Mato Grosso

Primeira-dama do Estado é homenageada como Madrinha do Sambo no Pan American Championships realizado em Cuiabá

Publicado

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi homenageada durante o Pan American Championships de Sambo e reconhecida como madrinha do esporte, criado pela União Soviética e com semelhança com o Judô. Atualmente, a modalidade é praticada em 146 países. Participaram das competições 24 países. A cerimônia de abertura aconteceu na sexta-feira (23.08), no Ginásio Aecim Tocantins, uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel).

Em junho deste ano, a seleção brasileira de sambo participou do BRICS na Rússia, e a equipe mato-grossense conquistou a primeira medalha para o Brasil. A partir dessa conquista, a Federação Mato-grossense, em parceria com a União Pan-Americana de Sambo (UPASA), deu início a essa primeira competição Pan-Americana no Brasil. No Brasil, além de Mato Grosso, outros três estados são reconhecidos pela Federação por praticarem o esporte, e outros 14 estados ainda deverão se associar à Federação Brasileira.

Virginia Mendes falou sobre o convite para ser madrinha do esporte em Mato Grosso e também sobre como as competições contribuem para o Estado.

“Para mim é uma honra ser madrinha desse esporte que tem atraído cada vez mais atletas. Fiquei muito feliz com o certificado. Agradeço secretário David Moura e sua equipe pelo evento. O Sambo e outras modalidades definem ações importantes que vão além das competições; ele é responsável por fomentar a economia por meio do turismo”, destacou.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio em terreno baldio

Na oportunidade, Virginia Mendes foi presenteada com a camiseta oficial da competição, e o representante da Rússia, Oleg Artemyuk, ofereceu a mascote da categoria e os botons que simbolizam o esporte.

O presidente da Confederação Brasileira de Sambo (CBSA), Marcelo Capano, ressaltou a influência da primeira-dama de MT, que foi um ponto predominante para o convite de madrinha do esporte. “Tendo em vista o engajamento que a primeira-dama tem com as causas sociais, e sabendo que o esporte é uma grande ferramenta que une as pessoas, tomamos a decisão de tê-la como madrinha do evento”, explicou.

David Moura agradeceu a oportunidade de promover o evento em Mato Grosso e também o apoio da primeira-dama Virginia Mendes à categoria.

“Quero agradecer à União Pan-Americana e à Confederação Brasileira por acreditarem em nosso trabalho, mas especialmente agradecer à primeira-dama por estar sempre apoiando as causas do esporte, da cultura e, principalmente, causas que transformam vidas e abrem portas. Isso aqui é, sem dúvida, o início de uma grande transformação dessa modalidade em nosso estado”, salientou o secretário da Secel.

Leia mais:  Inscrições para cursos de qualificação do Programa Bioeconomia se encerram nesta quinta-feira (18)

Para o presidente do Pan-Americano de Sambo, Eliseo Romero, o espaço que o esporte está conquistando é fruto de investimentos e oportunidades, e Mato Grosso é um exemplo. “Esta é a versão número 12 do Sambo. O mais interessante é que, a cada evento, demonstramos como os níveis estão evoluindo. Posso ver também o investimento em eventos de qualidade; isso faz uma grande diferença no avanço do esporte”, reiterou.

Os países representados foram: Argentina, Chile, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago, Cuba, Equador, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela, Honduras, Jamaica e Guiana.

Participaram do evento o diretor da Federação Internacional de Sambo (FIAS), Michal Buchel; a especialista em Relações Internacionais do FIAS, Victoria Khangalova; o presidente da Federação de Arte Sambo de MT, Adalberto Corrêa; e Oleg Artemyuk, representante da Rússia; o secretário-adjunto da Secel, Beto Corrêa; e o presidente da Federação Mato-grossense de Sambo, Adalberto Corrêa.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Fiscalização prende três condutores embriagados e remove 59 motocicletas durante a Operação Lei Seca

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Inscrições para cursos de qualificação do Programa Bioeconomia se encerram nesta quinta-feira (18)

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana