Cuiabá

Prefeitura entrega praça no bairro Jardim Tropical em homenagem a Carmine Espósito 

Publicado

A Prefeitura de de Cuiabá, por meio do gestor, Emanuel Pinheiro, entregou a ‘Praça Carmine Espósito’, no bairro Jardim Tropical, na noite desta sexta-feira (2). Popularmente conhecida como ‘Praça do Italiano’, o espaço de lazer faz parte de um compromisso assumido pelo gestor em 2019 quando, após uma visita na comunidade, assegurou a execução da revitalização completa da área situada entre as avenidas Europa e Itália.

O novo nome atribuído ao local, busca homenagear Carmine Espósito, que era comerciante, um dos fundadores do bairro e esposo de Lisette Maria Pinheiro de Porto, irmã caçula do pai do prefeito.

“Eu fico muito feliz e honrado em estar aqui hoje para essa homenagem, essa praça é a cara do seo Carmine, e eu fico bastante emocionado em poder entregar esse espaço totalmente revitalizado, um espaço que vai atender a população com mais qualidade de vida e também tornar a nossa cidade ainda mais bonita e humanizada”, disse o gestor.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente José Roberto Stopa, que esteve ao lado do prefeito desde a primeira visita no local, e de João Hauer, que além de diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, é um dos ‘braço-direito’ do gestor no que diz respeito a prestação de serviços públicos.

Leia mais:  Secretaria Adjunta de Inclusão passa a atender em novo endereço; veja serviços

O homenagem acontece há exatos 4 anos depois de sua entrega oficial, realizada no dia 2 de agosto de 2020.

O espaço revitalizado conta com quadra poliesportiva, parquinho para crianças, academia ao ar livre e um ambiente arborizado.

A Limpurb realizou a restauração da área, incluindo a pintura dos equipamentos e a manutenção da iluminação pública, que agora conta com luminárias de LED.

Além disso, foi realizada toda a pavimentação asfáltica no entorno do espaço, por meio da Secretaria de Obras.

Na ocasião, o prefeito ainda agradeceu ao vereador Lilo Pinheiro, responsável pelo requerimento de renomeação da praça.

O italiano

Carmine Espósito nasceu em 16 de junho de 1934, na comunidade de Sarno, província de Salerno, na Itália. Chegou a Cuiabá em 1959 e se casou com Lysette Maria Pinheiro Espósito em 22 de julho de 1961. O casal teve cinco filhos. Espósito atuou no ramo do comércio alimentício e foi proprietário do “Cine Teatro Nápoles”, no Coxipó da Ponte.

O comerciante viveu por mais de vinte anos no bairro Jardim Tropical, onde plantou a maioria das árvores da praça e tinha um grande apreço pela quadra poliesportiva do local.

Leia mais:  Câmara promove homenagem a mais de 300 mulheres que fazem a diferença na capital

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Dívidas municipais? Cuiabá lança Mutirão Fiscal com até 95% de desconto e parcelamento em 48x

Publicado

Contribuintes de Cuiabá podem aproveitar o Mutirão Fiscal para regularizar débitos com descontos de até 95% sobre juros de mora e multa no pagamento à vista. A iniciativa também permite o parcelamento de débitos tributários em até 48 meses, com percentuais de desconto definidos conforme o número de parcelas.

O maior abatimento é destinado aos pagamentos à vista, desde que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício corrente também seja quitado nessa modalidade. Nos demais casos de pagamento integral, o desconto é de 90% sobre juros e multas.

A negociação contempla débitos do IPTU, do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e taxas municipais, além de débitos não tributários, como multas aplicadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), pelo Procon Municipal e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O procurador-geral do município, Luiz Antônio Araújo Júnior, explica que a proposta é ampliar as possibilidades para que os contribuintes regularizem sua situação fiscal de acordo com sua capacidade de pagamento.

Leia mais:  Procurador Geral do Município prestigia posse do desembargador Ricardo Almeida

“O principal objetivo é oportunizar ao contribuinte a quitação dos débitos com descontos nos juros e na multa, inclusive de forma parcelada, para que possa regularizar sua situação de maneira mais facilitada e programada”, disse.

Para os débitos tributários, os descontos variam conforme o prazo escolhido. O contribuinte que optar pelo parcelamento entre 2 e 12 parcelas terá redução de 60% nos encargos. Para acordos de 13 a 24 parcelas, o desconto é de 50%; de 25 a 36 parcelas, 40%; e de 37 a 48 parcelas, 30%.

No caso dos débitos não tributários, o desconto chega a 50% sobre o valor da penalidade para pagamento à vista. Para quem escolher o parcelamento entre 2 e 48 meses, a redução varia de 10% a 35%.

Para os contribuintes, o Mutirão Fiscal representa uma oportunidade de regularização com diferentes condições de pagamento. Para o município, a medida contribui para a recuperação de créditos e a redução da judicialização das cobranças.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana