Agro News

Produção de azeite no Brasil deve se aproximar de 1 milhão de litros em 2026

Publicado

Produção nacional de azeite entra em fase de recuperação

A produção de azeite de oliva no Brasil deve se aproximar de 1 milhão de litros em 2026, segundo estimativas do setor. A projeção indica uma recuperação importante após dois anos de queda, provocada por condições climáticas adversas que afetaram o desenvolvimento das oliveiras.

Neste ciclo, o clima mais favorável contribuiu para a retomada da produtividade e para melhores resultados na colheita.

Rio Grande do Sul lidera produção de azeite no país

De acordo com o Instituto Brasileiro de Olivicultura, o Rio Grande do Sul deve responder por cerca de 800 mil litros do total estimado, consolidando-se como o principal polo produtor de azeite no Brasil.

Os outros 200 mil litros devem ser produzidos em diferentes regiões do país, reforçando a expansão gradual da olivicultura nacional.

Clima favorece desenvolvimento das oliveiras

Segundo o presidente do Ibraoliva, Flávio Obino Filho, o desempenho da safra está diretamente ligado às condições climáticas ao longo do ciclo produtivo.

“Tivemos um ano com clima favorável ao desenvolvimento das oliveiras, o que impacta diretamente na produção”, afirma.

O resultado também indica avanço da atividade no Brasil, ampliando a presença do azeite nacional no mercado e aumentando a oferta ao consumidor.

Leia mais:  Mercado de café verde bate recorde com alta de 8,8% em agosto
Evento marca início da colheita da oliva

O cenário positivo acompanha a realização da Abertura Oficial da Colheita da Oliva, que chega à sua 14ª edição em 2026.

O evento será realizado no dia 17 de abril, na sede da Azeite Milonga, em Triunfo, reunindo produtores, especialistas e representantes do setor.

Feira de negócios e comercialização da safra 2026

A programação inclui uma feira de negócios voltada à olivicultura, além da comercialização direta de azeites da safra 2026 por produtores gaúchos. O evento deve reunir diferentes marcas em um mesmo espaço, fortalecendo a cadeia produtiva e incentivando o consumo do azeite brasileiro.

Organização e apoio institucional

A Abertura Oficial da Colheita da Oliva é organizada pelo Ibraoliva em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

O evento conta com patrocínio de Banrisul, Badesul e BRDE, reforçando o apoio institucional ao desenvolvimento da olivicultura no estado e no país.

Setor avança e amplia presença no mercado

Com a recuperação da safra e o aumento da produção, a olivicultura brasileira avança como uma atividade em expansão, impulsionada por tecnologia, adaptação climática e crescimento da demanda por produtos de origem nacional.

Leia mais:  Exposições Passaportes movimentam finais de semana em Lages e Alegrete

A expectativa de atingir 1 milhão de litros em 2026 reforça o potencial do Brasil no mercado de azeites e consolida o Rio Grande do Sul como protagonista desse segmento.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

IHARA destaca eficiência no manejo fitossanitário na Hortitec 2026 com foco em produtividade no campo

Publicado

IHARA leva soluções para manejo eficiente de HF à Hortitec 2026

A IHARA, referência em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, marcará presença na Hortitec 2026, que acontece entre os dias 17 e 19 de junho, em Holambra (SP). A empresa apresentará seu portfólio de soluções voltadas ao segmento de hortifrúti (HF), com foco no manejo eficiente de pragas e doenças e na ampliação da produtividade no campo.

Entre os destaques da participação estão o lançamento do inseticida ZEUS para a cultura da batata, além dos inseticidas ELEITTO e dos fungicidas TOTALIT, COMPLETTO e MONCUT, já reconhecidos pelo desempenho no controle fitossanitário em diferentes sistemas produtivos.

Eficiência no manejo fitossanitário é prioridade para o setor de HF

Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, João Silvatti, o segmento de hortifrúti segue como estratégico para a companhia, que mantém investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento.

“A IHARA possui um portfólio robusto e investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer tecnologias inovadoras e de alta performance. Buscamos manter o pioneirismo da marca no setor, sempre com o objetivo de apoiar o produtor com soluções eficientes, que tragam mais tranquilidade no manejo e contribuam para a produtividade, a qualidade e a rentabilidade no campo”, afirma o executivo.

Cenário da batata e do tomate exige mais eficiência produtiva

O mercado brasileiro de batata atravessa um período de ajustes, influenciado por condições climáticas adversas e oscilações econômicas. Para a safra de inverno de 2026, projeções iniciais indicam leve retração na produção, o que pode manter o cenário de margens apertadas para o setor. As informações são do Cepea (HF Brasil/ESALQ).

Leia mais:  Safra de café 2026/27 do Brasil pode alcançar até 74,4 milhões de sacas, projeta Hedgepoint

Nesse contexto, a eficiência operacional e o manejo fitossanitário ganham ainda mais relevância para a rentabilidade do produtor.

Já a cultura do tomate deve manter expectativa de rentabilidade positiva em 2026, mesmo com leve redução de área plantada. De acordo com dados do Cepea, ganhos de produtividade tendem a ser sustentados pela adoção de tecnologias e melhorias no manejo, embora fatores como clima, pressão de doenças e custos elevados sigam como desafios.

Manejo integrado e tecnologia são essenciais para reduzir perdas

De acordo com João Silvatti, o cenário atual exige atenção redobrada do produtor rural no planejamento e condução das lavouras.

“O monitoramento constante das lavouras, aliado à adoção de programas integrados de proteção, à rotação de mecanismos de ação e ao uso correto de defensivos, torna-se fundamental para reduzir perdas e preservar a sanidade das plantas”, destaca o especialista.

IHARA apresenta portfólio completo para hortifrúti na Hortitec

Durante a Hortitec 2026, a IHARA apresentará soluções voltadas ao manejo estratégico de pragas e doenças em culturas de HF, com foco em eficiência e proteção da produtividade.

Entre os destaques está o ZEUS, inseticida sistêmico para batata no controle da vaquinha-da-raiz (Diabrotica speciosa). Aplicado no sulco de plantio, o produto é rapidamente absorvido, protegendo a batata-semente e a planta em desenvolvimento, com ação prolongada contra insetos.

Leia mais:  CTC lança movimento Esfera e revela agente causal da murcha da cana

Outro destaque é o ELEITTO, inseticida multipragas indicado para mais de 45 culturas. O produto atua contra pragas como mosca-das-frutas, mosca-branca, pulgão e mosca-minadora, podendo ser aplicado em diferentes estágios da cultura, inclusive próximo à colheita, devido ao seu baixo período de carência e ação de choque.

Linha de fungicidas reforça proteção contra doenças em batata e tomate

Na área de fungicidas, a IHARA apresenta o TOTALIT, indicado para o controle de doenças como requeima (Phytophthora infestans) e mancha-de-alternaria (Alternaria solani), com ação sistêmica e de contato, contribuindo também para o manejo de resistência.

O COMPLETTO é voltado para cenários de alta pressão de doenças em batata e tomate, com atuação sistêmica no controle de requeima e míldio, especialmente em condições de alta umidade e temperaturas amenas.

Já o MONCUT é indicado para o controle da rizoctoniose (Rhizoctonia solani) na cultura da batata, contribuindo para maior uniformidade do estande, melhor qualidade de pele e aumento da porcentagem de tubérculos comerciais.

IHARA reforça proximidade com o produtor rural

“A participação da IHARA na Hortitec nos permite apresentar soluções alinhadas aos desafios do campo e, ao mesmo tempo, ouvir o agricultor para compreender suas necessidades e contribuir com tecnologias que apoiem a produtividade, a qualidade e a rentabilidade”, reforça João Silvatti.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana