Cuiabá

Professores são qualificados para educar crianças com dislexia

Publicado

Professores das escolas públicas de Cuiabá participaram de um simpósio destinado a identificar sinais de dislexia em crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental. O evento foi realizado no período da tarde no auditório Maestro China, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), localizado no bairro Bandeirantes.

A coordenadora de educação especial da Prefeitura de Cuiabá, professora Neuraides Ribeiro, explica que o município tem a ideia de oferecer, a partir de 2026, seguidas formações continuadas para qualificar professores a respeito do tema.

“Esse foi o primeiro evento realizado na Secretaria Municipal de Educação com foco na dislexia. A partir de 2026, vamos trabalhar ainda mais este tema para que a informação e o conhecimento sejam acessíveis. A partir de formações continuadas, vamos levar conhecimento aos diretores, coordenadores e professores. Quando a dislexia é identificada nas séries iniciais, melhor será a implantação dos métodos de educação para garantia da plena aprendizagem destas crianças”, explica.

A presidente da associação de dislexia de Mato Grosso, Gabrielle Cury, explica que o simpósio é realizado, em caráter itinerante, nos municípios com o propósito de levar conhecimento às famílias e também para o poder público melhor auxiliar as crianças com dislexia. “Já estivemos em Cáceres, Rondonópolis, e, agora foi a vez de Cuiabá. É muito importante essa participação da Prefeitura de Cuiabá, que se mostra disposta a dialogar com as associações, buscando a melhor aprendizagem das crianças”.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá disponibiliza "Carta de Serviços ao Cidadão" no site oficial

O simpósio da dislexia contou com a participação da presidente do Instituto “Domlexia”, que abordou em palestra como identificar crianças com sinais de dislexia.

Entenda

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. É considerada um transtorno específico da aprendizagem porque seus sintomas afetam geralmente o desempenho acadêmico de estudantes, sem que haja outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.

A palavra “dislexia” é comumente utilizada para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízos nas habilidades de leitura e escrita. Características comuns da dislexia incluem dificuldades no reconhecimento preciso e fluente de palavras, na decodificação e na ortografia.

Há diferentes graus de dislexia, descritos como leve, moderado e severo. O grau de dislexia baseia-se, em geral, na severidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Feira de Empregabilidade reúne 1,5 mil vagas com participação do Sine Municipal

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá participa da Feira de Empregabilidade da Universidade de Cuiabá (Unic Beira Rio), nesta terça-feira (28), levando mais de 600 vagas de emprego ofertadas pelo Sine Municipal. A ação será realizada das 9h às 15h, no Bloco B da instituição, reunindo empresas de diversos segmentos e oportunidades para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

As vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo se somam às cerca de 1.500 oportunidades oferecidas durante o evento. O atendimento será por ordem de chegada, com encaminhamento para processos seletivos, entrevistas e recebimento de currículos.

No estande da Prefeitura, os candidatos terão acesso a vagas cadastradas por centenas de empregadores da capital, com oportunidades para diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais. Os salários variam de um salário mínimo a R$ 10 mil, conforme a função e a qualificação exigida.

Entre as oportunidades disponíveis estão cargos de auxiliar administrativo, assistente e consultor de vendas, atendente de loja, operador de caixa, recepcionista, motorista, técnico em segurança do trabalho, farmacêutico, analista de recursos humanos, gerente comercial, soldador, eletricista, mecânico, operador de empilhadeira, repositor e açougueiro, entre outros. Também haverá vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD).

Leia mais:  Vereadora Paula Calil destaca importância do esporte e reforça apoio ao Campeonato Mato-Grossense de Jiu-Jitsu

A programação contará ainda com processos seletivos promovidos em parceria entre a Unic, o Sine Cuiabá e a Fundação CDL (FDL), além da participação de empresas como Grupo Pereira, com as bandeiras Comper, Fort Atacadista e Trudy’s, ALT Brasil, Agro Ferragens Luizão, Mônaco Diesel, Biológica Farmácia de Manipulação, Drogasil, RDanillo RH e Assaí Atacadista.

Serviço

Feira de Empregabilidade da Unic Beira Rio

Data: terça-feira, 28 de julho
Horário: das 9h às 15h
Local: Bloco B da Unic Beira Rio, Avenida Manoel José de Arruda, nº 3.100, Jardim Europa, Cuiabá.

Os interessados devem comparecer com documento oficial com foto, CPF, carteira de trabalho, física ou digital, e currículo atualizado para participar dos processos seletivos e do encaminhamento às vagas.

Informações: (65) 99255-3707.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana