Cuiabá

Prefeito envia à Câmara projeto que extingue Arsec e cria novos conselhos

Publicado

O prefeito Abilio Brunini protocolou nesta sexta-feira (7) na Câmara Municipal um projeto de lei complementar que propõe a extinção da Arsec (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá) no prazo de 90 dias.

Esse prazo passará a ser contado a partir da publicação da sanção da lei, que depende primeiramente da aprovação dos parlamentares, na Gazeta Municipal.

Para substituí-la, serão criados quatro conselhos setoriais de regulamentação vinculados as secretarias municipais relacionadas aos seus respectivos temas.

Uma das justificativas é conferir mais eficiência e especialidade na gestão e fiscalização dos serviços públicos delegados em Cuiabá.

O projeto de lei complementar propõe a criação dos seguintes conselhos setoriais de regulação: Prestadores de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento; Prestadores de Serviços de Transporte Coletivo Público, vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; Prestadores de Serviços de Manejo, Tratamento e destinação final de resíduos sólidos, vinculado à Secretaria Municipal de Obras Públicas; Regulação dos Prestadores de Serviços de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Leia mais:  Sine Municipal de Cuiabá passa a funcionar em novo endereço

Os conselhos setoriais de regulação serão compostos por representantes indicados pela Prefeitura de Cuiabá, Câmara Municipal, entidades representativas e também pelos prestadores e usuários dos serviços públicos.

A atuação deverá ser pautada pelos princípios constitucionais da administração pública de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. E, também, pela participação social, sustentabilidade, continuidade do serviço público e pela moderação tarifária, apenas reajustando as tarifas a partir da viabilidade econômica e acessibilidade aos usuários do serviço público.

Cada conselho setorial de regulação ainda deverá se pautar em proteger usuários do abuso de poder econômico que vise à dominação dos mercados, a eliminação da concorrência e o aumento arbitrário dos lucros.

O projeto de lei complementar prevê, ainda, que os membros dos conselhos setoriais de regulação serão definidos e nomeados por decreto do poder Executivo, do qual disciplinará as regras de composição, o tempo de mandato e as formas de atuação de cada conselho.

#ParaCegoVer

A imagem que ilustra essa matéria mostra o prefeito Abilio Brunini de terno azul, em discurso no plenário da Câmara Municipal. Atrás dele há bandeiras de Mato Grosso, do Brasil e de Cuiabá.

Leia mais:  Nota Cuiabana tem primeiro sorteio de 2026 nesta terça (7)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Defesa Civil alerta para possibilidade de tempestades em Cuiabá nesta segunda-feira

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, alerta a população para a possibilidade de tempestades e chuvas intensas nesta segunda-feira (21). O aviso aponta para ocorrência de chuva de até 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, acompanhada de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

O alerta permanece válido até as 23h59 desta segunda-feira. Para a capital, a orientação é que a população fique atenta às condições climáticas e adote medidas de segurança durante possíveis temporais.

Entre os principais riscos estão a queda de galhos e árvores, alagamentos pontuais, descargas elétricas e danos provocados pela força dos ventos. Durante a ocorrência de tempestades, a recomendação é procurar um local seguro e evitar permanecer em áreas abertas ou próximas a árvores.

A Defesa Civil também orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda e outras estruturas que possam oferecer risco.

Leia mais:  Contadores de Cuiabá participam da 32º Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios

Outra orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de alagamentos, a população deve evitar áreas de risco e não tentar atravessar locais com correnteza.

A Defesa Civil acompanha as condições meteorológicas e orienta a população a permanecer atenta aos avisos oficiais. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193, e a Defesa Civil, pelo 199.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana