Cuiabá

Prefeitura chega à 29ª quadra revitalizada e mantém ritmo intenso de melhorias em Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, manteve o ritmo intenso de trabalho em fevereiro e contabilizou 36 ações de manutenção e revitalização em espaços esportivos da capital. O balanço mensal confirma a continuidade da política pública de cuidado com campos, miniestádios e quadras, garantindo ambientes mais seguros, organizados e acolhedores à população.

De acordo com o relatório oficial da pasta, foram executados 32 serviços de corte de grama e quatro revitalizações de quadras ao longo do mês, alcançando diversas regiões da cidade.

A maior parte das intervenções concentrou-se na zeladoria dos campos e miniestádios. Entre os locais atendidos estão o Miniestádio São João dos Lázaros, Miniestádio do Pascoal Ramos, Miniestádio Jardim Cuiabá, além dos campos do Mossoró, Nova Esperança, Residencial Coxipó, Del Rey, Santa Laura, Tijucal, Pedregal, Osmar Cabral, Morada do Ouro, Pedra 90, Chácara dos Pinheiros, Parque Ohara, Botafogo, Araés, Jardim Vitória, Santa Isabel, CPA III, CPA IV, Vila Nova, Passaredo, Itapajé, Moinho, Voluntários da Pátria, Recanto do Sol, Rotam, Profeta, Parque Atalaia e o campinho do Araés

Leia mais:  Sine Municipal tem vaga para digitador, almoxarife e outras 254 oportunidades

A manutenção periódica dos gramados é essencial para reduzir riscos de acidentes, melhorar as condições de jogo e estimular a ocupação contínua dos espaços por crianças, jovens e praticantes do futebol amador. Além de preservar o patrimônio público, o serviço contribui para fortalecer a rotina esportiva nas comunidades.

Funcionalidade

Fevereiro também foi marcado por quatro revitalizações de quadras esportivas, nos bairros Parque Cuiabá, Porto, CPA IV e São Sebastião. As intervenções envolveram pintura, ajustes estruturais e melhorias que devolvem identidade visual, organização e mais segurança aos espaços.

Durante a entrega de uma das quadras revitalizadas, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, destacou a importância do trabalho contínuo nas comunidades, a exemplo do bairro Porto.

“Que satisfação de estar no bairro e ver esse colorido do jeito que está aqui. Já completamos a revitalização de 30 espaços, e são quadras muito importantes, sempre movimentadas. Em dois dias conseguimos fazer essa revitalização em espaços muitas vezes históricos e emblemáticos para nossa capital. E vamos continuar durante a semana para concluir detalhes, como colocar o aro do basquete e o alambrado na lateral, mas já demos vida para esse lugar”, afirmou.

Leia mais:  Prefeito anuncia aulas de tiro para mulheres do Projeto Lutadoras em Cuiabá

A fala do secretário traduz o espírito das ações realizadas: compromisso com o esporte e respeito com a comunidade.

O balanço de fevereiro reforça que as ações não são pontuais, mas integram um planejamento permanente da Secretaria. Assim como em janeiro, quando foram registradas 28 intervenções, o mês de fevereiro mantém a média elevada de atendimentos e consolida uma agenda contínua de zeladoria esportiva.

A presença das equipes técnicas nos bairros fortalece o vínculo entre poder público e moradores, além de assegurar que campos e quadras permaneçam aptos para treinos, campeonatos amadores e atividades recreativas.

Com novas intervenções previstas para os próximos meses, a Prefeitura segue investindo na qualificação dos equipamentos esportivos e reafirma que cuidar dos espaços públicos é investir diretamente na qualidade de vida, na inclusão social e na construção de uma cidade mais ativa e participativa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Campanha da Prefeitura marca participação da Seleção Brasileira nos bairros de Cuiabá

Publicado

A campanha Minha Rua é Show de Bola, idealizada pela Prefeitura de Cuiabá, encerrou neste domingo (5) sua participação na Copa do Mundo de 2026 ao lado da população. Mesmo com a derrota da Seleção Brasileira por 2 a 1 para a Noruega, resultado que eliminou o Brasil da competição, milhares de moradores voltaram a se reunir em diferentes bairros da capital para acompanhar a partida em um ambiente de integração, lazer e convivência comunitária.

Ao todo foram 5 partidas e 16 ruas contempladas. Nesta rodada, os telões foram instalados na Travessa L6, no Jardim Liberdade; Rua Alta Floresta, no CPA II; Rua Santa Isabel, no bairro Santa Isabel; e Rua U, no bairro Primeiro de Março. As ruas foram escolhidas por votação popular nas redes sociais da Prefeitura, após se destacarem pela mobilização dos moradores e pela decoração durante a competição.

Nos bairros Jardim Liberdade e Primeiro de Março, a programação contou ainda com uma parceria com a Coca-Cola, que distribuiu gratuitamente 500 latinhas de refrigerante em cada um dos pontos de transmissão. A ação também teve o apoio da empresa Moreninha do CPA, responsável pela distribuição de 500 picolés em cada um desses dois locais, proporcionando ainda mais lazer e confraternização às famílias durante a transmissão.

O prefeito Abilio Brunini acompanhou a partida na Rua Alta Floresta, no CPA II, e destacou que, mais do que o resultado em campo, a campanha cumpriu o objetivo de fortalecer a convivência entre os moradores e resgatar uma tradição que marcou gerações de cuiabanos.

“Independentemente do resultado da Seleção, quem venceu foi a nossa população. Ver as ruas cheias, as famílias reunidas, as crianças brincando e os vizinhos celebrando esse momento juntos mostra que conseguimos resgatar um sentimento muito bonito de comunidade. Esse sempre foi o principal objetivo da campanha”, afirmou o prefeito.

Leia mais:  Câmara intensifica atividades com 27 eventos na semana e marca atuação em Cuiabá

No CPA II, além da transmissão da partida, os moradores organizaram churrasco, música ao vivo, sorteio de uma camiseta da Seleção Brasileira e reuniram centenas de pessoas em um grande momento de confraternização.

A mobilização da comunidade começou semanas antes do Mundial e envolveu dezenas de moradores na preparação da decoração.

“Foi tudo feito com o esforço dos moradores. Ninguém doou nada. A gente foi pedindo ajuda para um, para outro, e, com a união da comunidade, conseguimos reunir os materiais e transformar a rua. Cerca de 40 pessoas participaram dessa mobilização, que começou três semanas antes da Copa”, contou o morador Marcelo Silva.

Morador do CPA II há 40 anos, Mauri Padilha afirmou que nunca havia presenciado uma mobilização semelhante no bairro.

“Eu moro no CPA há 40 anos e nunca tinha visto uma mobilização como essa. A organização ficou muito bonita e reuniu toda a comunidade. Quero agradecer ao prefeito Abilio Brunini por apoiar essa iniciativa e valorizar os moradores, que se dedicaram para deixar o bairro ainda mais bonito”, afirmou.

Para a moradora Lauricelly Leite, a campanha proporcionou um momento de integração que ficará na memória da comunidade.

“Foi uma tarde muito especial para todos nós. Ver a rua cheia, as famílias reunidas e todo mundo vivendo esse clima de Copa foi emocionante. Agradeço ao prefeito Abilio Brunini por incentivar esse projeto, que aproximou os moradores e fez o nosso bairro reviver essa tradição”.

Ao longo da Copa do Mundo, a campanha percorreu diversos bairros de Cuiabá, levando telões, lazer e fortalecendo os laços entre as comunidades.

No primeiro jogo da Seleção Brasileira, contra Marrocos, os telões foram instalados na Rua Ponta Grossa, no bairro CPA I, e na Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco.

Leia mais:  Policiais destacam valorização do trabalho em cerimônia no Legislativo

Na partida contra o Haiti, cinco locais receberam a estrutura da Prefeitura: Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; e a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que contou com uma estrutura especial voltada à comunidade haitiana residente na capital.

Na terceira transmissão, durante a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, os telões foram instalados na Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa; Rua Lages, no CPA I; Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada.

Na quarta rodada, o Brasil venceu o Japão por 2 a 1, de virada, garantindo a classificação às oitavas de final. Na ocasião, a Prefeitura levou a estrutura para a Rua Cruz da Malta, no bairro Serra Dourada; Rua F, no Jardim Passaredo; Rua Cinco, no bairro São João Del Rey; e Rua 10, no bairro Jardim Aroeira.

Com cinco transmissões realizadas durante a Copa do Mundo, a campanha Minha Rua é Show de Bola transformou ruas de diferentes regiões de Cuiabá em grandes pontos de encontro, incentivando a participação popular e resgatando uma tradição que há anos fazia parte da história da cidade. Mesmo com a eliminação da Seleção Brasileira, o legado da iniciativa permaneceu nas comunidades, que voltaram a ocupar os espaços públicos para viver momentos de integração, amizade e pertencimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana