Mato Grosso

Rede de Ouvidorias também oferece atendimento presencial à população

Publicado

Embora os canais eletrônicos sejam os meios mais utilizados pela população para registrar manifestações como solicitações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios, a Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso também disponibiliza atendimento presencial em suas ouvidorias setoriais, localizadas nos órgãos e entidades da administração pública estadual.

A opção presencial visa garantir o amplo acesso ao serviço de ouvidoria, especialmente para os cidadãos que não têm familiaridade com ferramentas digitais ou que preferem a interação direta com um atendente. O serviço é gratuito e assegura o direito do usuário de ser ouvido e de receber retorno sobre sua manifestação.

Além disso, o atendimento presencial em cada órgão facilita o acesso às informações específicas sobre os serviços prestados, permitindo um acolhimento mais direcionado às necessidades do cidadão e maior precisão no encaminhamento das demandas.

“Queremos garantir que todos os cidadãos tenham condições de se manifestar, seja pelo meio digital, por telefone ou presencialmente. A pluralidade dos canais reforça nosso compromisso com a escuta ativa e a melhoria da gestão pública”, destaca a secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), Aline Landini.

Leia mais:  Trinta bombeiros concluem curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e vão reforçar ações em MT

Funcionamento

Coordenada pela CGE, a Rede de Ouvidorias funciona como um canal estratégico de escuta ativa e diálogo direto entre a população e o Governo de Mato Grosso. Com o objetivo de fortalecer a transparência e contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos, a Rede está presente em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, por meio de 38 ouvidorias setoriais e especializadas.

O modelo em rede se concretiza na adoção de diretrizes padronizadas de atendimento e na utilização integrada de um sistema eletrônico único: o Fale Cidadão. Essa plataforma oficial de ouvidoria concentra, em um só ambiente digital, todas as manifestações relacionadas aos serviços públicos estaduais, garantindo agilidade e eficiência no tratamento das demandas.

Pelo canal Fale Cidadão, qualquer pessoa registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação. Independentemente do canal escolhido, site, telefone, atendimento presencial ou aplicativo. Todas as manifestações são inseridas e acompanhadas pelo sistema.

Serviço

A relação completa das ouvidorias setoriais, com endereços e contatos, está disponível no site da CGE, no seguinte link: www.cge.mt.gov.br/unidades-setoriais1

Leia mais:  Primeira-dama e governador participam dos preparativos da 3ª edição do Casamento Abençoado

Clique AQUI para conferir as formas de acesso e o passo a passo de como registrar sua manifestação na Ouvidoria do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Primeira-dama e governador participam dos preparativos da 3ª edição do Casamento Abençoado

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Cine Teatro recebe o documentário "The Ball", exibido pela primeira vez no Brasil

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana