Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá executa obra de recapeamento em trecho da Avenida do CPA e beneficiará moradores de mais de 50 bairros

Publicado

Um novo trecho de recapeamento está sendo concluído pela Prefeitura de Cuiabá nesta terça-feira (23). Os serviços de fresagem do revestimento antigo e recapeamento novo beneficiam 500 metros da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), no prolongamento próximo ao Comando Geral da Polícia Militar com acesso à maior obra estruturante já realizada para a capital, Avenida Contorno Leste.

A obra de recapeamento realizada pela gestão Emanuel Pinheiro beneficiará moradores de mais de 50 bairros e residenciais da região, como por exemplo, Primeiro de Março, Novo Paraíso, Jardim Vitória, Altos da Serra 1 e 2, Nova Conquista, Jardim Aroeira, Residenciais Solar da Chapada, Wantuil de Freitas, São Tomé e muitos outros.

O trabalho começou no dia 8 deste mês sendo necessária a substituição da malha viária em virtude da precariedade do asfalto. “A malha viária era antiga e deteriorada pelo fluxo intenso de veículos que trafegam pelo local. Cuiabá possui uma malha viária antiga e já melhoramos bastante em diversos bairros com vias recapeadas, além de ações contínuas de tapa-buracos pela cidade”, explicou o vice-prefeito José Roberto Stopa.

Leia mais:  Prefeito de Cuiabá suspende cobrança de tarifa para visitação ao Aquário Municipal

Segundo o secretário Municipal de Obras Públicas, Rauf Macedo, ações diversas são executadas rotineiramente em atendimento às necessidades da população. Entre elas estão inclusas troca de manilhas e desentupimento de bocas de lobo. Como a que está em execução no bairro Consil, na Rua Dr. Ênio Vieira e que prejudica outro trecho da Av. do CPA. No final de março a Secretaria de Obras realizou  a substituição das manilhas, mas elas foram quebradas em consequência dos serviços de demolição de um prédio. Agora, todo o trabalho de troca de manilhas está sendo realizado novamente pela Secretaria Municipal de Obras para resolver a demanda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara debate autismo tardio e reforça a importância do diagnóstico precoce

Publicado

Ana Cláudia Fortes – assessoria Vereadora Maysa Leão

Em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) cedeu espaço na Tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá ao professor universitário, cientista e escritor Felipe Thomaz Aquino. Autista diagnosticado tardiamente, Felipe compartilhou sua trajetória e trouxe reflexões profundas sobre o autismo na vida adulta e o papel da ciência na inclusão.
Durante a fala, Felipe destacou o impacto do diagnóstico em sua vida pessoal e profissional, e ressaltou a importância de espaços de escuta e acolhimento, como o da Tribuna. “Voltar a esta Casa, pouco mais de um ano após receber o diagnóstico de autismo nível 1 e TDAH, é simbólico. A visita anterior abriu portas para o meu projeto ‘Ciência sem Moagem’ e para novas conexões. Conhecer a vereadora Maysa Leão, que conhece a causa, foi uma dessas grandes conexões. Somos chamados de ‘lentos’, mas a verdade é que seguimos em nosso próprio ritmo, resistindo a um mundo que exige velocidade e produtividade a qualquer custo”, afirmou.
Felipe aproveitou a oportunidade para falar sobre seu livro, com o selo do projeto “Ciência sem Moagem”, voltado à divulgação científica acessível, e pediu apoio para ampliar a distribuição da obra. “Recebemos um recurso da UFMT para a primeira tiragem, mas precisamos do apoio de autoridades e da iniciativa privada para alcançar mais pessoas com conteúdo científico de qualidade e linguagem acessível”.
Maysa Leão reforçou o alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista. “O Felipe chegou onde chegou mesmo sem diagnóstico na infância. É professor universitário, cientista, escritor. Mas e se ele tivesse tido acesso à terapia desde cedo? Talvez tivesse evitado anos de sofrimento, de sensação de inadequação, de solidão. Por isso, nosso trabalho precisa ser por mais acesso, por mais informação e mais acolhimento. Pessoas autistas não são anjos, nem gênios – são seres humanos, com dificuldades e potencialidades, e precisam ser respeitados”, afirmou a parlamentar.
A vereadora também lembrou que o orgulho autista não deve ser confundido com idealizações. “É sobre garantir dignidade, autonomia, respeito e espaço. E sobre entender que cada pessoa no espectro é única e merece ser compreendida em sua individualidade”.
Felipe finalizou com um apelo direto. “Que todos nós, sociedade e poder público, sejamos responsáveis por construir um mundo onde pessoas autistas não tenham apenas orgulho de um diagnóstico, mas da vida que constroem com liberdade e respeito”.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Servidores públicos municipais podem fazer pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública; veja como se inscrever 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana