Cuiabá

Prefeitura discute com TCE desafios financeiros e ampliação da rede de assistência em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, em conjunto com a Procuradoria Geral do Município, participou nesta segunda-feira (22), de uma reunião com o conselheiro Guilherme Maluf, presidente da Comissão Permanente de Assistência Social do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, para discutir os desafios enfrentados por Cuiabá e Várzea Grande diante do aumento da demanda por atendimentos sociais e da necessidade de fortalecimento do financiamento das políticas públicas voltadas à população em vulnerabilidade.

Representando a Prefeitura de Cuiabá, participaram do encontro a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, além do procurador-geral Luiz Junior e do procurador Gustavo Coutinho. Também estiveram presentes representantes da assistência social de Várzea Grande, incluindo gestores e equipes técnicas. O presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo também participou do encontro.

A reunião teve como foco principal a construção de um diagnóstico detalhado sobre a realidade social enfrentada pelos dois municípios, especialmente em razão da pressão crescente sobre os serviços socioassistenciais. Cuiabá e Várzea Grande concentram demandas de moradores locais, de municípios do interior e também de pessoas vindas de outros estados em busca de oportunidades.

Leia mais:  Campanha "Bullyng - Acabou Aqui" é lançada nas escolas de Cuiabá

No primeiro trimestre de 2026, os dados da Vigilância Socioassistencial evidenciaram a dimensão dessa demanda em Cuiabá. Somente os CRAS registraram 39.490 atendimentos individualizados. O Cadastro Único somou 11.507 atendimentos entre atualizações e inclusões, enquanto 1.650 famílias e indivíduos permaneceram em acompanhamento pelo PAIF.

Na proteção especial, os CREAS realizaram 1.904 atendimentos. Já o Centro POP contabilizou 6.908 atendimentos prestados a 1.304 pessoas em situação de rua, sendo 64,6% migrantes. As unidades de acolhimento para adultos e famílias atenderam 593 pessoas, com 1.128 registros de acolhimento.

Segundo Hélida Vilela, o encontro representou um avanço importante para o fortalecimento da assistência social nos municípios. “A criação de uma mesa técnica demonstra que o objetivo é construir soluções concretas para Cuiabá e Várzea Grande. Não se trata de impor novas demandas aos municípios, mas de auxiliar na busca por um financiamento perene e suficiente para garantir a continuidade e o fortalecimento da política de assistência social”, destacou.

De acordo com a secretária, o diagnóstico será elaborado por técnicos do TCE para identificar as necessidades específicas de cada município e subsidiar futuras tratativas junto ao Estado e à União, incluindo a discussão sobre ampliação do cofinanciamento e possíveis aportes extraordinários.

Leia mais:  Secretaria de Cultura realiza 4ª edição de feira com gastronomia, artesanato e música

Durante a reunião, também foi debatida a necessidade de inserir a assistência social no planejamento estratégico de longo prazo de Mato Grosso, considerando o crescimento populacional e o aumento das vulnerabilidades sociais nas cidades-polo do estado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Arraiá do CCI Aideê Pereira reúne idosos e familiares em manhã de confraternização

Publicado

O clima junino tomou conta do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aideê Pereira do Nascimento, no bairro Novo Horizonte. Com café da manhã, quadrilha, bingo, música ao vivo, homenagem aos aniversariantes do mês e almoço de confraternização, o tradicional Arraiá reuniu idosos, familiares e servidores em um momento de lazer, integração e valorização da cultura popular, na manhã desta terça-feira (30).

A secretária-adjunta de Direitos Humanos de Cuiabá, Vilmara da Silva Vidica, conhecida como Bombom, destacou que a celebração vai muito além da diversão e fortalece os vínculos entre os participantes. “O Arraiá do Aideê é uma comemoração importante, tanto para a unidade quanto para os idosos. É um momento de integração e socialização, em que eles conseguem interagir, dançar e conviver. É uma festa linda, muito bem organizada e com grande participação. É uma verdadeira confraternização”, afirmou Bombom.

A aposentada Jacy da Silva, de 63 anos, foi uma das participantes que chamaram a atenção ao se vestir de noiva para a quadrilha. Frequentadora da unidade, ela conta que o CCI transformou sua rotina. “É muito divertido para a gente. Não é porque estamos na terceira idade que não temos mais condições de participar das coisas. É muito gratificante fazer parte daqui. Antes eu ficava em casa, travada, e comecei a participar do CCI. Hoje não sinto dores, graças aos funcionários que cuidam tão bem da gente. Aqui é uma família. Essa brincadeira é uma terapia para a alma e para a mente. Eu sou muito feliz aqui.”

Leia mais:  Curso de tênis em cadeira de rodas capacita profissionais e reforça inclusão no esporte em Cuiabá

O professor de educação física Pedro, conhecido como Pedrão, ressaltou que o CCI oferece atividades permanentes para promover qualidade de vida aos idosos e que o arraiá representa um dos momentos mais aguardados do ano. “Sou suspeito para falar da minha unidade. Toda terça-feira realizamos o bailão e, hoje, unimos essa programação com a nossa festa cultural e a comemoração dos aniversariantes do mês. Atendemos diariamente cerca de 80 a 90 idosos, com atividades como ginástica, musculação, grupo de tricô e também o grupo de siriri.”

A presença dos familiares também marcou a festa. Talita Maria acompanhou o avô, Juracy Bonfim, de 89 anos, frequentador assíduo da unidade, ao lado da tia e do bisneto. Segundo ela, momentos como esse aproximam as famílias e estimulam ainda mais a participação dos idosos.

“Eu acho muito bacana reunir todos eles. É um momento diferente da rotina, de lazer, descontração e mobilidade. Trazer a família também é muito importante. Meu avô gosta muito daqui, vem praticamente todos os dias e sempre fala que os exercícios fazem muito bem para ele”, afirmou Talita.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá concentra sessões às terças a partir do dia 20

Há quase dois anos participando das atividades do CCI, Sueli dos Anjos, de 62 anos, afirma que encontrou na unidade um incentivo para manter a saúde e a disposição. “Está sendo maravilhoso. Essas atividades ajudam a trabalhar o corpo e fazem muito bem para a gente. Em dezembro completo dois anos participando e só tenho a agradecer.”

A animação da festa ficou por conta da dupla Eduardo Braga e Ketylen Reis, que embalou o público com muito forró durante toda a manhã. A programação faz parte do calendário dos Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá e será realizada em todas as unidades.

No CCI Padre Firmo Pinto Duarte, o Arraiá será realizado na próxima quarta-feira (8). No CCI Maria Ignês, a festa acontecerá na sexta-feira (10). Já no CCI João Guerreiro, o evento será realizado no dia 30 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana