Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá apresenta balanço de seis meses de gestão ao TCE-MT

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá apresentará, nesta quarta-feira (9), um balanço das principais ações desenvolvidas nos primeiros seis meses da atual gestão, período marcado pela vigência do Decreto de Calamidade Financeira. A apresentação será realizada às 9h, no auditório da Escola Superior de Contas, sede do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

Durante o encontro, que contará com a presença de autoridades, serão detalhadas as ações conduzidas pela Comissão de Renegociação Fiscal da Prefeitura de Cuiabá, bem como apresentada a estrutura e os objetivos do recém-criado Comitê Municipal de Governança e Gestão Fiscal.

A iniciativa é do prefeito Abilio Brunini, que destacou o papel do controle externo como aliado na construção de uma administração mais eficiente. “Esta é uma oportunidade de mostrar ao TCE e a toda a sociedade o que foi feito até agora e reafirmar nosso compromisso com a construção de uma gestão mais eficiente e moderna para Cuiabá”, pontuou.

Para o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, a iniciativa fortalece a democracia e a cultura da transparência na administração pública. “Esse diálogo resulta em decisões mais eficientes, com foco no avanço da gestão e na melhoria dos serviços prestados à população. Com esse evento, damos o exemplo de como esse diálogo institucional beneficia o interesse coletivo”, avalia o presidente do TCE-MT.

Leia mais:  Emoção e despedidas marcam formatura do pré-escolar II em Cuiabá

Estão convidados para o evento conselheiros, auditores e técnicos do TCE, além de representantes do Ministério Público de Contas (MPC), do Ministério Público do Estado (MPMT), da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), vereadores, secretários municipais e servidores da Prefeitura de Cuiabá.

Serviço:

Evento: Apresentação do balanço de seis meses de gestão da Prefeitura de Cuiabá ao TCE-MT
Data: quarta-feira, 9 de julho
Horário: 9h
Local: Auditório da Escola Superior de Contas – TCE-MT
Endereço: Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Edifício Marechal Rondon, Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT

#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, ao lado do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo. Também estão presentes o secretário municipal de Governo, Ananias Filho, e o secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, durante reunião realizada no TCE-MT.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá capacita agentes para instalação e manejo de ovitrampas no combate às arboviroses

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa), realizou na manhã desta sexta-feira (22), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), um treinamento de instalação e manejo de ovitrampas voltado aos Agentes de Combate às Endemias (ACE). A capacitação teve como objetivo fortalecer as ações de monitoramento e prevenção às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Participaram do treinamento o Responsável Técnico (RTS) das Arboviroses, supervisores e agentes selecionados para atuar diretamente na instalação das armadilhas em bairros estratégicos da capital. Ao todo, 109 ACEs irão atuar na iniciativa, com foco em regiões prioritárias para monitoramento da infestação do mosquito.

As ovitrampas são armadilhas utilizadas para monitorar a presença do Aedes aegypti por meio da coleta de ovos do mosquito. O equipamento funciona como um importante instrumento de vigilância epidemiológica, permitindo identificar precocemente áreas com maior infestação e possibilitando ações preventivas antes mesmo do aumento dos casos de doenças.

Leia mais:  Secretário de Cuiabá apresenta projeto inspirado em casas indígenas na Bienal Internacional de Arquitetura

O diretor da Divisa, Israel Paniago, destacou que a iniciativa representa um avanço no enfrentamento às arboviroses no município.

“Hoje nós estamos fortalecendo uma ferramenta extremamente importante para o monitoramento do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ovitrampas vão permitir que a equipe tenha um mapeamento mais preciso das áreas com maior infestação, possibilitando intervenções antecipadas e mais eficientes, antes mesmo que ocorram surtos”, afirmou.

Segundo o Gerente de Vigilância de Endemias e Animais Sinantrópicos , Nathan Beuter, o treinamento garante que os agentes estejam preparados para utilizar corretamente a metodologia em campo.

“A capacitação dos ACEs é fundamental para que o trabalho seja realizado com eficiência e segurança. As ovitrampas são uma estratégia moderna e eficaz de vigilância, que contribui diretamente para a tomada de decisões e para o direcionamento das ações de combate ao mosquito nos bairros prioritários”, explicou.

A ação integra o conjunto de estratégias da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental no controle das arboviroses desenvolvidas pelo município, em parceria com a SES-MT, visando ampliar a capacidade de monitoramento, prevenir surtos e fortalecer a assistência à população.

Leia mais:  Procon Municipal passa a atender também no Terminal Rodoviário de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o combate às arboviroses também depende da colaboração da população, com a eliminação de recipientes que possam acumular água parada e servir de criadouros para o mosquito. Além das ações de campo realizadas pelos agentes, a conscientização da comunidade continua sendo uma das principais ferramentas para reduzir os índices de infestação e proteger a saúde pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana