Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá lança Cooperativa Cuiabana de Apicultores para impulsionar produção de mel na região

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), realizou na tarde desta quinta-feira (25) a solenidade de lançamento da Cooperativa Cuiabana de Apicultores – COOPABEL. Os membros fazem parte da cadeia do mel assistida pelo programa Agro da Gente. A cerimônia ocorreu no Museu do Rio, “Hid Alfredo Scaff”, bairro Porto, e contou com a presença do secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, secretária-adjunta de Agricultura, Cácila Nasserdan, comissão técnica da SMATED e representantes da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB.

No total, vinte e três apicultores da baixada cuiabana farão parte da COOPABEL. “Isso é um legado para cada um de nós, para nossos filhos e netos, por consolidar essa história. Ao escolher a apicultura, que ao longo de toda a história, nunca houve uma política consistente, séria, concreta, que não tivesse preocupado exclusivamente em dar o peixe, mas principalmente ensinar a pescar. Nós todos, com a confiança depositada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, e junto com vocês que estão acreditando no projeto, tenho certeza hoje já somos extremamente vitoriosos.”, explicou Francisco Vuolo.

Leia mais:  Hospital São Benedito realiza campanha de prevenção a hipertensão para servidores e pacientes

O objetivo do Programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, é capacitar os produtores rurais através de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos. Para os apicultores, além dos cursos, como forma de incentivo e cuidados, a SMATDE disponibiliza kits completos com equipamento de proteção individual (EPI), com macacão, viseira, bota e luvas, melgueiras, um fumigador, um quilo de arame para quadros e 1000 ilhós e um ninho para iniciar a produção de abelhas.

“Para nós, é uma honra vermos nossos esforços serem reconhecidos. Eu já sou apicultor e sei como é um mercado atrativo, então essa ação da Prefeitura de Cuiabá de nos ajudar e incentivar na criação da cooperativa é extremamente importante”, pontuou João Quirino, apicultor. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem o propósito de incentivar a produção de mel e, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), obter certificação e selo de qualidade para o produto, para que essas mercadorias possam ser comercializadas em todo o território nacional.

Leia mais:  Secretarias de Governo e de Gestão recebem representantes dos agentes comunitários e agentes de endemias para debate sobre PCCV

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito se reúne com empresa e anuncia intenção de romper contrato

Publicado

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (22), no salão nobre da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini anunciou a intenção de romper o contrato com a CS Mobi, empresa responsável pelo estacionamento rotativo da capital. Segundo o prefeito, a prioridade é buscar um rompimento amigável entre as partes, mas caso isso não seja viável a administração municipal recorrerá a meios jurídicos para encerrar o contrato.

Durante o encontro, foi destacado que o contrato previa um pagamento mensal de cerca de R$ 650 mil por parte da prefeitura à empresa. No entanto, ao longo de dois anos, apenas quatro parcelas foram quitadas, o que teria levado a CS Mobi a contrair um empréstimo no final de 2024, utilizando a Prefeitura de Cuiabá como fiadora. Essa prática, além de não ter uma lei aprovada pelo Legislativo, gerou prejuízos à gestão que assumiu em janeiro deste ano, conforme ressaltado pelo prefeito.

“O empréstimo feito no final do mandato passado causou um impacto significativo na atual gestão. Com uma administração séria do dinheiro público é possível investir os mesmos R$ 600 mil que estavam previstos no contrato, ao longo de dois anos, e construir uma cidade do futuro, com base no projeto aprovado pela própria CS Mobi”, declarou Abilio.

Leia mais:  Jardim Cuiabá passa por readequações e fluxo das vias do bairro são alteradas; entenda o que muda

O prefeito também afirmou os cuiabanos não se adaptaram ao modelo de estacionamento rotativo implementado pela empresa, o que contribuiu para os problemas de operacionalização do serviço. Além disso, Brunini destacou que as obras propostas pela CS Mobi não oferecem vantagem urbanística ou financeira significativa para Cuiabá, tornando inviável a continuidade do contrato.

Diante do cenário, o prefeito determinou que a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Arsec) realize uma auditoria detalhada no contrato e solicitou à Procuradoria do Município a elaboração de um parecer técnico que avalie a viabilidade e os desdobramentos legais do rompimento.

Para finalizar os trâmites, uma nova reunião será realizada na próxima semana com o objetivo de definir os últimos detalhes para que as partes cheguem a um acordo sobre a forma de encerrar o contrato.

A administração municipal avalia também a possibilidade de reestruturar o modelo de estacionamento rotativo na cidade, sempre priorizando soluções que atendam aos interesses da população.

#ParaCegoVer

A foto mostra uma reunião em andamento em uma sala ampla, com uma mesa comprida de madeira no centro. Sentados à mesa, o prefeito de Cuiabá, representantes da empresa e prefeitura. Sobre a mesa, há microfones, copos de vidro com água e alguns papéis. A imagem transmite um clima formal, de discussão ou planejamento governamental.

Leia mais:  USF Coxipó do Ouro suspende temporariamente atendimentos devido a curto circuito em luminária

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana