Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá fortalece ações pela conscientização da Entrega Legal

Publicado

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Dra Lúcia Helena Barboza Sampaio, participou nesta segunda-feira (09) da abertura oficial da Semana Estadual de Conscientização da Entrega Legal, que segue até o dia 14 de junho. O evento foi realizado no auditório das Promotorias da Infância e Juventude, anexo ao Complexo Pomeri, no bairro Planalto, e marcou o início de uma série de ações voltadas à divulgação desse direito ainda pouco compreendido pela sociedade.

Organizada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja-MT) e das Varas Especializadas da Infância e Juventude, a campanha visa ampliar o conhecimento sobre a entrega legal, que é o direito da gestante de, caso não possa ou não queira cuidar do bebê, entregá-lo voluntariamente à Vara da Infância e Juventude, um procedimento previsto em lei, realizado com acompanhamento técnico e acolhimento psicológico.

A juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, destacou a importância da atuação conjunta com o município. “Fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e vamos visitar todas as 147 unidades de atenção primária, secundária e terciária, conscientizando a rede pública de saúde sobre a importância da empatia, acolhimento e encaminhamento para a Vara da Infância e Juventude caso a gestante queira entregar seu filho para adoção”.

Leia mais:  Novo horário conquista o público e leva 20 mil pessoas ao desfile de 7 de Setembro

Durante a semana, estão previstas palestras, visitas a unidades de saúde e distribuição de materiais informativos em todo o estado, visando atingir, principalmente, gestantes, profissionais da saúde e membros da rede de proteção à infância.

Em 2024, apenas em Cuiabá, foram registradas 20 entregas legais. No entanto, muitas gestantes desistem do processo por conta da carga emocional envolvida. Dados nacionais mostram que cerca de 50% das mulheres que manifestam interesse na entrega legal acabam retrocedendo.

Segundo a secretária municipal de Saúde, muitas mulheres em situação de vulnerabilidade são assediadas com promessas indevidas de vantagens financeiras ou convívio com a criança após o nascimento, práticas ilegais que a campanha busca combater. “A entrega legal é um ato de amor, realizado de forma absolutamente sigilosa e com respaldo legal, que garante à criança a oportunidade de ser acolhida por uma família que a deseja e está preparada para isso”, reforça Lúcia.

A rede municipal de saúde terá papel fundamental na campanha, sendo a porta de entrada para o acolhimento dessas mães. A atenção básica está sendo continuamente preparada e capacitada para identificar e acolher essas gestantes desde o primeiro contato com o serviço.

Leia mais:  Gestão reforça apoio a famílias vulneráveis no bairro Praieirinho

Lúcia Helena também destacou esse compromisso. “Estamos fortalecendo e capacitando nossa rede de atenção básica porque é ela quem faz o primeiro contato com a gestante. Esse primeiro acolhimento precisa ser feito com sensibilidade, sem julgamentos ou preconceitos, respeitando o direito dessa mulher e garantindo um caminho seguro tanto para ela quanto para o bebê”.

Atualmente, 240 casais estão na fila de adoção em Mato Grosso e, graças ao programa, 20 crianças já foram adotadas por meio da entrega legal, um processo que assegura os direitos da mãe e da criança, com todo o cuidado e sigilo necessário.

A campanha reforça a importância de informar, acolher e respeitar as decisões das mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo que nenhum bebê seja exposto a situações de abandono ou entrega ilegal.

#PraCegoVer

A foto mostra a secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena, acompanhada de outras profissionais envolvidas no projeto “Entrega Legal”. A imagem é colorida e todas estão posicionadas ao lado de um cartaz com informações alusivas à campanha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Aquário Municipal funciona de terça a domingo e reúne espécies dos rios de Mato Grosso em Cuiabá

Publicado

O Aquário Municipal de Cuiabá funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, no Complexo Biocultural do Porto. O espaço reúne 22 tanques, 21 espécies e aproximadamente 1.400 peixes dos rios e biomas de Mato Grosso, em uma opção de passeio para moradores e visitantes.

O aquário fica na Avenida Manoel José de Arruda, nº 1.899, no bairro Porto, e é uma opção de passeio para quem quer conhecer de perto espécies encontradas nos rios de Mato Grosso.

No local, os visitantes podem observar peixes dos biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal. Entre as espécies estão piraputanga, pacu e cachara, além do pirarucu, considerado o maior peixe de água doce do mundo.

A bióloga do Aquário Municipal, Cássia Fini Ribeiro, explica que a proposta também é aproximar os visitantes da fauna presente no Estado.

“Temos espécies dos biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal, todas típicas do nosso Estado e que podem ser encontradas nos rios de Mato Grosso”, disse.

O maior peixe do aquário é o pirarucu. O espaço possui três exemplares, que atualmente medem aproximadamente 1,5 metro. A espécie, encontrada na Bacia Amazônica, pode chegar a três metros de comprimento.

Leia mais:  Comissões da Câmara de Cuiabá aprovam projetos sobre orçamento e valorização da pessoa idosa

Além dos tanques, o passeio pode ser combinado com outras atrações do Complexo Biocultural do Porto, que também abriga o Museu de Arte Sacra, o Centro de Atendimento ao Turista e um playground infantil.

Para as crianças, o playground funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 19h, permitindo que a visita ao aquário seja integrada a outros momentos de lazer em família.

Serviço

Aquário Municipal de Cuiabá
📍 Avenida Manoel José de Arruda, nº 1.899, bairro Porto
🗓️ Terça-feira a domingo
⏰ Aquário: das 9h às 18h
⏰ Playground: das 9h às 19h

O espaço oferece uma oportunidade para moradores e visitantes conhecerem espécies da fauna aquática de Mato Grosso e aprenderem mais sobre os rios e biomas do Estado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana