Sinop

Prefeitura de Sinop disponibilizará vacina contra influenza em ação itinerante no Machado Supercenter, neste sábado (4)

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde — setor de imunização —, realizará neste sábado (04) uma ação itinerante no Machado Supercenter para atualização da caderneta de vacinação. Serão disponibilizadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização (PNI) e o imunizante contra influenza (gripe). O atendimento será das 8h às 15h30, no estacionamento.

As aplicações do imunizante contra a gripe começaram, oficialmente, hoje (02), às 7h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacina e nos Centros Integrados de Atendimento (CIAs). No entanto, ontem mesmo, as unidades que já haviam recebido o abastecimento das salas de vacina iniciaram as aplicações. Mais de 200 doses já foram aplicadas em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

O objetivo das ações itinerantes é aproximar e facilitar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, como a imunização. Além disso, a vacinação itinerante amplia significativamente a cobertura vacinal no município. O coordenador de imunização, João Breganó, ressalta que a vacinação é o meio mais eficaz no combate às doenças preveníveis.

“A vacina continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenir doenças e evitar complicações decorrentes delas, principalmente neste período de aumento de casos de gripe, que pode levar a complicações como bronquite, pneumonia e bronquiolite em crianças menores de 2 anos. Quando oferecemos esse atendimento em locais de fácil acesso, conseguimos alcançar mais pessoas e garantir que a população fique protegida”, afirmou.

Leia mais:  Prefeito comemora sanção que cria sítios pesqueiros e destaca fomento do turismo para Sinop

Breganó reforça a importância de a população comparecer aos pontos de vacinação e se imunizar. “Pedimos que a população compareça aos locais de vacinação, como UBSs, CIAs e, neste sábado, ao estacionamento do Machado Supercenter, para atualizar a caderneta de vacinação e, no caso do grupo prioritário, receber a dose da vacina contra a gripe”, disse.

A Secretaria de Saúde orienta que, durante a ação, os moradores apresentem documento oficial com foto e a caderneta de vacinação. Entre as vacinas disponíveis estão BCG, hepatite B, penta, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C e ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral, varicela, DTP, hepatite A e HPV.

O Machado Supercenter fica localizado na Rua Alberto Baranjak, nº 505, no bairro São Cristóvão.

Grupo prioritário – Influenza
A vacina contra a influenza (gripe) ainda não está disponível para o público geral. Neste primeiro momento, apenas os grupos prioritários definidos pelo Governo Federal receberão os imunizantes. Segundo a cartilha do Ministério da Saúde, os grupos são definidos da seguinte maneira e ordem de prioridade, considerando a predisposição a complicações graves da doença:

Grupo 1 – Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; e idosos com 60 anos ou mais, comprovado mediante documento pessoal;

Grupo 2 – Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais

Programação das vacinações itinerantes

Confira, abaixo, os dias, horários e locais de cada ação de vacinação neste mês de abril:

• 4 de abril (sábado), das 8h às 15h30: equipe de vacinação no pátio do Machado Supercenter, na região do bairro São Cristóvão;

• 11 de abril (sábado), das 8h às 15h30: ação no pátio do Super Atacado Machado Vitória Régia, na região da Avenida André Maggi;

• 18 e 19 de abril (sábado e domingo), das 14h às 20h: vacinação no Shopping Sinop, localizado na Avenida Alexandre Ferronato, nº 800, no Setor Industrial;

• 25 de abril (sábado), das 8h às 15h30: vacinação itinerante no Residencial Nico Baracat (região da MT-140).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

publicidade

Sinop

Prefeitura de Sinop anuncia Michel Garcia como novo diretor do Procon

Publicado

A Prefeitura de Sinop anunciou nesta semana Michel Garcia como novo diretor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do município. O órgão atua na defesa dos direitos dos consumidores, na orientação sobre as relações de consumo e na mediação de conflitos entre cidadãos e empresas.

Michel Garcia tem 35 anos, é natural de Sinop, formado em Ciências Contábeis e possui pós-graduação em Gestão de Pessoas, Auditoria e Controladoria e Gestão Financeira. À frente do Procon, ele será responsável pela coordenação das atividades do órgão, com atuação nas áreas de atendimento, conciliação, fiscalização e orientação aos consumidores.

O prefeito Roberto Dorner deu as boas-vindas ao novo diretor e desejou sucesso na função. “Desejo sucesso ao Michel Garcia nesta nova etapa à frente do Procon. Tenho confiança de que ele contribuirá com o trabalho da equipe e com o fortalecimento das ações de defesa do consumidor em Sinop”, afirmou.

Michel Garcia agradeceu pela oportunidade de assumir a direção do órgão. “Agradeço ao prefeito Roberto Dorner e ao vice-prefeito Paulinho Abreu por terem me dado essa função de direcionar esse time do Procon nessa parte de coordenação, controladoria, de assessoria, de convênios. Para mim, é uma honra muito grande poder fazer parte desse time da Prefeitura de Sinop. Eu estou aqui para somar e poder ajudar todo mundo no que for preciso, tanto da parte empresarial como da parte física, nas partes de conciliações, assessoria e tudo o que envolve o Procon hoje. Vou assegurar que seja da melhor forma possível”, disse.

Leia mais:  Após 25 anos, Sinop volta a sediar etapa estadual dos Jogos Estudantis e recebe 1,2 mil atletas de Mato Grosso

O novo diretor também destacou o trabalho já realizado pela equipe do Procon e a importância de conhecer as demandas atuais antes de definir as próximas ações. “A gente sabe que o Procon hoje já caminha sozinho e se destaca no norte de Mato Grosso em excelência de processos e conciliações. No momento, vou chamar a equipe, vou conversar com cada um, entender como é que estão as demandas do Procon, entender como é que estão os processos, em que pé que estão, e para a gente poder seguir um caminho a partir daí”, explicou.

Atuação do Procon

O Procon municipal atua para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Entre as atribuições do órgão está o recebimento de reclamações individuais e coletivas, além da abertura de processos administrativos e da realização de audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores.

O órgão também oferece orientações gratuitas sobre direitos e deveres nas relações de consumo. O atendimento abrange situações como problemas com compras, cobranças indevidas, contratos, produtos com defeito e serviços financeiros.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais

Outra frente de atuação é a fiscalização do comércio local. O Procon apura possíveis infrações à legislação de defesa do consumidor e pode aplicar as penalidades administrativas previstas em lei quando constata irregularidades.

Além disso, o órgão promove ações de educação para o consumo, com orientações sobre educação financeira, prevenção ao endividamento e cuidados contra golpes virtuais. O trabalho busca ampliar o acesso da população à informação e contribuir para relações de consumo mais equilibradas.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana