Mato Grosso

Presidente do TRE-MT recebe Ordem do Mérito Eleitoral em Mato Grosso do Sul

Publicado

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, foi uma das personalidades homenageadas com a Ordem do Mérito Eleitoral, outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), em sessão solene realizada na última sexta-feira (29), em Campo Grande. 

A honraria, instituída pela Resolução nº 843/2024 do TRE-MS, é destinada a reconhecer pessoas físicas e jurídicas que, por serviços ou méritos relevantes, tenham contribuído para o fortalecimento da democracia, da Justiça Eleitoral e da sociedade brasileira. 

“Receber esta distinção me emociona e, ao mesmo tempo, reforça a responsabilidade que temos como magistrados eleitorais. A Justiça Eleitoral é guardiã do processo democrático, e este reconhecimento reflete o trabalho coletivo que realizamos no Mato Grosso”, destacou a presidente do TRE-MT.  

Sobre a Ordem do Mérito Eleitoral  

Criada em 2024, a Ordem do Mérito Eleitoral de Mato Grosso do Sul é concedida em diferentes graus — que vão de Grão-Colar a Cavaleiro — conforme a relevância dos serviços prestados. A concessão é aprovada pelo Pleno do Tribunal e formalizada em cerimônia solene. Entre os homenageados estão representantes dos poderes Judiciário, Legislativo, Executivo e da sociedade civil. 

Leia mais:  Polícia Militar realiza passagem de comando do 1º Comando Regional nesta quinta-feira (10)

Presidente do TRE-MT recebe Ordem do Mérito Eleitoral em Mato Grosso do Sul

A desembargadora Serly também destacou o trabalho em andamento no TRE-MT para a preparação das Eleições de 2026. “Estamos próximos de mais um grande desafio, que é garantir eleições seguras, transparentes e acessíveis para toda a população mato-grossense em 2026. Nosso compromisso é continuar investindo em tecnologia, capacitação e diálogo com a sociedade”, afirmou. 

 

Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT 

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sema conclui capacitação para manejo de animais silvestres em eventos climáticos extremos

Publicado

Terminou nesta sexta-feira (12.6) a programação da capacitação para Manejo e Contenção de Animais Silvestres em Eventos Climáticos Extremos promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Na última aula prática, os cursistas fizeram o manejo de jacarés na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em meio a uma simulação de eventos de desastre com animais. O objetivo foi demonstrar os desafios enfrentados pela fauna silvestre durante emergências ambientais decorrentes das mudanças climáticas, como estiagem prolongada e incêndios de grandes proporções.

Os profissionais contaram com agentes do Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal (GRETAP-MS), capacitados em operações de risco, para instruí-los na execução dos aprendizados. As simulações ocorreram em três tardes de aulas de campo. No primeiro dia (10), foram ensinadas as técnicas de contenção, transporte e manutenção em mamíferos e serpentes. Já no segundo (11), foi a vez de grandes animais e aves e, por fim, o manejo de jacarés.

Segundo a médica veterinária e analista ambiental da Sema, Danny Moraes, a capacitação contínua da Sema para os profissionais que vão atuar em ambientes extremos possui relevância para proporcionar uma abordagem técnica de resgate que assegure a sobrevivência da fauna silvestre em ameaça.

“Essa é uma oportunidade ímpar de ampliar a quantidade de pessoas capacitadas para que os animais tenham atendimento da melhor forma possível e, assim, tenham maior chance de sobrevida e de retorno ao ambiente natural”, afirma a veterinária.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre 33 mandados contra investigados por tráfico e organização criminosa em Itiquira

Além disso, a atividade é uma oportunidade para trocar experiências com outros profissionais que atuam na linha de frente dos resgates, tanto em municípios de Mato Grosso quanto de outros estados.

Para a médica veterinária do Instituto Urihi, Luciana Guimarães, a importância da capacitação está na segurança adquirida pelo conhecimento teórico e aplicação de maneira responsável. “Tudo o que foi ensinado vai ser de extrema importância caso a gente precise aplicar, pois será agora de uma maneira aprimorada, mais responsável e segura, tanto para a equipe quanto para os animais”.

O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros, Éder Toledo, destaca que o curso inaugura o plano de atividades do órgão ambiental, desenvolvido anualmente, para atendimentos aos animais silvestres no Estado de Mato Grosso, principalmente voltados às unidades de conservação.

Já as entidades participantes do encontro se tornam equipes que realizarão trabalhos in loco a partir da semana que vem, com o intuito de garantir a conscientização dos moradores de locais comumente atingidos. “Apesar de não termos focos de incêndio ou situações que envolvam animais, já vamos a campo para fazer reconhecimento de área, levantamento da situação e informar as pessoas, primordialmente na região da Transpantaneira e de Barão de Melgaço, além de fazer a distribuição de panfletos com o número de telefone para contato caso haja situações envolvendo animais silvestres naquela área”, relata o coordenador.

Leia mais:  Sesp apresenta Vigia Mais Motorista a Secretaria de Segurança do Distrito Federal

Capacitação

A terceira edição do simpósio também promoveu conteúdo programático durante os cinco dias de encontros (de 8 a 12.06), relacionados à gestão do fogo, biossegurança, resgate técnico animal, discussão de casos, estabilização clínica na sobrevivência da fauna silvestre, manejo, contenção, transporte e manutenção de grandes animais.

Na parte prática também foi aplicada uma espécie de simulado integrado, que cria eventos de desastre com animais de grande e pequeno porte, como forma de demonstrar os desafios enfrentados na vida real pela fauna silvestre.

A ação contou com o apoio do Instituto Urihi para Preservação Ambiental, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso (Ibama).

Participaram do evento: servidores da Sema-MT, Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap-MS), CRMV-MT, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Corpo de Bombeiros, Ibama e profissionais autônomos.

*Sob supervisão de Renata Prata

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana