Sinop

Prefeitura e Sicoob Norte MT realizam plantio de 2 mil mudas de árvores em Sinop

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou parceria com o Sicoob Norte MT para o plantio de 2 mil mudas de árvores no canteiro central da Avenida Bruno Martini, entre o bairro Aquarela das Artes e a Via Nino Gianotti (que dá acesso ao Aeroporto Municipal de Sinop).

A espécie escolhida para o plantio foi o Mogno Africano, em alusão à história da antiga Avenida dos Mognos (que hoje recebe o nome de Avenida Governador Júlio Campos). Conforme explicou o secretário de Meio Ambiente, Klayton Gonçalves, além da homenagem ao contexto histórico da fundação de Sinop, o Mogno Africano foi selecionado por não atrair fauna (pássaros) que pudesse interferir na operação do aeroporto.

“O Sicoob Norte MT nos procurou, eles que já são parceiros de outros projetos de arborização na cidade. E, nessa ação ambiental, coincidiu com o desejo do nosso prefeito Roberto Dorner de arborizar essa avenida – que antigamente, lá na sua origem no centro de Sinop, levava o nome de ‘Avenida dos Mognos’ – com 2 mil Mognos Africanos. Essa é uma ação que, com certeza, vai ficar para nossos filhos, nossos netos”, explicou Klayton.

O secretário ainda acrescentou que o plantio foi realizado de forma estratégica, dentro do canteiro central. “De acordo com os planos de mobilidade que o município pode desenvolver futuramente, seja uma ciclovia ou outra proposta neste canteiro central, será cercada por árvores grandes, que vão embelezar, trazer qualidade de vida e um meio ambiente mais sustentável para o nosso município”, pontuou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop registra 1,6 mil atendimentos no "Saúde no Seu Bairro" da EMEB Ivete Dorner

Paulinho Abreu, vice-prefeito de Sinop, acompanhou o plantio e comemorou a parceria. “Além da primeira avenida ter se chamado ‘Avenida dos Mognos’, essa é uma madeira bem tradicional na região. A Prefeitura, em parceria com entidades sérias e comprometidas como o Sicoob, vem fazendo esse trabalho em avenidas nobres da nossa cidade, para fazer sombra, trazer qualidade de vida e confirmar o compromisso ambiental com árvores que serão orgulho para os cidadãos sinopenses”, destacou.

Norival Curado, presidente do Sicoob Norte MT, reforçou que esta não é a primeira vez que a instituição contribui para a arborização de Sinop. “Somos parceiros da sociedade. Há quatro anos iniciamos essa parceria com a Prefeitura. Já temos duas grandes avenidas arborizadas e essa aqui é a principal entrada de Sinop, saindo do aeroporto. Hoje estamos aqui, fazendo essa entrega com nossos parceiros, colaboradores e com a Prefeitura. Estamos fazendo o dever de estar junto com a sociedade, pois não é só cobrar ou indicar falhas, estamos dispostos a estar juntos e fazer a nossa parte”, destacou Curado.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop realiza visitas domiciliares no Residencial Nico Baracat para combater arboviroses

Conforme explicou o diretor comercial do Sicoob Norte MT, Márcio Nascimento, a instituição se destaca por se preocupar com ações sociais e ambientais. “Além de ser uma instituição financeira, com todos os produtos e serviços que uma instituição tradicional possui, o Sicoob Norte MT também tem uma preocupação ambiental e social. Dentro da nossa sede temos um departamento voltado à sustentabilidade, com ações de conscientização em escolas e investimentos no social e na sustentabilidade. Então temos esse diferencial em relação a outras instituições tradicionais, valorizando esses aspectos e entregando ações concretas para a sociedade”, informou.

A partir do plantio, concluído na última sexta-feira (13), cabe à equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos o cultivo, os cuidados e o desenvolvimento das árvores.

Plantio de Ipês
Além das 2 mil mudas de Mognos Africanos, a Prefeitura de Sinop realizou o plantio de 32 ipês na rotatória da Avenida Bruno Martini com a Via Nino Gianotti, como ação complementar de arborização e embelezamento da chegada a Sinop (para quem chega pelo aeroporto ou pela MT-222).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Copa Paulinho Pará encerra disputas com finais de três categorias em Sinop

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, encerrou, na tarde do último sábado (22), mais uma edição da Copa Paulinho Pará de Futebol Sete. As finais foram disputadas no complexo esportivo do Ginásio Olímpico José Carlos Pasa e definiram os campeões das três categorias da competição: Master, Feminino Adulto e Masculino Adulto.

A edição deste ano registrou recorde de inscrições. Foram 57 equipes no Masculino Adulto, mais de 16 no Feminino Adulto e 6 na categoria Master, novidade incorporada à competição para atender a uma demanda dos próprios atletas.

O responsável técnico da Diretoria de Esportes, Patrício Souza, destacou a participação das equipes e a consolidação da Copa Paulinho Pará no calendário esportivo do município. “Foi um grande sucesso. É uma copa tradicional do município de Sinop, composta por três categorias: masculino, feminino e a categoria nova que estamos trazendo, que é a Master. É uma categoria que o pessoal pedia muito e hoje trouxemos. É Sinop respirando o esporte, o futebol sete, engrandecendo o esporte do nosso município”, afirmou.

Na categoria Master, destinada aos atletas acima de 40 anos, o título ficou com a equipe Safra/Sinocar, que venceu a Hartmann na decisão. Autor de dois gols na final, Betinho Pereira comemorou a conquista e ressaltou a importância da criação da categoria para manter os atletas veteranos em atividade. “Foi um jogo truncado, duas equipes que se conhecem. Graças a Deus fomos coroados com a vitória, fiz esses dois gols e ajudei minha equipe. Há quantos anos estou nessa peleia, no ‘amadorzão’. Os veteranos não pararam e estamos aí. Cada vez o nível aumenta mais e nós seguimos dando alegria”, comentou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop registra 1,6 mil atendimentos no "Saúde no Seu Bairro" da EMEB Ivete Dorner

Betinho, que também levou o troféu de artilheiro da competição, também destacou o significado especial da competição, que homenageia Paulinho Pará, nome que marcou o futebol de Sinop e de Mato Grosso. “É uma homenagem a um grande amigo meu que perdemos. Sempre participei e, enquanto tiver perna, vou participar, porque é uma competição sadia. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa de realizar um campeonato homenageando um baluarte do futebol mato-grossense, que é o Paulinho”, acrescentou.

Na categoria Master – que abriu os jogos das decisões – o troféu de goleiro menos vazado ficou com Stefanelli, também da equipe Safra/Sinocar.

Pela equipe Hartmann, vice-campeã da categoria Master, Wagner Silva avaliou o equilíbrio da decisão. “A gente começou um pouco abaixo na partida, depois foi entrando no jogo. Tivemos muitas oportunidades para empatar e talvez virar, mas, no detalhe, eles fizeram o segundo. As duas equipes fizeram uma boa partida, um jogo digno de uma final”, avaliou.

O atleta também ressaltou a relevância da homenagem prestada pela competição. “Esse é um campeonato de grande importância, até em homenagem ao Paulinho Pará, ex-grande jogador de Sinop. Foi uma grande final, com dois times de ótima qualidade. Parabéns ao Safra, que saiu campeão. Agora, a expectativa é para os Jogos Olímpicos e buscar o título”, completou.

Leia mais:  Operação Lei Seca resulta em 14 autuações por embriaguez ao volante e 56 veículos removidos em Sinop

No Feminino Adulto, a Assif conquistou o título diante do Anjos do Norte, que ficou com o vice-campeonato. Já no Masculino Adulto, a equipe 4Rodas sagrou-se campeã, enquanto o Sem Fundamento/Sinocar encerrou a competição como vice-campeão.

A Copa Paulinho Pará – que contou com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Sinop no YouTube – integra o calendário esportivo do município e, além de incentivar a prática esportiva e proporcionar competição às equipes locais, preserva a memória de Paulinho Pará e sua contribuição para o futebol sinopense.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana