Cidades

Prefeitura promove hoje (23) palestra com Guilherme Quintela para atualização do projeto Ferrogrão

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promove, hoje (23), a palestra com o criador do projeto da Ferrogrão, Guilherme Quintella, para atualização do projeto original. O evento é aberto ao público e será às 17h, no plenário Jorge Abreu, da Câmara Municipal de Vereadores, localizada na avenida das Figueiras, nº 1.835, Centro.

O evento tem como objetivo, expor, aos Poderes Executivo e Legislativo, bem como aos empresários do setor produtivo de grãos e sociedade em geral, como está o andamento do processo de implantação da linha que interligará o escoamento da produção de Mato Grosso, de Sinop ao porto de Miritituba (PA), após as decisões judiciais do Superior Tribunal Federal (STF) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Quintela é o responsável pela criação do projeto que irá impulsionar o escoamento e a economia de Sinop e região, no norte do estado de Mato Grosso. O objetivo é nos atualizar sobre o andamento do processo de implantação das linhas da Ferrogrão, após essas decisões judiciais. É de total interesse nosso que essa ferrovia seja autorizada e implantada, para que a região norte de Mato Grosso se desenvolva, economicamente falando, e melhore o escoamento dos nossos grãos, aumentando valor sobre os produtos que produzimos aqui”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini.  

Leia mais:  Prefeitura intensifica serviços de zeladoria em diversos bairros de Várzea Grande

A Ferrogrão ou tecnicamente chamada de EF-170, transportará, pelos seus 933 km de trilhos, soja, farelo de soja e milho, principalmente. A estimativa é de que sejam transportadas mais de 20 milhões de toneladas de cargas no início da operação, prevista para 2030, e de cerca 50 milhões de toneladas ao final do período de 69 anos de concessão. O empreendimento terá arrecadação tributária de R$ 625 milhões e de R$5,3 bilhões com a operação, com geração de mais de 300 mil empregos.

Apoio à Ferrogrão

Em 2021, a Prefeitura de Sinop, em conjunto com as prefeituras da região, promoveu um grande evento de apoio a liberação do projeto da Ferrogrão. Na época, o evento foi realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira, com a presença de Tarcísio Gomes Freitas, que, na época, comandava o Ministério da Infraestrutura. Na análise dele, a Ferrogrão é um projeto transformador da logística do Brasil.

“Não tem nada que vai transformar mais a logística do Brasil do que o projeto da Ferrogrão. Vamos aumentar a participação do transporte ferroviário, privilegiando o modo de transporte menos poluente, significa redução do tempo de viagem e no custo de transporte de cargas. A ferrogrão vai promover competição, com um sistema que virá com o aumento do transporte ferroviário e possibilidade de acessar portos e mais logística exportadora e competitiva”, explicou Tarcísio.

Leia mais:  Prefeitura realiza mutirão de vacinação no Nico Baracat, amanhã (26)

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Várzea Grande realizada mais uma etapa do mutirão e 800 pacientes sairão da fila de espera

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou hoje (25) e segue até o dia 29 de maio com mais uma etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas, voltado especialmente para casos de pterígio e catarata (faco). Cerca de 800 pacientes deverão ser atendidos e retirados da fila de espera pelos procedimentos.

Conforme levantamento da Superintendência de Avaliação, Controle e Regulação, nesta etapa do programa Fila Zero serão realizadas 177 cirurgias de catarata e 642 de pterígio.

Como explica a secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, os pacientes já estão regulados pelo Município e aguardavam pelos procedimentos. “Eles passarão por consulta médica de avaliação e já sairão com a cirurgia agendada. Há pacientes que inclusive já estão realizando as cirurgias. Todos os atendimentos serão feitos na rede privada credenciada ao Sistema Único de Saúde de Várzea Grande e ao programa Fila Zero”, afirmou.

Os parceiros credenciados da rede privada estão entrando em contato com os pacientes para agendar as datas dos procedimentos. Algumas unidades, inclusive, estão realizando cirurgias aos sábados. No último sábado (23), por exemplo, foram realizadas 62 cirurgias em pacientes que foram prontamente localizados pelas empresas.

Leia mais:  Mais de 40 toneladas de lixo são retiradas da região do Ipase

“É uma ação com o objetivo de ampliar o acesso da população a procedimentos específicos, reduzindo a fila e as demandas reprimidas”, reforçou Valéria. A maior parte dos 800 pacientes está na fila de espera há menos de um ano, sendo pacientes cadastrados entre 2025 e 2026.

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destacou que a adesão ao programa estadual Fila Zero foi uma das primeiras medidas adotadas por sua gestão, há pouco mais de um ano, e ressaltou os resultados positivos da iniciativa.

“Foi a primeira vez que Várzea Grande aderiu ao Fila Zero, e esse programa ajudou muito no atendimento de pacientes que até o ano passado aguardavam há dois, três, cinco e até dez anos por cirurgias. No caso desta ação específica, voltada à saúde ocular da população, estamos ofertando procedimentos relativamente simples, mas que trazem enorme qualidade de vida para quem precisa. Poder enxergar de forma nítida não tem preço. Nossa meta é garantir dignidade, independência e qualidade de vida aos várzea-grandenses. A cirurgia de catarata é simples, mas transforma vidas”, declarou a prefeita.

Leia mais:  Prefeitura intensifica serviços de zeladoria em diversos bairros de Várzea Grande

CATARATA E PTERÍGIO – A principal diferença entre as duas condições está na localização do problema no olho.

O pterígio é o crescimento de uma membrana, conhecida popularmente como “carninha”, na parte branca do olho, avançando em direção à córnea. Trata-se de uma alteração na superfície externa do olho.

Já a catarata é uma alteração interna. Ela ocorre quando o cristalino, lente natural do olho, torna-se opaco, deixando a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando através de um vidro sujo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana