Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá já fez quase mil implantes de anticoncepcional nas unidades de saúde

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já realizou 862 inserções de implantes contraceptivos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) desde o início de 2026. A ampliação do serviço fortalece o acesso das mulheres cuiabanas a um método moderno, seguro e de longa duração para o planejamento reprodutivo. A previsão é que o dado chegue a mil mulheres beneficiadas ao final de março.

Atualmente, todas as 70 Unidades de Saúde da Família do município estão aptas a ofertar o acesso ao implante contraceptivo, após capacitação das equipes e organização do fluxo de atendimento nas unidades. O processo inclui cadastro da paciente, acolhimento, entrevista, consulta clínica e posterior agendamento para a realização do procedimento.

A rede municipal de Atenção Primária conta com 42 enfermeiros e 32 médicos capacitados para realizar a inserção do dispositivo, o que permite a ampliação gradual e segura do serviço em toda a rede. O município possui 145 equipes de Saúde da Família, compostas por médicos e enfermeiros, responsáveis pelo atendimento direto à população.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama manifestam pesar pelo falecimento dos pais do vice-presidente da OAB-MT

As equipes capacitadas estão distribuídas em todas as regionais de saúde do município, garantindo a descentralização do serviço. Atualmente, são 28 profissionais na regional Sul, 17 na Oeste, 12 na Leste, 10 na Norte e 5 na zona rural.

Embora todas as unidades realizem o acolhimento das pacientes e a organização da agenda, 23 Unidades de Saúde da Família já conseguem realizar a inserção do implante com maior rapidez, por já contarem com profissionais habilitados e fluxo de atendimento consolidado. Nas demais unidades, o procedimento também é ofertado, com prazos ajustados à agenda da unidade e à demanda do serviço.

Para ter acesso ao implante contraceptivo, a paciente deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência. Na unidade, ela passa por consulta e avaliação clínica, iniciando o protocolo necessário para a inserção do dispositivo. Estando apta, é incluída na agenda da unidade para a realização do procedimento.

A Secretaria Municipal de Saúde também chama atenção para um desafio enfrentado na organização do atendimento: o alto índice de absenteísmo. Muitas pacientes realizam o agendamento, mas não comparecem no dia marcado, o que acaba impactando a agenda das equipes e atrasando o atendimento de outras mulheres que aguardam pelo procedimento.

Leia mais:  Baixinha Giraldelli tem projeto aprovado para garantir prioridade de matrícula a alunos com epilepsia

O implante contraceptivo, conhecido como Implanon, é um dispositivo subdérmico inserido no braço da paciente por meio de um procedimento ambulatorial simples. O método possui eficácia de até três anos e é indicado para mulheres que buscam um método contraceptivo de longa duração, inclusive para aquelas que estão amamentando ou que possuem contraindicação ao uso de estrogênio.

Após a inserção, a paciente recebe orientações importantes, como evitar esforço físico intenso com o braço onde o implante foi colocado, manter o curativo por 24 horas e utilizar compressa fria para reduzir possíveis inchaços ou hematomas. Caso os sintomas persistam, a orientação é procurar a unidade de saúde para avaliação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Mais escolas, mais atletas e disputas equilibradas marcam o basquete dos JECs 2026

Publicado

A modalidade basquete dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 teve início no Ginásio da Lixeira, reunindo equipes de escolas públicas e privadas da Capital. A competição conta com fases classificatórias e eliminatórias, que definirão os campeões desta edição.

Coordenador da modalidade e técnico da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Prado destacou o crescimento do torneio e o aumento da participação das escolas. Segundo ele, o nível técnico das disputas tem evoluído à medida que cresce o número de atletas e equipes inscritas.

“Neste ano temos novidades, com duas escolas novas no masculino e mais uma no feminino. São equipes que estão se interessando pelos jogos e vindo competir. Além disso, voltamos a poder levar as nossas seleções municipais para os jogos estaduais, o que fortalece a competição”, afirmou.

Prado ressaltou ainda a importância estratégica dos JECs dentro do calendário esportivo escolar. De acordo com ele, além de ser um dos maiores eventos estudantis organizados por uma prefeitura em Mato Grosso, a competição garante vagas para a etapa estadual, que serve de caminho para competições nacionais.

“O campeonato é importantíssimo porque, além de ser o nosso municipal, ele dá vaga para o estadual, que por sua vez abre caminho para o Brasileiro. As escolas enxergam nisso uma oportunidade de fortalecimento do esporte e de projeção institucional”, explicou.

Sobre a programação do basquete, o coordenador informou que os jogos classificatórios são realizados no Ginásio da Lixeira. Na sequência, ocorrem as quartas de final, semifinais, disputa de terceiro lugar e a grande final, quando serão conhecidos os campeões da modalidade.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama manifestam pesar pelo falecimento dos pais do vice-presidente da OAB-MT

Entre as equipes participantes, a preparação para a competição tem sido marcada pela continuidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos anos. O técnico do Colégio Salesiano São Gonçalo, Rafael de Moraes, explicou que o grupo atua junto há cerca de quatro anos e vem acumulando experiência em torneios para ganhar ritmo de jogo.

Segundo ele, o trabalho vai além do desempenho nas quadras. “O basquete ajuda a desenvolver disciplina, constância, estabelecimento de metas e habilidades interpessoais. São aprendizados importantes para a vida dos jovens”, observou. O treinador acrescentou que a equipe chega aos JECs com o objetivo de apresentar seu melhor rendimento e buscar resultados positivos.

Dentro de quadra, o equilíbrio entre os participantes também tem chamado atenção. O árbitro da Federação Mato-Grossense de Basquetebol, Pedro Wagner, avaliou que não há favoritos definidos neste início de competição e destacou o comportamento dos estudantes durante as partidas.

“As equipes estão bem equilibradas e o nível de respeito entre os alunos tem sido excelente, permitindo jogos tranquilos e harmoniosos”, afirmou.

A presença das famílias nas arquibancadas também marcou a abertura das disputas. Mãe de um jovem atleta, a empresária Mia Mônaco destacou os benefícios que a prática esportiva trouxe para o desenvolvimento do filho.

“Com o basquete, ele desenvolveu mais concentração, foco e espírito de equipe. Hoje consegue ouvir melhor, receber feedbacks e buscar melhorias. Percebo uma evolução muito grande no desenvolvimento dele”, relatou.

Leia mais:  Projeto que regulamenta pagamento da insalubridade dos servidores da Saúde é aprovado

A avó do atleta, Regina Célia Mônaco Ribeiro, conhecida como Regina da Reginástica, também acompanhou os jogos e ressaltou a importância do esporte na formação dos jovens. Para ela, iniciativas como os JECs contribuem para estimular hábitos saudáveis e fortalecer a convivência entre os estudantes.

Entre os atletas, a expectativa é de disputas equilibradas ao longo do torneio. Representando a Escola Isaac Newton, o estudante João Gabriel Pirat Souza destacou a trajetória da equipe, que chega à competição defendendo uma sequência de títulos conquistados nos últimos anos.

“O basquete começou como um hobby para mim. Com o tempo, fiz amigos, melhorei minha condição física e agregou muita coisa à minha vida, dentro e fora da escola”, afirmou.

Resultados do Basquete | Ginásio da Lixeira

1º jogo | 13h
Grupo A | Categoria A | Masculino | 12 a 14 anos
Colégio Salesiano São Gonçalo 28 x 17 Colégio Eucarístico de Cuiabá

2º jogo | 14h
Grupo A | Categoria A | Masculino | 12 a 14 anos
Colégio Salesiano São Gonçalo 20 x 18 EE Governador José Fragelli

3º jogo | 15h
Grupo A | Categoria B | Masculino | 15 a 17 anos
EE da PM Tiradentes 30 x 12 IFMT Campus Octayde Jorge da Silva

4º jogo | 16h
Grupo B | Categoria B | Masculino | 15 a 17 anos
Colégio Isaac Newton 80 x 7 Escola Cleinia Rosalina Souza

5º jogo | 17h
Grupo B | Categoria B | Masculino | 15 a 17 anos
Colégio Coração de Jesus 19 x 29 EE Governador José Fragelli

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana