Mato Grosso

Rede Cidadã atende mais de 1,1 mil crianças e adolescentes e fortalece ações de prevenção em MT

Publicado

O programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atendeu 1.187 crianças e adolescentes no primeiro trimestre de 2026, em cinco municípios de Mato Grosso,

O público atendido é formado por estudantes de 8 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, expostos a fatores de risco, como evasão escolar, violência doméstica e convivência com familiares em cumprimento de pena.

O objetivo é fortalecer as ações de prevenção à criminalidade por meio de atividades educacionais, esportivas e culturais em Mato Grosso.

A iniciativa é desenvolvida no contraturno escolar e está presente nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Nova Olímpia e Cáceres, com foco na inclusão social e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.


Em Cuiabá, o programa atendeu 511 alunos, com atividades como canto coral, Flauta, Pintura, Teclado, Violão, Futebol, Futsal, Jiu-Jitsu, Judô, Informática Básica e Avançada, Muay Thai, Taekwondo e Voleibol.

Em Várzea Grande, são 231 alunos matriculados, com oferta de artes, basquetebol, futebol, futsal, informática e violão. Em Rondonópolis atende 176 alunos, com atividades de futsal, jiu-jitsu, natação e violão.

Leia mais:  Ação integrada prende em flagrante jovem traficante em Tapurah

Em Nova Olímpia, são 127 alunos, com atividades de dança, grafite, flauta, futsal, informática, jiu-jitsu e violão. Já em Cáceres, o programa atende 142 alunos, com atividades de artes, futebol, handebol, informática, karatê, teatro e violão.

Neste período, o programa também realizou a entrega de novos uniformes aos participantes, reforçando a identificação com o projeto e incentivando a permanência nas atividades.

A Rede Cidadã integra a política de segurança pública do Estado, atuando na prevenção primária da violência e contribuindo para a construção de trajetórias mais seguras para crianças e adolescentes.


Sob supervisão de Willian Silva

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

MT Hemocentro divulga calendário de coletas para mês de maio

Publicado

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de coletas para maio. A unidade está com o estoque em estado de alerta para os tipos sanguíneos O-, B-, A-, AB-, O+ e B+.

A unidade vai realizar campanhas de doação de sangue nas cidades de Nova Mutum, São José do Rio Claro, Sapezal e Várzea Grande.

O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida a população dessas cidades e de Cuiabá para realizarem a doação.

“As campanhas realizadas no interior do Estado são pensadas para chegar em cada doador. Por isso, eu gostaria de convidar as pessoas dessas cidades e de Cuiabá para realizarem a doação e nos ajudar a salvar vidas”, destacou.

Confira a data e os locais de coleta em maio:

Sapezal
5 a 7/5 – Coleta externa na Av. Curimba, 1.950 SW, bairro Jardim Ipê, no Centro de Especialidades Médicas;

Cuiabá
4 a 29/5 – Coleta interna do “Comemore MT Hemocentro: Aniversário do Pedro”;
5 a 6/5 – Coleta externa no bloco de saúde coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso;
7/5 – Coleta externa na Sotreq, localizada na rua Rodovia do Imigrantes, 2.367, km 2,5, no bairro Distrito Industrial;
9/5 – Coleta externa no Multiação, que será realizado no Sesi Papa localizado na Av. Oátomo Canavarros no bairro Morada do Ouro;
11 a 12/5 – Coleta externa no Fórum de Cuiabá, localizado na Av. Des. Milton Ferreira Mendes, no Centro Político Administrativo, das 13h às 17h;
14/5 – Coleta externa no Complexo dos Juizados Especiais, localizado no Centro Político Administrativo, das 13h às 17h;
15/5 – Coleta externa no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo, das 13h às 17h;
16/5 – Coleta interna do “Dia do Jovem Presbiteriano”;
21/5 – Coleta externa no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo, das 13h às 17h;
15/4 a 30/6 – Coleta interna do Instituto Federal de Mato Grosso;
30/3 a 30/5 – Coleta interna da Campanha Junho Vermelho “Juizados Especiais – Mobilizando Vidas”.

Leia mais:  Exportações de MT alcançam 157 países e geram US$ 25,95 bilhões de dólares em 2024

Várzea Grande
13/5 – Coleta externa no Fórum de Várzea Grande, localizado na Av. Chapéu do Sol, no bairro Guarita 2, das 13h às 17h;
26 a 28/5 – Coleta externa no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), localizado na Av. Dom Orlando Chaves, bairro Cristo Rei.

Nova Mutum
19 a 21/5 – Coleta externa e Cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, local a ser definido.
São José do Rio Claro
26 a 28/5 – Coleta externa na Av. Uruguai, 173, no “Centro Cem”.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre buscas contra integrantes de facção investigados por homicídios em Peixoto de Azevedo

Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes, já as mulheres até três vezes. São coletados cerca de 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

*Sob a supervisão de Luiza Goulart

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana