Sinop

Prefeito Roberto Dorner recebe autoridades regionais e nacionais na Norte Show

Publicado

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, juntamente com o vice-prefeito Paulinho Abreu e secretários municipais, participaram ontem (22) da acolhida a autoridades políticas regionais e nacionais que vieram prestigiar mais um dia especial da programação da Norte Show. Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do país, o evento é realizado em nossa cidade — entre os dias 21 e 24 de abril — pela Acrinorte (Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso) e pelo Sindicato Rural de Sinop, com apoio da Prefeitura de Sinop por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Diretoria do Turismo.

Entre as principais lideranças políticas recebidas, no âmbito federal, estavam os senadores Flávio Bolsonaro, Wellington Fagundes e Jayme Campos, e suplente de senadora, Rosana Martinelli, além dos deputados federais José Medeiros, Coronel Fernanda, Fábio Garcia e Nelson Barbudo. Já no âmbito estadual e regional, estiveram presentes prefeitos de municípios da região norte do Estado, bem como o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, além de deputados estaduais como Dilmar Dal Bosco, Gilberto Cattani e Max Russi.

Leia mais:  Operação Cidade Limpa chega à 7ª edição e reforça segurança da população; mais de 800 kg de cabos removidos em Sinop

A agenda iniciou no Aeroporto Municipal de Sinop, com a acolhida dessas autoridades, e seguiu em comboio pelas ruas da cidade até chegar ao Parque de Exposições da Acrinorte, onde acontece a Norte Show. Lá, além de fazer um breve tour pela feira, os convidados se dirigiram ao Tatersal para pronunciamentos com expositores, empresários e agricultores presentes.

Durante a cerimônia, o presidente da Acrinorte, Moisés Debastiani, concedeu a palavra ao prefeito Roberto Dorner, representando o Poder Executivo Municipal, em acolhida oficial às autoridades. “É com muita alegria que recebemos aqui o Flávio Bolsonaro, assim como recebemos todas as autoridades presentes, deputados, senadores, governadores e prefeitos da região. Estamos muito felizes em receber os senhores aqui neste evento tão importante, que demonstra o potencial do agronegócio da nossa cidade e região”, declarou.

Na sequência do evento, ainda houve palestras com Caio Coppolla e Ricardo Amorim, com os temas “O que vai acontecer com o Brasil em 2026” e “Oportunidades em tempos de mudança: por que o agro brasileiro vai liderar o crescimento econômico?”, respectivamente.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop divulga 59 vagas de emprego pelo Sine nesta segunda-feira (23)

A Norte Show reafirma o protagonismo de Sinop no cenário regional e estadual, consolidando o município como um dos principais polos do agronegócio brasileiro. Nesta edição, são 410 expositores, o que evidencia não apenas o potencial produtivo da região, mas também o impacto direto no crescimento econômico e na expansão urbana da cidade. O evento reúne os principais produtores dos setores de agricultura e pecuária, promovendo negócios, inovação e troca de conhecimento, além de atrair investidores e visitantes de diversas regiões do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Festeja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado

Publicado

Cerca de 400 pessoas participam neste sábado (5) do Banho Assistido, na Praia do Cortado, durante o primeiro dia do Festival de Praia do Festeja Sinop 2026. A iniciativa da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, proporciona lazer, convivência e interação para idosos e pessoas com deficiência (PCDs), além de familiares e equipes de apoio.

Entre os participantes estão cerca de 50 idosos e PCDs do Lar dos Vicentinos, Lar Madre Vanini, Associação dos Deficientes Físicos de Sinop (ADEFIS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de cerca de 350 idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e pelo Centro de Convivência Dona Zezé.

A programação inclui banho no rio, jogos, dança e recreação e integra o Festival de Praia do Festeja Sinop 2026, realizado pela Prefeitura em celebração aos 52 anos do município. O Banho Assistido também conta com o apoio de acadêmicos do curso de Educação Física da Faculdade Fasipe, que auxiliam as pessoas com pouca mobilidade durante o banho e participam das atividades de recreação com os idosos.

A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou que a atividade amplia o acesso ao lazer para pessoas que, em muitos casos, não tiveram a oportunidade de aproveitar a Praia do Cortado. “Este ano temos um recorde de público. São quase 50 pessoas com dificuldade de mobilidade, da Associação dos Deficientes Físicos, do Lar Madre Vanini e do Lar dos Vicentinos. Além disso, são mais de 300 idosos dos nossos CRAS. Em conversa com eles, percebemos que, para muitos, é a primeira vez que vêm e que têm a oportunidade de aproveitar a Praia do Cortado. Ficamos muito felizes por proporcionar esse dia maravilhoso para eles”, afirmou.

Para a coordenadora do Lar dos Vicentinos, Franciele Freitas, a presença dos idosos na atividade representa uma oportunidade de convivência fora da rotina da instituição. “Estamos com 20 idosos do Lar dos Vicentinos. É a primeira vez que participamos do Festeja Sinop e é uma experiência única. Eles precisam dessa convivência com as pessoas, precisam interagir, porque lá no Lar existe uma rotina. Todo dia é a mesma coisa. Por isso, estar aqui hoje é de muita importância para os nossos idosos”, disse.

O aposentado José Áureo Vieira, acolhido pelo Lar dos Vicentinos, falou sobre a oportunidade de sair da instituição e aproveitar a programação na Praia do Cortado. “É bom sair do lar um pouco para vir aqui. Aqui é muito gostoso, maravilhoso. Eu já vim aqui no rio, mas não em festa assim e está muito bonito, está bom. Muito gostoso aqui”, afirmou.

Também acolhido pelo Lar dos Vicentinos, o aposentado Francisco de Oliveira visitou a Praia do Cortado pela primeira vez durante a ação. “Eu não conhecia a Praia do Cortado, é a primeira vez que venho e é muito gostoso. A pena é que eu não posso ver direito. Eu não vejo nada porque tenho problema de visão, mas estou sentindo a água, está gostoso, morninha”, disse.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop ultrapassa 1,6 mil aplicações gratuitas do contraceptivo Implanon

A aposentada Teresa de Melo, que frequenta o Centro de Convivência Dona Zezé, também destacou a experiência de conhecer a Praia do Cortado. “Está sendo maravilhoso. Eu nunca tinha vindo aqui. É a primeira vez. Adorei, estou apaixonada. Estou  participando das atividades aqui hoje e participo sempre lá no Centro de Convivência, dos exercícios da professora, da dança e da zumba. Foi maravilhoso entrar na água. Eu tenho um pouco de medo, mas foi perfeito”, afirmou.

A aposentada Marilene Lucas, também do Centro de Convivência Dona Zezé, participou do Banho Assistido no ano passado e retornou à Praia do Cortado nesta edição. “Eu já vim no ano passado e é maravilhoso aqui. Eu queria até morar aqui de tão gostoso que é. Eu entrei agora na água, mas tenho labirintite, comecei a ficar tonta e saí um pouquinho. Hoje está bom, o sol está quente, já comi, está bom demais. E eu agradeço muito ao pessoal que trouxe a gente”, disse.

Festival de Praia

O Festival de Praia segue neste sábado (5) até às 17h, com entrada gratuita para toda a população. A programação inclui atividades recreativas como banana boat, disco boat e stand up paddle, partidas de vôlei de praia, além de atrações musicais.

No domingo (6), a programação inicia às 7h com o segundo dia do 6º Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais de Sinop, na categoria barcos. Atividades como banana boat, disco boat e stand up paddle estarão disponíveis a partir das 8h. Das 8h às 17h, haverá partidas de futevôlei e vôlei de praia. A programação musical terá DJ das 9h às 11h, Jeferson Carvalho das 11h às 12h30, Karina Gonçalves das 13h às 15h e Jhoe Maia das 15h às 17h.

Na segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil, as atividades de banana boat, disco boat e stand up paddle terão início às 8h. Também haverá partidas de beach tennis das 8h às 17h. A programação musical terá DJ das 9h às 13h, Lucas e Luan das 13h às 15h e Suzana das 15h às 17h.

Transporte gratuito

Para facilitar o acesso do público, a Prefeitura de Sinop disponibilizará transporte coletivo gratuito também no domingo (6) e na segunda-feira (7). Os ônibus terão ar-condicionado, com saídas do Terminal Urbano e retorno da Praia do Cortado. As saídas do Terminal Urbano ocorrerão às 9h, 9h30, 13h30 e 14h, com previsão de chegada ao Cortado às 10h, 10h30, 14h30 e 15h. No retorno, haverá viagens às 11h, 11h30 e 17h, com chegada prevista ao Terminal Urbano às 12h, 12h30 e 18h.

Orientações de segurança

A organização realiza revista pessoal nos portões de acesso à praia. Não são permitidos acampamentos no bosque ou na praia, churrasqueiras ou equipamentos que produzam fogo ou fagulhas. Também não é permitido o uso de aparelhos de som particulares.

Leia mais:  Sine Sinop disponibiliza 327 vagas de emprego nesta segunda-feira, 22

Os visitantes não podem levar recipientes de vidro, como garrafas de bebidas. São permitidas embalagens plásticas ou latas. Os alimentos levados ao local devem estar previamente preparados, como cozidos, assados ou fritos, e acondicionados em recipientes plásticos. A Praia do Cortado também conta com praça de alimentação para venda de alimentos e bebidas.

Os banhistas devem respeitar as áreas demarcadas para banho e seguir as orientações das equipes de segurança e da organização. Barcos, lanchas e motonáuticas também devem permanecer dentro dos limites estabelecidos junto à margem do rio.

A Prefeitura reforça que não será permitida a permanência de pessoas no local após o encerramento das atividades, às 17h. O acesso à Praia do Cortado também não será permitido nos dias sem programação oficial do Festival de Praia.

Festeja Sinop

O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. A programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.

Confira as fotos do primeiro dia do Festival de Praia na Praia do Cortado: https://www.sinop.mt.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/7764/1-dia-de-festival-de-praia-e-banho-assistido-na-praia-do-cortado/

Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:

6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.

7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.

13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.

14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana