Mato Grosso

Presidente da AMM participa de café da manhã com jornalistas e apresenta balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Publicado

Cerca de 50 jornalistas de vários veículos de comunicação participaram, nesta terça-feira (30) de um café da manhã na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O evento, organizado pela Coordenadoria de Comunicação, foi realizado para fortalecer o relacionamento com a imprensa e apresentar um balanço dos primeiros 100 dias da atual gestão (2024/2026).

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, agradeceu a presença e o apoio dos profissionais na divulgação das atividades desenvolvidas pela instituição, que no dia 4 de maio completa 41 anos de fundação. “Este é o primeiro encontro de uma série que faremos durante a nossa gestão, pois reconhecemos a importância da imprensa para a difusão de informação, para a defesa dos valores democráticos e da pluralidade de ideias”, assinalou.

Na ocasião, Bortolin apresentou os principais resultados dos primeiros meses de gestão,  com destaque para o fortalecimento da parceria com os poderes constituídos e diversas instituições para  ampliar a atuação da AMM no atendimento aos municípios.

Nesse período a instituição também investiu na realização de seminários técnicos para capacitar gestores e equipes, lançou  o programa AMM Itinerante que está percorrendo os polos de Mato Grosso levando orientação técnica para que as prefeituras  não percam recursos nem oportunidades por falta de informação.

Leia mais:  Incêndio em terreno com acúmulo de materiais é controlado pelo Corpo de Bombeiros

A refiliação de municípios, o encaminhamento de demandas juntos aos poderes Executivo e Legislativo, o reforço da equipe técnica, alterações estatutárias para melhorar a eficiência da instituição, entre outras ações completam o quadro de avanços institucionais nos primeiros 100 dias de administração.

Os jornalistas também foram convidados para participar da programação de aniversário da AMM que será realizada no dia 7 de maio.  A comemoração terá início com  uma sessão solene na Assembleia Legislativa, a partir das 15 horas, e Happy Hour especial, na sede da associação, a partir das 18h30.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: AMM

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate 13 incêndios florestais nesta sexta-feira (9)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta sexta-feira (9.10), 13 incêndios florestais registrados nos municípios de Água Boa, Colniza, Cuiabá, Juruena, Marcelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Maringá, Paranatinga, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Tesouro e União do Sul.

As ações de combate estão concentradas, principalmente, em Marcelândia, onde os bombeiros atuam em duas ocorrências. Além desse local, as equipes permanecem mobilizadas nas demais localidades, realizando ações de combate direto às chamas e controle dos focos de incêndio.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 13 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Sendo os 13 focos registrados na Amazônia.

Leia mais:  Força-tarefa do Gefron recupera dois veículos clonados avaliados em quase R$ 150 mil

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Incêndio em terreno com acúmulo de materiais é controlado pelo Corpo de Bombeiros

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana