Cuiabá

Prefeito participa de liberação provisória do Terminal do CPA 3 para reduzir desconforto de usuários

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou na manhã deste sábado (10) da permissão de uso provisório do Terminal do CPA 3, reaberto ainda na madrugada, a partir das 5h, para atender os usuários do transporte coletivo. A medida busca reduzir o desconforto enfrentado pela população, que vinha utilizando pontos de embarque improvisados do lado de fora do terminal, expostos ao sol e à chuva.

A liberação do espaço ocorre de forma paliativa, enquanto a Prefeitura avança nas adequações necessárias para a conclusão definitiva da obra. O terminal estava com serviços inacabados após a empresa contratada não conseguir cumprir o cronograma. O contrato foi rompido no final do ano passado, e agora o município assumiu integralmente a responsabilidade pelas intervenções.

“O que estamos fazendo hoje não é inauguração. É permitir o uso do terminal porque não dava mais para deixar a população esperando ônibus em condições precárias. A Prefeitura vai assumir a obra, com equipe própria, e executar as melhorias por etapas, até a entrega completa para a população”, afirmou o prefeito Abilio Brunini.

Leia mais:  Vice-governador destaca retomada da parceria entre Estado e Prefeitura de Cuiabá

Segundo o planejamento apresentado, o terminal será reestruturado em fases. Uma parte continuará em uso para embarque e desembarque, enquanto outra passa por obras. Após a conclusão de uma etapa, os usuários serão realocados para que o restante do espaço seja finalizado.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Franciane Lacerda, reforçou que as melhorias realizadas até o momento são provisórias. “As intervenções são paliativas para garantir segurança, iluminação, banheiros em funcionamento e um mínimo de conforto aos passageiros. O projeto definitivo está em fase de finalização e a Prefeitura seguirá com as adequações até a conclusão da obra”, destacou.

Moradora do bairro e usuária frequente do transporte coletivo, Joana Pereira aprovou a reabertura do espaço. “Não está perfeito, mas já é muito melhor do que ficar do lado de fora. Agora temos um lugar coberto, banheiro e onde esperar o ônibus com mais dignidade”, disse.

A Prefeitura informou que seguirá acompanhando o funcionamento do terminal e intensificando as obras, garantindo que o espaço seja entregue de forma definitiva e adequada às necessidades da população.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá intensifica ações de prevenção ao HIV e combate ao preconceito

Uma força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Infraestrutura e Obras, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e a Limpurb foi realizada para viabilizar a reabertura do terminal, com uma série de adequações e melhorias no espaço físico. Entre as principais intervenções, estão a retirada de tapumes, a demolição de muretas que dificultavam o acesso e o requadramento das áreas, garantindo melhor circulação dos usuários, além da instalação de torneiras e da finalização das ligações internas nos banheiros para liberar o funcionamento.

Também foram feitos serviços estruturais e de acabamento, como micro revestimento e pavimentação asfáltica para corrigir buracos e desníveis, recuperação e pintura dos muros internos e externos, instalação e reboco de pilares e melhorias na iluminação. Foram colocados refletores em todos os postes das laterais, na entrada e nas áreas internas do terminal, reforçando a segurança e a visibilidade no local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cuiabá convoca mais de 170 profissionais para reforçar rede municipal de Saúde

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convocou, nesta sexta-feira (14), mais de 170 profissionais aprovados em processos seletivos simplificados para contratação temporária e formação de cadastro reserva. As convocações foram publicadas na edição suplementar da Gazeta Municipal de Cuiabá.

Entre os profissionais convocados estão técnicos de enfermagem, vigilantes, médicos clínicos gerais plantonistas, médico regulador, eletricistas, pedreiros, maqueiros, serventes e motoristas categoria AB.

As convocações abrangem diferentes processos seletivos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre eles estão os processos nº 003/2026/SMS, nº 001/2025/SMS e nº 003/2025/SMS, com candidatos chamados conforme a ordem de classificação e a necessidade da rede municipal.

No processo seletivo de 2026, foram convocados profissionais para as funções de agente operacional de saúde nas áreas de eletricista, pedreiro, maqueiro, servente e motorista, além de médico regulador.

Também foram realizadas novas convocações de técnicos de enfermagem e vigilantes, ampliando o chamamento de candidatos classificados no cadastro de reserva do processo seletivo de 2025.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro participa de cerimônia de lançamento das obras de ampliação do Shopping Popular

A SMS também convocou médicos clínicos gerais plantonistas, classificados no processo seletivo nº 003/2025/SMS, para apresentação da documentação necessária à contratação temporária.

Os convocados têm prazo de 15 dias, a contar da publicação do edital, para apresentar a documentação exigida presencialmente ou por meio do Protocolo Virtual SIGED da Secretaria Municipal de Saúde. O não cumprimento do prazo resulta na eliminação do certame, permitindo a convocação dos candidatos subsequentes, conforme a necessidade do serviço público.

Após a entrega e validação da documentação, os profissionais deverão se apresentar na unidade designada pela SMS para início das atividades no prazo máximo de 48 horas após o recebimento da carta de apresentação.

A convocação faz parte das medidas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá para recompor e fortalecer o quadro de profissionais da rede municipal de saúde, garantindo a continuidade dos serviços prestados à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana