Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá limpa mais de 100 km em 12 avenidas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou em agosto uma grande operação de limpeza que alcançou mais de 100 quilômetros de vias da capital. A ação integra o cronograma permanente de manutenção urbana, que busca garantir ruas mais limpas, seguras e bem iluminadas para a população.

Entre os corredores viários contemplados estão algumas das principais avenidas da cidade, como Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil, Palmiro Paes de Barros, Jurumirim, Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Dante Martins de Oliveira (dos Trabalhadores), Jornalista Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), Monte Líbano, Juliano Costa Marques, André Maggi, Contorno Leste e Beira Rio.

Para atender a essa demanda, cerca de 250 colaboradores foram mobilizados, divididos em três frentes de trabalho com atuação diária. Os serviços realizados incluem varrição, capinagem, roçagem, poda de árvores, pintura de meio-fio e manutenção da iluminação pública.

No setor elétrico, as equipes realizaram a substituição de lâmpadas e reparos em equipamentos danificados, como fusíveis, fios de cobre, bocais, braços de iluminação e postes atingidos por acidentes ou quedas. Essas ações têm impacto direto na segurança viária e na qualidade de vida dos moradores.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá aprova 10 pareceres de projetos em sessão ordinária

Além da limpeza e manutenção, a operação também tem caráter preventivo, contribuindo para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante o trabalho, são retirados entulhos, pneus, latas e outros materiais que poderiam acumular água parada.

O reforço contou ainda com o uso de maquinário pesado, como retroescavadeiras hidráulicas, tratores, caminhões tipo bobcat, caçambas e veículos do programa Cata-Treco, que coleta móveis, eletrodomésticos e outros inservíveis descartados irregularmente pela população.

O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou que a iniciativa faz parte de uma estratégia permanente de cuidado com a cidade.
“Nosso compromisso é manter Cuiabá limpa e organizada, oferecendo mais qualidade de vida e segurança para todos. Esse trabalho vai além da estética: ele previne doenças, melhora o tráfego e ajuda a construir uma cidade mais acolhedora. Seguiremos intensificando as operações em todas as regiões, de forma contínua e planejada”, afirmou.

As ações terão sequência nos próximos meses, ampliando o alcance para bairros e comunidades, com a meta de garantir maior eficiência na limpeza urbana.

#PraCegoVer

Leia mais:  Prefeitura premia escolas que se destacaram nos Jogos Estudantis Cuiabanos

A imagem mostra os colaboradores da Limpurb durante força-tarefa de limpeza.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra a gripe e orienta quais documentos levar

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a Influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo áreas urbanas e rurais. A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.

Na estratégia de rotina, fazem parte desse público crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes em qualquer período da gestação, não sendo necessário comprovante formal, e idosos com 60 anos ou mais, mediante apresentação de documento que comprove a idade.

Já os grupos prioritários da estratégia especial incluem pessoas com maior risco de agravamento da doença ou maior exposição ao vírus. Entre eles estão puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente, sendo considerada a autodeclaração no ato da vacinação, e pessoas com doenças crônicas, como doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, além de diabetes, obesidade grave, imunossupressão, transplantados e pessoas com trissomias.

Leia mais:  Mais de 450 famílias já foram beneficiadas pela entrega de filtros de cerâmica em Cuiabá

Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários e dos Correios.

A lista contempla ainda povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional, além de jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Para receber a vacina, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. O cartão do SUS e a carteira de vacinação são recomendados, mas não impedem a imunização caso não estejam em mãos. Nesses casos, os dados podem ser consultados por meio do CPF e, após a aplicação da dose, é fornecido um comprovante para registro posterior.

No caso dos grupos prioritários, também é necessária a comprovação da condição que garante o acesso à dose. Puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento hospitalar. Profissionais precisam comprovar vínculo ativo por meio de crachá, contracheque ou declaração da instituição.

Leia mais:  Câmara vai receber doações para vítimas das chuvas em Cuiabá

Caminhoneiros e trabalhadores do transporte devem apresentar documento que comprove o exercício da função, enquanto profissionais das forças de segurança e integrantes das Forças Armadas devem apresentar documento funcional ou declaração de serviço. Para pessoas com deficiência permanente, a autodeclaração é considerada no momento da vacinação.

Em relação às pessoas com doenças crônicas, a Nota Técnica não especifica um documento obrigatório, mas a comprovação geralmente ocorre por meio de laudos, receitas ou exames médicos que atestem a condição clínica.

A influenza é uma infecção viral altamente transmissível e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção e contribui diretamente para a redução de internações e óbitos.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a ampliação da vacinação para o público geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio de doses pelo Ministério da Saúde. A participação da população no Dia D é considerada essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública de saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana