Diamantino

Prefeitura de Diamantino promove palestra sobre direitos e acesso ao salário-maternidade para gestantes do município

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou, na terça-feira (13.05), uma palestra voltada às gestantes atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com orientações sobre os direitos relacionados ao salário-maternidade. A ação aconteceu na sede do CRAS, localizada no bairro Jardim Alvorada.

A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso à informação e garantir que as futuras mães conheçam seus direitos, além de orientá-las sobre como solicitar os benefícios assegurados por lei durante a gestação e após o nascimento do bebê.

Segundo a secretaria de Assistência Social, participaram da atividade seis gestantes acompanhadas pelos serviços da assistência social, além da equipe do programa Criança Feliz, que também recebeu orientações para fortalecer o atendimento e o suporte prestados às famílias do município.

A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, destacou a importância da ação.

“Levar informação às gestantes é uma forma de garantir mais segurança, acolhimento e acesso aos direitos. Nosso compromisso é oferecer apoio e orientação para que essas mães se sintam amparadas durante toda a gestação”, afirmou a secretária.

Leia mais:  ExpoDiamantino 2025 encerra com recorde de público e consolida força econômica e cultural de Diamantino

A palestra foi ministrada pela advogada Dra. Indianara Conti, que destacou que muitas mulheres ainda desconhecem os direitos relacionados ao benefício e explicou que, atualmente, uma única contribuição válida ao INSS antes do parto já pode garantir o acesso ao salário-maternidade.

“As gestantes receberam orientações completas sobre como emitir as guias, realizar a contribuição e fazer o requerimento pelo aplicativo Meu INSS, garantindo mais autonomia e acesso à informação”, ressaltou Dra. Indianara.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

Diamantino

Prefeitura de Diamantino participa de encontro nacional da CNEC voltado ao fortalecimento da educação

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou nos dias 22 e 23 de julho de encontro técnico promovido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O município foi representado pela secretária municipal de Educação, Valéria Neves, e pela assessora pedagógica Anna Rose Borges.

A programação incluiu a participação na 16ª Assembleia Geral da CNEC, que reuniu dirigentes, conselheiros, associados e gestores educacionais de diversas regiões do país para debater temas relacionados à gestão, inovação e desenvolvimento da educação.

Durante a agenda, a comitiva também realizou visitas técnicas a unidades de ensino da CNEC na região Sul, onde conheceu a estrutura das instituições, os processos de gestão escolar, as metodologias pedagógicas e as práticas desenvolvidas no ambiente educacional.

Segundo a secretária de educação, a iniciativa possibilitou o intercâmbio de experiências e o conhecimento de modelos que poderão subsidiar o aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais desenvolvidas no município.

A programação também marcou o anúncio da parceria entre a CNEC e o Município de Diamantino, em razão da reinauguração da unidade da instituição no município, prevista para o dia 28 de julho.

Leia mais:  Saiba como o Conselho Tutelar de Diamantino atua na proteção de crianças e adolescentes

Para a secretária municipal de Educação, Valéria Neves, a participação na agenda reforça o compromisso da administração municipal com a busca permanente por conhecimento e inovação na gestão pública.

“A troca de experiências com instituições que possuem tradição na educação contribui para o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas pelo município. Conhecer diferentes metodologias e modelos de gestão fortalece o planejamento das políticas públicas educacionais e amplia as possibilidades de oferecer um ensino cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da população.”

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Anna Rose Borges, destacou que a visita proporcionou uma importante oportunidade de conhecer experiências educacionais consolidadas, permitindo a troca de conhecimentos e a identificação de práticas que podem contribuir para o fortalecimento da educação no município.

“A CNEC de Nova Petrópolis demonstra um compromisso sólido com a qualidade da educação, aliando tradição, inovação e formação humana. Durante a visita, tivemos a oportunidade de conhecer uma estrutura organizada, metodologias que valorizam o protagonismo dos estudantes e uma gestão integrada com a comunidade escolar.”

Ela ainda acrescentou: “Essa troca de experiências amplia nosso repertório pedagógico e reforça o compromisso da Prefeitura de Diamantino em buscar referências que contribuam para o aperfeiçoamento contínuo da educação pública ofertada à nossa população.”

Leia mais:  Primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, é a nova embaixadora da Campanha McDia Feliz

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana