Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega nova sede da Casa dos Conselhos da Educação

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta quinta-feira (14), às 9 horas, a nova sede da Casa dos Conselhos da Educação. A requalificação foi realizada 100% com recursos do município e abrigará o Conselho Municipal de Educação (CME), o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

A obra foi realizada em duas etapas: a primeira, referente ao Arquivo da Secretaria Municipal de Educação, de dezembro de 2022 a junho de 2023, e a segunda, de dezembro de 2023 a novembro de 2024. Esse intervalo foi necessário para que houvesse a mudança do arquivo para um novo espaço.

Com a requalificação, a nova sede receberá novas atividades, com a modernização das instalações elétricas e hidráulicas, além da implantação de rede lógica.

A obra incluiu a substituição de portas e janelas internas por estruturas de alumínio. Também foram trocados os forros de madeira por forros de PVC, e o telhado ganhou estrutura metálica e telhas isotérmicas com a retirada do madeiramento e das telhas antigas.

Leia mais:  Cuiabá fortalece ações conjuntas para enfrentamento da esporotricose

O espaço recebeu novos banheiros para pessoas com deficiência e rampa de acesso na entrada principal, melhorando a acessibilidade ao local.

Nas antigas paredes do prédio, foi realizado um tratamento para receber a nova pintura, e o layout foi readequado conforme as necessidades dos Conselhos.

A fachada do prédio ganhou uma nova proposta, em harmonia com o uso do espaço.

A Casa dos Conselhos ganhou novos espaços para recepção, protocolo, auditório com capacidade para 80 pessoas, copa, plenário, salas das Câmaras e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), área de serviço, salão de arquivamento e salas administrativas e das presidências dos Conselhos.

O projeto atende às normas de acessibilidade. O novo paisagismo foi executado nos pequenos jardins existentes, e o novo layout preservou as características originais do prédio. Todos os ambientes foram climatizados.

SERVIÇO

Assunto: entrega da nova sede da Casa dos Conselhos da Educação

Data: quinta-feira, 14/11

Horário: 9h

Endereço: Rua Manoel Cavalcante Proença, S/Nº, bairro Goiabeiras

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia mais:  Sine Cuiabá tem três vagas para social mídia e outras 484 oportunidades

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Com apoio da Prefeitura de Cuiabá, Grupo Flor Serrana lança primeiro álbum

Publicado

A valorização da cultura popular cuiabana ganhou um importante reforço com o lançamento do álbum “Flor Serrana – As Tradições da Serra Abaixo”, primeiro trabalho fonográfico do Grupo Flor Serrana. O projeto foi viabilizado por meio do Edital Gambira Cultural – Múltiplas Linguagens, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, executados pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Com 19 faixas, o álbum registra pela primeira vez em formato de áudio o repertório que acompanha as apresentações do grupo desde sua fundação, reunindo canções que preservam a memória, a religiosidade e a identidade das comunidades rurais da Serra Abaixo e da Baixada Cuiabana. Lançado nesta sexta-feira (7), o trabalho já está disponível nas plataformas Spotify e YouTube, ampliando o acesso do público a um patrimônio cultural que, até então, era transmitido principalmente por meio da tradição oral.

O investimento da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação do patrimônio cultural imaterial, incentivando artistas, grupos e mestres da cultura popular a registrarem e difundirem suas produções para as novas gerações.

Fundado em 2012 por Helena Maria e Nezinho, o Grupo Flor Serrana surgiu a partir das tradicionais Festas de Santo realizadas nas comunidades rurais de Cuiabá, transformando essas vivências em um trabalho permanente de valorização do siriri e do cururu. Ao longo de mais de uma década, o coletivo consolidou-se como um dos principais representantes da cultura popular mato-grossense.

Leia mais:  Michelle Bolsonaro visita Cuiabá e apoia criação de Centro de Referência para Autistas

O repertório reúne composições autorais e adaptações de músicas tradicionais assinadas por Nezinho (Almindo Reis de Oliveira), Jorginho (Jorge Manoel Aguiar), Jhordan Costa, Eduardo Andrade, Adelino Costa, Leocádio Silva e Vinicius Gonçalves, além de obras de domínio popular preservadas pela tradição oral. As canções também evidenciam a devoção aos padroeiros Santo Antônio, São Gonçalo e Nossa Senhora Aparecida, elementos que fazem parte da identidade cultural das comunidades onde o grupo nasceu.

Para a dançarina e coreógrafa Kamily Amorim, o álbum representa um importante instrumento de preservação da cultura popular.

“Mais do que um lançamento musical, o álbum representa um importante registro do patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso. Em um contexto em que grande parte do repertório tradicional permanece apenas na memória dos grupos e de seus mestres, a gravação contribui para a preservação dessas canções e amplia seu acesso para novas gerações e públicos de diferentes regiões do país.”

A produção musical foi realizada pelo Home Studio Alcimar e Thomas do Rasqueado, responsável pela gravação, mixagem e masterização, mantendo a sonoridade característica do siriri tradicional e valorizando instrumentos como a viola de cocho, o ganzá e o mocho.

Incentivo à cultura

O álbum demonstra a importância das políticas públicas de incentivo à cultura desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá. Por meio da Lei Paulo Gustavo, a Secretaria Municipal de Cultura tem possibilitado que artistas e coletivos registrem e difundam produções que preservam a identidade cultural cuiabana e mato-grossense.

Leia mais:  Defesa Civil entrega colchões e cestas básicas para famílias atingidas por temporal

Além da produção musical, o projeto também valoriza a identidade visual. A capa do álbum, assinada pela artista Tamii, retrata elementos característicos da Serra Abaixo, como a estrada de chão, as serras, o pôr do sol da Baixada Cuiabana e os dançarinos de siriri, traduzindo visualmente a relação entre música, território e pertencimento.

Cultura cuiabana ganha novos espaços

Reconhecido por participações em importantes eventos, como o Festival de Siriri e Cururu de Cuiabá, FIT Pantanal, Festival Vambora, Festival Velha Joana e Sesc Celebra Cuiabá, além de festivais nacionais em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o Grupo Flor Serrana inicia uma nova etapa de sua trajetória com o lançamento do álbum.

Entre os dias 20 e 28 de setembro, o grupo representará Mato Grosso no 1º Festival Folclórico Internacional de Maceió, levando ao público nacional e internacional a tradição do siriri das comunidades rurais da Baixada Cuiabana.

Para celebrar o lançamento, o grupo realizará, no dia 5 de setembro, uma festa com apresentações culturais e shows de artistas regionais. O evento também terá caráter beneficente para arrecadar recursos destinados à participação da delegação no festival internacional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana