Rondonópolis

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2026 e PPA 2026-2029

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, realiza no dia 25 de agosto, às 8h30, no Auditório do Paço Municipal, uma audiência pública para apresentar e discutir com a população o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 e do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

A LDO define as metas e prioridades do município para o ano seguinte, orienta a elaboração do orçamento, estabelece parâmetros para a alocação de recursos, dispõe sobre alterações na legislação tributária e fixa regras para a execução do orçamento fiscal e de seguridade social.

E, o PPA é o instrumento que organiza as diretrizes, objetivos e metas do governo para um período de quatro anos, abrangendo todas as ações que utilizam recursos públicos. Elaborado no primeiro ano de cada mandato, o plano contempla investimentos e despesas continuadas, servindo de base para os orçamentos anuais.

Após a audiência, os projetos da LDO 2026 e do PPA 2026-2029 serão encaminhados à Câmara Municipal até 30 de agosto para análise e votação. Na sequência, será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, que terá nova audiência pública prevista para 30 de setembro antes de seguir para o Legislativo.

Leia mais:  Câmara de Rondonópolis fecha o ano com aprovação popular, ações nos bairros e selo histórico de transparência

A secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, reforça a importância da presença popular no evento.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário

Publicado

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam a contar com mais um importante instrumento de garantia de direitos. Foi sancionada a lei de Nº 14873/2026 de autoria do vereador Adonias Fernandes que institui a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico no município. A nova legislação tem como objetivo proporcionar mais dignidade, respeito e agilidade no atendimento às pessoas que enfrentam o tratamento contra o câncer, assegurando a identificação rápida dos pacientes e facilitando o acesso aos serviços públicos municipais. Com a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico, os beneficiários terão direito à prioridade no atendimento nos serviços públicos municipais, prioridade no acesso a programas e serviços de saúde, atendimento preferencial em repartições públicas e facilitação no acesso ao transporte público, conforme regulamentação do Poder Executivo. A emissão do documento será gratuita e deverá ser realizada pelo órgão competente da Prefeitura de Rondonópolis. Para solicitar a carteira, o paciente deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo médico que comprove o diagnóstico oncológico. A validade da carteira será de até três anos, podendo ser renovada mediante nova comprovação médica. Para o vereador Adonias Fernandes, a medida representa um avanço importante na política de humanização da saúde pública municipal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente pelos pacientes oncológicos. Muitas vezes, os tratamentos são desgastantes e exigem deslocamentos constantes, longas esperas e acompanhamento médico frequente. Esta carteira é uma forma de reconhecer essa realidade e garantir mais respeito, acolhimento e prioridade a quem está lutando pela vida”, destacou o parlamentar. A nova lei reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, da inclusão e da proteção dos direitos das pessoas em tratamento contra o câncer, beneficiando centenas de famílias rondonopolitanas. A regulamentação da norma será realizada pelo Poder Executivo, que definirá os procedimentos para emissão e utilização da carteira em todo o município.

Leia mais:  Município vai organizar, modernizar e aumentar vagas na região central

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana