Diamantino

Prefeitura de Diamantino inicia o Mutirão de limpeza “Diamantino Limpo, Dengue Zero” nos bairros Conceição, São Benedito e Cohab Morumbi

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras e da Secretaria de Saúde, inicia no mês de março o mutirão “Diamantino Limpo, Dengue Zero”, uma ação estratégica voltada ao recolhimento de entulhos e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, reforçando as medidas de prevenção e controle da dengue no município.

Nesta primeira etapa, o mutirão vai ser realizado nos dias 03 a 06 de março nos bairros Conceição, São Benedito e Cohab Morumbi. Durante a ação, estão sendo recolhidos entulhos de construção civil, móveis sem uso, pneus, restos de madeira, recipientes que acumulam água, além de outros materiais descartados irregularmente em quintais e terrenos baldios.

A programação continuará pelos bairros da Ponte, Popino e Progresso, logo após seguirá para os bairros Pedregal e Vale do Sol, finalizando a parte baixa da cidade nos bairros Buriti, Bento Porto e Jardim Primavera conforme cronograma estabelecido pelas equipes técnicas.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Leonildo Costa, destacou o avanço das ações no município.

Leia mais:  Secretaria de Assistência Social realiza mutirão de atendimentos na comunidade Bojuí

“Já realizamos esse mutirão e fizemos o recolhimento de entulhos no Novo Diamantino e agora estamos seguindo para os demais bairros, começando pelo Conceição, São Benedito e Cohab Morumbi.”

A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, ressaltou a importância da mobilização conjunta para a saúde pública.

“Esse mutirão é fundamental para proteger nossa população. A retirada de entulhos e materiais que acumulam água reduz significativamente os criadouros do Aedes Aegypti, diminuindo os casos de dengue, chikungunya e zika.

Ela completou: “Além disso, contribui para evitar a presença de animais e insetos peçonhentos, trazendo mais segurança e qualidade de vida para os moradores.”

Os primeiros bairros a serem atendidos pelo mutirão seguem dados da Vigilância Ambiental, que apontam nessas regiões maior índice de focos do mosquito Aedes Aegypti. A Prefeitura reforça que, enquanto o mutirão acontece de forma estratégica, a limpeza urbana normal continua sendo realizada nos demais bairros do município.

A Prefeitura reforça o pedido para que a população participe da iniciativa, colocando os materiais que estão sem utilidade em frente às residências. O cronograma pode sofrer alterações conforme condições climáticas ou necessidades operacionais, por isso é fundamental que os moradores fiquem atentos aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Diamantino para acompanhar possíveis atualizações e novas divulgações da dengue.

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino e Fundação Getulio Vargas apresentam obras de revitalização do Centro Histórico durante visita técnica

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

Diamantino

Segundo “Dia D” da Campanha Antirrábica vacina mais de 1 mil animais em Diamantino

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (29.08), o segundo “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 na área urbana do município. A ação ocorreu na região do Novo Diamantino e resultou na vacinação de 1.034 cães e gatos.

Com o objetivo de prevenir a raiva e proteger os animais e a população, a vacinação é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade. Durante o Dia D, o atendimento foi realizado nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) UniSaúde, Jardim Alvorada e Bom Jesus, além do bairro Altos da Serra e no pátio da Igreja São Cristóvão.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Lucas Rosa, agradeceu a participação dos tutores e falou sobre a continuidade da campanha.

“Agradecemos a todos os tutores que participaram dos “Dias D” e levaram seus animais para vacinar. Agora, a campanha segue até dia 05 de setembro na zona rural, com as equipes percorrendo comunidades, assentamentos, chácaras, sítios e fazendas.

Ele completou: “Contamos com a participação da população para alcançarmos o maior número possível de cães e gatos e mantermos a vacinação em dia.”

Leia mais:  Durante a campanha Outubro Rosa conheça os serviços de saúde voltados para a mulher

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana