Cuiabá

Projeto que mira símbolos de facções em espaços públicos avança na Câmara

Publicado

Antoniel Pontes – Assessoria vereador Rafael Ranalli 

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou com 21 votos e deu sinal verde nesta terça-feira (3/) para a continuidade de um projeto que mexe com um tema “espinhoso” e cada vez mais comum no dia a dia da cidade. Os vereadores aprovaram os pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Segurança Pública sobre a proposta que cria diretrizes para enfrentar a chamada “cultura do crime organizado” no município. 

O projeto é de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL), e mira direto no que, segundo a justificativa, já virou rotina em vários pontos da Cuiabá: símbolos, sinais, inscrições e nomes que fazem referência ou apologia a organizações criminosas em espaços públicos. A lista inclui até lápides em cemitérios municipais e locais da rede pública ligados a ensino e saúde, ampliando o alcance da proposta para além de muros e praças.
Na prática, a matéria cria uma diretriz e sugere para o Poder Executivo a execução, com linguagem de recomendação e condicionantes claros: disponibilidade orçamentária, critérios técnicos e prioridades de gestão. Ou seja, ele aponta o caminho, mas a efetividade vai depender de como a Prefeitura Municipal vai transformar isso em rotina, com padrão de identificação, resposta e acompanhamento.
Entre as medidas previstas no texto estão a divulgação de um canal de denúncia seguro e confidencial, capacitação de servidores em áreas sensíveis, como guarda municipal, vigilância patrimonial, serviços funerários, saúde e educação, além de programas educativos nas escolas com foco em cidadania, legalidade, direitos humanos e prevenção do aliciamento de jovens. A proposta também abre espaço para uso de tecnologia de monitoramento e inteligência e para convênios com entidades privadas e organizações da sociedade civil.
Na justificativa, Ranalli afirma que a presença desses sinais em muros, escolas, praças e outros bens públicos pode normalizar a violência, especialmente entre jovens, e ressalta que muitas vezes há confusão entre símbolos de apologia ao crime e manifestações culturais, como grafites, o que exigiria critérios para evitar erro e polêmica na aplicação.
O projeto ainda cita estruturas estaduais já existentes, como o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a atuação integrada para  combater o crime, mencionando o comitê presidido pelo governador Mauro Mendes, para sustentar que Cuiabá precisa de um direcionamento municipal específico.
Com os pareceres aprovados, a proposta segue para as próximas etapas do trâmite dentro da Casa, antes de chegar à votação final em plenário.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Sine Municipal tem 20 oportunidades para técnico em refrigeração com salário de R$ 2,6 mil

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Novo campo do Três Barras será entregue neste sábado e reforça revitalização esportiva em Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá inaugura neste sábado (16), às 16h, o novo campo de futebol com grama sintética do bairro Três Barras. A entrega será realizada pelo prefeito Abilio Brunini e pelo governador Otaviano Pivetta, marcando mais uma etapa do programa de revitalização de espaços esportivos da capital. A inauguração também contempla a entrega de uma quadra poliesportiva totalmente revitalizada, ampliando as opções de lazer e esporte no bairro.

O local, que antes funcionava como um campo de terra utilizado pela comunidade, passou por uma transformação completa e agora oferece uma estrutura moderna, gratuita e acessível para moradores de todas as idades. A proposta é ampliar as opções de esporte e lazer na região, além de fortalecer a convivência comunitária.

A obra integra uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso, que prevê a recuperação de cerca de 20 campos em diferentes bairros da capital. O objetivo é incentivar a prática esportiva, promover inclusão social e garantir mais qualidade de vida às comunidades periféricas.

Leia mais:  Samantha realiza audiência pública para debater políticas de bem-estar animal nesta sexta-feira (7)

Durante vistoria realizada no início de maio, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância do investimento em regiões historicamente carentes de infraestrutura pública. Já o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, afirmou que o novo espaço deve ampliar as oportunidades para crianças, jovens e famílias da região.

Outro diferencial do campo será o acesso gratuito e o funcionamento contínuo, permitindo que a população utilize o espaço livremente para atividades esportivas e momentos de integração social.

A inauguração deve reunir autoridades municipais, lideranças comunitárias, moradores e atletas amadores, celebrando um novo momento para o esporte no bairro Três Barras.

SERVIÇO

Evento: Inauguração do Campo com Grama Sintética do Bairro Três Barras
Data: Sábado, 16 de maio de 2026
Horário: 16h
Local: Campo do bairro Três Barras, Cuiabá/MT
Realização: Prefeitura de Cuiabá, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Governo de Mato Grosso

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana