A Rádio Assembleia 89,5 FM estreia, nesta segunda-feira (18), o quadro “Palavra em Análise”, nova produção voltada à saúde mental e às relações humanas. Idealizado pela psicóloga, psicanalista e servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Sheila Carvalho, o programa apresenta episódios curtos (cerca de quatro minutos) e reflexivos sobre temas do cotidiano. Os spots vão para o ar em diversos momentos da programação diária e trazem assuntos como relações intensas, repetição de ciclos e medo de perda.
Sheila conta que a ideia para a produção surgiu de forma espontânea, durante uma conversa informal com o servidor da Rádio Assembleia, Cléber Dias. “Eu estava batendo um papo com o Cléber e ele sugeriu: ‘Olha, isso daria um programa, vamos pensar em algo nesse sentido?’. Fomos conversando e eu montei os episódios”, diz. A psicóloga explica que os temas partiram de situações comuns do cotidiano e também das discussões de que participa desde 2020 num grupo de psicanálise, literatura e arte.
“Alguns episódios têm um tom quase poético, em que trago elementos da literatura e da arte. Devem ser ouvidos como um levantamento de questões, sem oferecer respostas prontas ou diagnósticos médicos”, aponta a profissional. “A intenção é tirar o tabu da saúde mental com uma linguagem mais acessível, fazendo com que as pessoas se autorizem a olhar mais para si mesmas. Quem sabe, ao se sentirem tocadas por uma questão específica, elas possam buscar ajuda”, destaca.
O radialista Cléber Dias diz que a emissora estruturou o conteúdo em formato de spots rotativos, com uma primeira leva de 14 episódios distribuídos ao longo da programação diária. A equipe técnica da rádio também trabalhou na edição e na construção estética dos episódios para tornar o conteúdo leve, acessível e agradável aos ouvintes. “Nos últimos meses, tenho me dedicado a projetos especiais com começo, meio e fim, como foi o caso do ‘Dicionário Cuiabanês’ e, agora, este programa”, conclui.
Para o secretário-adjunto de Comunicação da ALMT e superintendente da Rádio Assembleia, José Marques, iniciativas como essa reforçam o papel social da emissora. Segundo ele, a Rádio vai além da comunicação institucional ao abrir espaço para conteúdos que contribuem para o bem-estar dos servidores e da população. “Precisamos entender que cuidar da nossa mente é cuidar da nossa vida, do nosso trabalho e da nossa família”, frisa.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) retoma, a partir deste domingo (4), a publicação regular de conteúdos institucionais em seus canais de comunicação. A medida segue as orientações da Procuradoria da Casa para o período eleitoral. Na data, a TV Assembleia, Rádio Assembleia, site institucional e redes sociais do Legislativo farão a cobertura das eleições.
Durante o chamado defeso eleitoral foram suspensas as publicações regulares nas redes sociais institucionais e adotadas restrições à produção e divulgação de entrevistas com deputados. No YouTube da TV Assembleia, as transmissões de sessões plenárias e reuniões de comissões permaneceram disponíveis apenas durante a realização dos eventos.
Apesar das limitações, a comunicação institucional da ALMT não foi interrompida. O site da Assembleia continuou funcionando como fonte de informações sobre as atividades do Parlamento, com acesso a notícias, pautas e votações, leis, projetos, atas, comissões, frentes parlamentares, Portal da Transparência e Diário Oficial Eletrônico.
A TV Assembleia manteve a produção de conteúdos institucionais, respeitando as restrições eleitorais. As sessões plenárias continuaram sendo transmitidas pela Rádio Assembleia e pelo Instagram. Também foram mantidas as transmissões ao vivo de sessões e reuniões de comissões, assim como no YouTube da emissora. O secretário de Comunicação da ALMT, coronel Henrique Santos, destacou os próximos passos dos canais institucionais, com a retomada das publicações integrais.
Coronel Henrique Santos, secretário de Comunicação da ALMT.
Foto: MARCOS LOPES/ALMT
“A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso cumpriu as orientações da Procuradoria da Casa durante o período eleitoral, adotando as medidas necessárias para garantir que a comunicação institucional estivesse de acordo com a legislação e com as regras estabelecidas para o período. Agora, os canais de comunicação retornam sua programação sem as devidas restrições que o período eleitoral exige nos veículos institucionais. As redes sociais, o site, a TV Assembleia e a Rádio Assembleia voltarão a ampliar a divulgação de informações sobre leis, projetos, ações e serviços de interesse público”, disse.
Henrique Santos informou ainda que, em breve, estarão no ar novos conteúdos, com formatos diferentes, que vão tornar as informações da Assembleia ainda mais acessíveis e úteis para os mato-grossenses.
Segundo o superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, o acervo que ficou oculto no YouTube também deverá voltar a ser disponibilizado após o processamento necessário para a recuperação dos materiais. A retomada inclui ainda as entrevistas com deputados e a programação regular da TV Assembleia. O “Direto do Plenário”, programa que contextualiza os debates previstos para a sessão plenária, volta a ser exibido com a retomada das sessões já na próxima quarta-feira (7).
No site institucional, as matérias retiradas durante o período eleitoral também voltarão a ficar disponíveis após o primeiro turno, assim como as galerias de fotos. Segundo a coordenadora de Tecnologia da ALMT, Thaís Costa, a previsão é de que o conteúdo volte a ser acessado normalmente, sem perda do acervo. As notícias também voltarão a ser feitas no padrão anterior ao defeso, com menções, declarações e fotografias de deputados.
Redes sociais – A partir de 4 de outubro, o Instagram da ALMT também retoma as publicações regulares. De acordo com a gerente de Marketing, Noêmia Almeida, voltam gradativamente conteúdos que fazem parte da rotina de comunicação da Casa, como informações sobre leis, projetos, ações institucionais, além dos quadros “Agora é Lei” e “Você Sabia?” e divulgação de agendas.
A retomada das redes começa integrada à cobertura institucional das Eleições 2026, com acompanhamento da apuração diretamente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Também serão produzidos conteúdos de serviço para os eleitores, com orientações sobre local e seção de votação, documentos necessários e cuidados para o deslocamento. Os conteúdos serão desenvolvidos de forma integrada com as redes da TV Assembleia e da Rádio Assembleia, ampliando a divulgação das informações de interesse público.
Sobre as publicações arquivadas durante o período eleitoral, Noêmia explica que o retorno do material será avaliado. “Os conteúdos que foram arquivados durante o período eleitoral não foram perdidos. Antes de voltarem a ficar disponíveis, porém, esse acervo será analisado pela equipe”, afirmou.
Segundo a gerente, a avaliação considerará a pertinência e a atualidade das informações. “A tendência é que parte dessas publicações volte ao perfil, mas provavelmente não todo o conteúdo. Essa avaliação será feita considerando a pertinência, a atualidade das informações e a adequação ao novo momento da comunicação institucional da Casa”, explicou.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.