Diamantino

Prefeitura de Diamantino realiza Percorrida da Bandeira do Divino Espírito Santo

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou entre os dias 19 e 21 de maio a tradicional Percorrida da Bandeira do Divino Espírito Santo. A ação teve início em frente à sede da Prefeitura Municipal e percorreu a Avenida JPF Mendes até o Centro Histórico da cidade, passando por empresas, comércios e residências.

Ao som de cânticos tradicionais e instrumentos que ressoam gerações, o cortejo celebrou a espiritualidade e o legado do povo diamantinense.

Considerada uma das manifestações religiosas e culturais mais tradicionais do município, a Percorrida da Bandeira mantém viva uma tradição centenária em Diamantino. Segundo relatos populares, a celebração acontece há mais de dois séculos, simbolizando a devoção ao Divino Espírito Santo e a preservação das raízes históricas e culturais do povo diamantinense.

O prefeito municipal, Chico Mendes, destacou a importância de manter viva a tradição do Divino Espírito Santo.

“Essa é uma celebração que representa a fé, a união e a história do nosso povo. Preservar essa tradição é valorizar nossa cultura e garantir que as futuras gerações continuem conhecendo e vivenciando as raízes de Diamantino.”

A percorrida foi acompanhada por fiéis, religiosas, devotos, representantes da comunidade, pelo pároco da Paróquia Imaculada Conceição, pelo prefeito e pelo vice-prefeito.

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino intensifica campanha do Março Lilás e reforça prevenção ao câncer do colo do útero

Neste ano de 2026, a Prefeitura de Diamantino, em parceria com a Paróquia Imaculada Conceição, promoveu uma programação especial voltada ao resgate cultural da Celebração do Divino Espírito Santo.

Ao longo do mês de maio, diversas ações religiosas e culturais mobilizaram a comunidade, fortalecendo a fé, incentivando a participação popular e valorizando tradições que fazem parte da identidade histórica e cultural do município.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

Diamantino

IFMT Campus Diamantino abre inscrições para Bacharelado em Agronomia com ingresso em 2027/1

Publicado

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Diamantino está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Bacharelado em Agronomia, com ingresso no primeiro semestre de 2027.

Ao todo, são ofertadas 40 vagas para o curso, que será realizado no período noturno, com duração de 10 semestres. De acordo com a instituição, o curso e o processo de inscrição são totalmente gratuitos, oferecendo aos estudantes a oportunidade de cursar uma graduação em uma instituição pública e federal.

Do total de vagas, 10 são destinadas a candidatos que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com resultados obtidos entre 2010 e 2025, conforme o Edital nº 133/2026. As outras 30 vagas serão preenchidas por meio da análise do Histórico Escolar, de acordo com o Edital nº 134/2026.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de setembro de 2026. Os candidatos devem consultar os respectivos editais e realizar a inscrição pelos canais oficiais do IFMT, clicando aqui.

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino intensifica campanha do Março Lilás e reforça prevenção ao câncer do colo do útero

O diretor do Campus Diamantino, Leandro Curvo, destacou a importância da oferta do curso de Agronomia para ampliar o acesso ao ensino superior no município.

“O curso de Agronomia amplia as oportunidades de acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade em Diamantino, contribuindo para a formação de profissionais em uma área estratégica para o desenvolvimento econômico e produtivo da nossa região.”

O Campus Diamantino reforça que os interessados devem ficar atentos aos prazos e às orientações previstas nos editais para garantir a participação no processo seletivo.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana