Sinop

Prefeitura de Sinop promove palestra de conscientização às servidoras sobre violência contra a mulher

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Administração e Modernização e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), realiza rodadas de palestras, às servidoras públicas municipais, sobre a conscientização para o combate à violência contra a mulher. A agenda iniciou no auditório da Secretaria de Administração na manhã de hoje (26). O mesmo evento aconteceu no dia 19 com outro grupo de mulheres do funcionalismo público e se estenderá para novas datas e horários, abrangendo outras secretarias municipais.

Com o tema “Conhecer para Proteger”, o encontro aborda, de forma prática, temas fundamentais como os direitos da mulher, a Lei Maria da Penha e o funcionamento dos canais de denúncia e acolhimento em nossa região. O foco é capacitar as servidoras para identificar sinais de violência e saber exatamente como agir para ajudar quem precisa.

A coordenadora da CPPM, Professora Branca, reforçou que essa é mais uma ação das inúmeras que estão sendo realizadas em Sinop. “Estamos, desde que lançamos a Campanha ‘Amor não Causa Dor’, trabalhando incansavelmente contra a violência às nossas mulheres. Intensificamos as ações no mês de março, para além do dia 8, que é o dia que lembra a luta das mulheres. Estamos com ações em praticamente todas as secretarias, nas escolas, falando sobre esse tema que é um apelo para todas as famílias”, apontou.

Leia mais:  Prefeitura entrega praça construída em parceria com MP, entidade e iniciativa privada

Eliane dos Santos, palestrante e presidente da Rede de Enfrentamento em Sinop, detalhou o objetivo e os assuntos abordados. “Temos trabalhado, em espaços públicos e privados, como valorizar uma mulher. Nós temos tantos casos de feminicídio, violação dos seus direitos. Um exemplo disso é mulheres que, às vezes, ganham salários menores que dos homens desenvolvendo a mesma função. Em pleno século 21, ainda nos deparamos com diminuição, discriminação e inferiorização da mulher”, explicou.

A palestrante ainda acrescentou temas delicados que precisam ser abordados. “Precisamos falar do feminicídio, dos tipos de violência, além da desconstrução de uma cultura machista e patriarcal a qual é necessário todos nós, enquanto sociedade, fazermos em nossas casas, trabalho e na sociedade de um modo geral. Feminicídio zero, esse é o nosso objetivo”, acrescentou Eliane.

A servidora pública que atua na Recepção e Protocolo da Secretaria de Administração, Edilene Fogo, participou da palestra e parabenizou a iniciativa. “Eu achei muito interessante porque tem muitas coisas que foram abordadas na palestra que nós não sabíamos. Ali ficou tudo muito bem explicado e, às vezes, pode não acontecer comigo, mas pode acontecer com uma colega de trabalho e, sendo orientado através da palestra, eu poderei ajudar uma colega, amiga ou conhecida próxima a mim”, declarou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Setorial do Turismo de Pesca

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

publicidade

Sinop

Prefeitura de Sinop abre período de cadastro para ambulantes comercializarem no Dia de Finados

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, responsável pela organização dos espaços públicos, abriu a partir de hoje (08) o período de cadastro de ambulantes que têm interesse em comercializar no Cemitério Municipal Santo Antônio, durante o Dia de Finados.

As inscrições seguem até o dia 27 de outubro e devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, na sede da Prefeitura de Sinop, localizada na avenida das Embaúbas, nº 1.386, Centro. As inscrições serão apenas presenciais.

A comercialização dos produtos será autorizada nos dias 31 de outubro, 1º e 2º de novembro, período de maior movimentação de pessoas no entorno do cemitério em razão das celebrações do Dia de Finados.

Os espaços destinados aos ambulantes terão tamanho padrão de 3 metros por 3 metros. A definição dos locais será feita por meio de sorteio, marcado para o dia 27 de outubro, às 9h, no auditório da Escola de Governo (Secretaria de Administração) entre os interessados que tiverem realizado o cadastro dentro do prazo.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop realiza mutirão de atendimentos no NAE nesta sexta-feira (1º)

A organização e estruturação do espaço utilizado para a comercialização, incluindo a instalação de tendas, ficará sob responsabilidade do ambulante cadastrado.

Organização para o Dia de Finados

A medida integra o planejamento da Prefeitura de Sinop para organizar o fluxo e a utilização da área externa do Cemitério Municipal durante o período de Finados, quando o local recebe um número maior de visitantes.

A orientação é para que os interessados realizem o cadastro dentro do prazo estabelecido e acompanhem as informações referentes ao sorteio dos espaços, garantindo maior organização para a atividade comercial durante os dias de visitação.

A Prefeitura orienta os familiares que pretendem realizar obras, reformas ou intervenções nos túmulos a concluírem os trabalhos até o dia 24 de outubro, conforme o prazo estabelecido para a organização do cemitério antes do feriado.

Local de Cadastramento:
Prefeitura de Sinop (Paço Municipal)
Endereço: Av. das Embaúbas, n. 1.386, Centro
Horário de atendimento: 7h30 às 12h30

Local do Sorteio:
Auditório da Escola de Governo
Endereço: ao lado do Prefeitura de Sinop – Rua das Avencas, n. 1.481 – Centro
Data e horário: terça-feira, 27 de outubro às 9h
 

Leia mais:  Prefeitura de Sinop realiza vacinação no Super Atacado Machado Vitória Régia neste sábado (14)

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana