07h30, com uma palestra sobre ‘Maio Amarelo’.

Na quarta-feira (08), durante o pedal da Semob, os participantes farão uma movimentação alusiva ao tema com ponto de concentração na Orla do Porto II, a partir das 19h30. Também no dia 08, a programação será no período da tarde, a partir das 14h, no auditório do Hotel Sesc Porto Cercado.

Leia mais:  Vereador Kássio Coelho convida presidente da Fecomércio-MT para apresentar ações na Câmara de Cuiabá

Os profissionais do Instituto Médico de Diagnóstico por Imagens (IMEDI) receberão os servidores da Semob com uma palestra sobre ‘Maio Amarelo’ no dia 09 (sexta-feira), no auditório da unidade, a partir das 9 horas.

No sábado (10), será a vez dos profissionais do Hospital Amecor, com o mesmo tema, a partir das 10h.

A programação ocorrerá durante todo o mês de maio, e as atividades semanais serão amplamente divulgadas.

Serviço:

O que: Lançamento ‘Maio Amarelo’

Quando: 06/05/2024 (segunda-feira)

Horário: 9 horas

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia mais:  Sindicalista pede aprovação da alteração na lei da gestão democrática nas escolas

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana