Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá, em parceria com CGU e Instituto Maurício de Sousa, trabalha programa de ética e cidadania nas escolas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, através da Controladoria Geral do Munícipio (CGM) lançará na próxima segunda-feira (29) o programa “Um Por Todos Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, às 14h30, no Centro de Formação da Escola Cuiabana. A iniciativa é da Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a CGM e Secretaria Municipal de Educação (SME) e faz parte de um conjunto de ações de capacitação e gestão do conhecimento voltado para o público infanto-juvenil conhecido como Educação Cidadã. O evento de lançamento contará com a presença dos diretores, coordenadores pedagógicos das 10 escolas e assessores das instituições que aderiram ao programa.

As escolas são convidadas a participar, não são obrigadas. Os coordenadores e diretores das escolas participantes receberão o kit com material do professor e do aluno para trabalhar conforme horário definido pelos professores.

O Programa, de caráter artístico-pedagógico, é direcionado a estudantes do Ensino Fundamental e prevê a participação dos educadores, das famílias e da comunidade como um todo, tendo a escola como núcleo principal do desenvolvimento das ações. “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania” também conta com a parceria do Instituto Maurício de Sousa, que visa despertar nos estudantes o interesse por temas relacionados à ética e à cidadania.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá entrega cadeiras de rodas para pacientes em reabilitação

“O objetivo do programa é trabalhar ética e cidadania. Desenvolver nas crianças essa temática através do material que é bem lúdico, colorido, divertido e atraente para eles. Trabalha a autoestima, cidadania, é muito rico em conteúdo”, destacou o Controlador Geral do Município, Hélio Santos Souza.

Em Cuiabá o programa acontece há dez anos, iniciado em 2014 com 24 unidades escolares participando. Em 2017 alcançou 54 e em 2019 foram 29 escolas. Em 2020, 2021 e 2022 como reflexo da pandemia do Covid-19, o Programa não aconteceu.

Em 2023 participaram em média 2.500 estudantes. Já este ano envolverá 3.180 estudantes e 314 profissionais das 10 Unidades participantes.

Segundo a equipe da Controladoria que acompanha a implantação do programa em Cuiabá, os resultados superaram as expectativas. É desenvolvido somente com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, salvo em alguns casos excepcionais com 3º e 4º anos. O retorno positivo é averiguado através das visitas realizadas nas escolas participantes do Programa e também é apresentado a sociedade em programação no final de ano.

Leia mais:  Prefeito celebra aprovação pela CIR e Cuiabá poderá receber R$ 60 milhões para Saúde Pública: "Cuiabá é sopesada pela falta de assistência no interior"

A Diretora da Transparência Pública Érika Arruda da Matta Vieira também relata que os trabalhos desenvolvidos pelas escolas causam uma transformação mútua entre os estudantes desenvolvendo suas atitudes éticas e cidadãs no ambiente escolar e familiar.

Confira as unidades participantes:

– EMEB Cel Octayde Jorge da Silva

– EMEBC Professora Hilda Caetano de Oliveira Leite

– EMEB Esmeralda de Campos Fontes

– EMEB Joana Dark 

– EMEB Celina Fialho Bezerra

– EMEBC Nova Esperança

– EMEBC Udeney Gonçalves de Amorim

– EMEBC Novo Renascer

– EMEB Professora Gracildes Melo Dantas

– EMEB Antônio Ferreira Valentim

SERVIÇO:

O QUE:  Lançamento do programa “Um Por Todos Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”

QUANDO: 29/04 (segunda-feira)

HORÁRIO: 14h30

LOCAL: Centro de Formação da Escola Cuiabana (antiga Unirondon) – Av. Beira Rio n° 3001 – Jardim Europa

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito anuncia quatro telões para os próximos jogos da Seleção durante festa nos bairros

Publicado

O prefeito Abilio Brunini anunciou neste sábado (13) a ampliação da estrutura preparada pela Prefeitura de Cuiabá para a transmissão dos próximos jogos da Seleção Brasileira. A declaração foi feita durante as comemorações realizadas na Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco e na Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedoras do concurso “Minha Rua Show de Bola”.

O anúncio ocorreu diante de centenas de moradores que acompanharam a partida entre Brasil e Marrocos em um grande evento comunitário que reuniu famílias, crianças e torcedores em um ambiente marcado pela decoração temática, gastronomia regional e espírito de união.

Segundo o prefeito, os próximos jogos da Seleção contarão com quatro telões instalados pela Prefeitura, ampliando o alcance da iniciativa e permitindo que mais bairros possam participar das transmissões.

“Nos próximos jogos teremos quatro telões para que mais pessoas possam participar dessa festa”.

Acompanhado da primeira-dama Samantha Iris, Abilio participou da programação no Parque Amperco, conversou com moradores e destacou a importância de ações que incentivem a convivência comunitária.

Leia mais:  Mutirão leva regularização fundiária ao bairro Dr. Fábio Leite II a partir desta quarta (29)

O anúncio foi feito justamente na rua que conquistou o primeiro lugar no concurso “Minha Rua Show de Bola”, iniciativa criada pela Prefeitura de Cuiabá para resgatar a tradição das ruas decoradas durante os jogos da Seleção Brasileira e estimular a participação popular nos bairros.

A Rua Cáceres se transformou em um verdadeiro ponto de encontro para a comunidade neste sábado. Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo local ao longo do dia para acompanhar a partida da Seleção Brasileira.

O “Minha Rua Show de Bola” foi idealizado pela Prefeitura de Cuiabá para incentivar a criatividade dos moradores e fortalecer os laços entre as comunidades durante os jogos da Seleção Brasileira.

As ruas inscritas são avaliadas por uma comissão que considera critérios como decoração, participação dos moradores, organização, originalidade e engajamento comunitário.

A proposta busca resgatar uma tradição que marcou gerações de brasileiros, quando vizinhos se reuniam para enfeitar as ruas, assistir aos jogos e celebrar juntos.

Com a ampliação anunciada, a expectativa é que um número maior de bairros seja contemplado nas próximas transmissões, fortalecendo o caráter popular da iniciativa e ampliando os espaços de convivência entre os moradores da capital.

Leia mais:  Projeto 'Doutores Palhaços' promove alegria, acolhimento e esperança para pacientes e servidores do HMC

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana