Policial

PRF prende condutor por embriaguez ao volante na BR-174, em Vale de São Domingos-MT

Publicado

Na manhã desta segunda-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista por embriaguez ao volante durante fiscalização na BR-174, km 265, no município de Vale de São Domingos-MT.

A equipe realizava operação com radar quando recebeu informações de que um veículo FIAT/Siena Fire, de cor branca, trafegava de forma irregular, colocando em risco os demais usuários da rodovia.

Diante da situação, os policiais realizaram a abordagem e identificaram o condutor, um homem. Durante a fiscalização, foi ofertado o teste de alcoolemia, que o condutor aceitou realizar. O resultado apontou 0.96 mg/L, valor que configura crime de trânsito conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata de conduzir veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.

Além disso, foi verificado que o veículo estava com o licenciamento em atraso, sendo removido ao pátio do guincho credenciado.

O condutor foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Pontes e Lacerda-MT para os procedimentos legais cabíveis.

Leia mais:  Operação conjunta mira facção criminosa que utilizava assistencialismo social para se promover

A PRF reforça que a combinação de álcool e direção é crime e coloca vidas em risco. A legislação brasileira adota a política de tolerância zero para álcool na condução de veículos, reafirmando o compromisso com a segurança viária e a preservação de vidas.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Polícia Civil deflagra operação com alvo em ex-gerente de casa de acolhimento envolvido em desvios de benefícios

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quarta-feira (22.4), a Operação Broquel para cumprir ordens judiciais contra um esquema de desvio de benefícios de internos da Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda, da Prefeitura de Várzea Grande.

São cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar e de afastamento de sigilo de dados de aparelhos eletrônicos, expedidos pela Segunda Vara Criminal de Várzea Grande. A operação tem como alvo principal o ex-gerente da unidade, que ocupou o cargo até 2024 e é investigado por crimes de peculato majorado praticados de forma continuada.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), apontam que o suspeito, valendo-se de sua função pública, da sua posição hierárquica sobre os acolhidos e da relação de confiança com eles construída, apropriou-se indevidamente de documentos pessoais, cartões bancários e benefícios assistenciais dos internos.

Saques e empréstimos

De acordo com os relatos colhidos, o ex-gerente realizava saques integrais dos benefícios e contraía empréstimos bancários não autorizados em nome das vítimas, pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social e psicológica.

Algumas das vítimas, além de viverem ou terem vivido em situação de rua, são analfabetas, possuem dificuldade de comunicação, dependência química e alcoólica ou ainda enfermidades de natureza psiquiátrica, características que, em efeito sinérgico, potencializam a condição de vulnerabilidade.

Leia mais:  Autor de tentativa de feminicídio em VG tem prisão cumprida pela Polícia Civil

Em um dos casos documentados, um empréstimo consignado de mais de R$ 16 mil foi formalizado em nome de um acolhido, com indícios de fraude na contratação.

Além dos desvios financeiros, há denúncias de que o investigado utilizava a mão de obra dos internos para trabalhos não remunerados em sua propriedade particular e utilizava métodos de intimidação e coação psicológica para manter o controle sobre os valores desviados.

Suspensão de função pública

Contra o principal investigado, também foi determinada a suspensão do exercício da função pública, sendo ele atualmente ocupante de outro cargo na Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, bem como o impedimento de nomeação ou contratação para outro cargo pelo Poder Público Municipal.

Foram determinadas outras medidas cautelares, como a proibição de o investigado manter contato com vítimas e testemunhas e a proibição de acesso a todos os prédios e às dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande.

Casa de Acolhimento

A Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda é um equipamento público de execução direta da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, destinado ao acolhimento de homens adultos em situação de rua.

Leia mais:  Polícia Civil prende mulher por furto e devolve celular à vítima

O regimento interno da unidade proíbe a retenção de documentos ou valores como condição para permanência no local, prevendo que a guarda de pertences deve ser feita com segurança e devolvida integralmente aos assistidos.

As investigações prosseguem com a análise de materiais apreendidos e a identificação de possíveis novas vítimas do esquema.

Nome da operação

A Operação Broquel (termo que remete a um escudo de proteção) visa não apenas punir os desvios de recursos públicos e particulares, mas também interromper o ciclo de abusos contra cidadãos em estado de extrema hipossuficiência social e jurídica.

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana