Cuiabá

Prefeito palestra no fórum internacional de cidades em Dubai

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participa nesta terça-feira (28) como palestrante convidado no Fórum de Prefeitos da 15ª Cúpula de Cidades da Ásia-Pacífico (2025 APCS), realizado na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento reúne lideranças de mais de 350 cidades de todo o mundo para discutir o futuro da governança urbana, inovação tecnológica e sustentabilidade. O tema da apresentação será: ‘Destaque Urbano das Cidades Brasileiras’ (Urban Spotlight of the Brazilian Cities).

Único representante do Estado de Mato Grosso entre os 15 gestores brasileiros convidados com despesas custeadas pelo governo dos Emirados, Brunini integrará os painéis de debate sobre liderança urbana, desenvolvimento econômico e transformação digital, que fazem parte da programação oficial do encontro. O fórum é promovido pelo Instituto Milken, referência internacional em políticas públicas e mercados globais.

A programação tem início às 14h (horário local) com a cerimônia de abertura e a foto oficial dos prefeitos. Em seguida, as discussões serão conduzidas por Curtis S. Chin, presidente do Conselho de Fellows do Milken Institute, com apresentações de especialistas e gestores de várias partes do mundo. Entre os palestrantes estão Younus Al Nasser (Digital Dubai), Harpreet Kaur Babla (prefeita de Chandigarh, Índia), Adrian Schrinner (prefeito de Brisbane, Austrália), e Jakub Mazur (vice-prefeito de Wroclaw, Polônia).

Leia mais:  Mutirão Fiscal entra na reta final e termina nesta sexta-feira

Brunini também participa de encontros bilaterais com prefeitos de diferentes países e representantes de organismos internacionais, com foco em atração de investimentos, cooperação técnica e políticas de inovação urbana. Segundo ele, o objetivo é posicionar Cuiabá entre as cidades emergentes que buscam soluções modernas e sustentáveis para seus desafios urbanos.

“Estar em Dubai representando Cuiabá é uma oportunidade de aprendizado e de projeção internacional. Vamos apresentar o que a capital tem feito em inovação e buscar novas parcerias que gerem resultados concretos para nossa população”, afirmou o prefeito.

A presença de Abilio Brunini no evento reforça o compromisso da gestão municipal em internacionalizar Cuiabá, ampliando o diálogo com líderes e instituições que pensam o futuro das cidades sob a ótica da sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento humano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cuiabá conquista bronze na Copa Brasil de Futsal de Surdos com apoio da Prefeitura

Publicado

Cuiabá garantiu o terceiro lugar na Copa Brasil de Futsal de Surdos, realizada em Vitória (ES), entre os dias 5 e 7 de setembro. Representada pela Associação de Surdos de Cuiabá, a equipe levou o nome de Mato Grosso à competição nacional, com apoio da Prefeitura Municipal, reforçando o compromisso de ampliar oportunidades e incentivar a participação de pessoas com deficiência no esporte.

O secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, acompanhou de perto a participação dos atletas em Vitória e destacou a importância do resultado para o esporte e para as políticas de inclusão no município.

“Estou muito feliz por termos conseguido o terceiro lugar. É a primeira vez na história que conquistamos esse resultado. Vim acompanhar de perto a equipe de Cuiabá e agradeço o apoio dos vereadores que destinaram emendas e que têm apoiado as pessoas com deficiência do município”, afirmou Andrico.

Para o secretário-adjunto, a participação da equipe reforça o papel do esporte como instrumento de inclusão e oportunidade. Segundo ele, a Secretaria de Inclusão tem trabalhado para ampliar a presença das pessoas com deficiência nos diferentes espaços da sociedade, inclusive no esporte de alto rendimento.

Leia mais:  Prefeitura entrega reforma e ampliação da USF Ribeirão da Ponte nesta quinta-feira (21)

“Inclusão também é criar oportunidades, garantir acesso ao esporte e apoiar nossos atletas para que possam representar Cuiabá e Mato Grosso em todo o Brasil”, destacou Andrico, que também agradeceu à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e à primeira-dama Samantha Iris, madrinha da inclusão.

A Associação de Surdos de Cuiabá conquistou o terceiro lugar na categoria adulta de futsal para surdos nessa segunda-feira (7). A Associação de Surdos de Uberlândia ficou com o título, enquanto a Associação de Surdos de Londrina terminou em segundo lugar. O resultado nacional é celebrado pelos atletas, pela comissão técnica, pelos familiares e pelos apoiadores como fruto de dedicação e trabalho coletivo.

A participação da equipe contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio de recursos destinados por emendas parlamentares dos vereadores Ranalli e Sargento Joelson.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana