Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Rede estadual do Alto Tietê (SP) tem 26,5% de vagas de UTI disponíveis

Publicado


source
Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba reporta aumento das ocupações de leitos
Divulgação/ Hospital Santa Marcelina

Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba reporta aumento das ocupações de leitos

A Rede estadual do Alto Tietê registra ocupação de 73,5% dos leitos de UTI devido ao aumento de casos de Covid na região, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde. Já a enfermaria, conta apenas com 24,9% de vagas disponíveis. Se os números continuarem aumentando, a disponibilidade estará ainda mais comprometida.

Migrando para o Santa Marcelina de Itaquaquecetuba , observa-se 10 leitos de UTI com 40% de ocupação e 20 de enfermaria com 80% de ocupação. Já no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, são 30 leitos de enfermaria com 73% de ocupação, e dois leitos de UTI ocupados. É possível que o local sirva de opção para a realocação de pacientes de outros pontos da cidade.

Leia mais:  Produção da CoronaVac é suspensa por baixa demanda e falta de registro

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde , os serviços do SUS seguem dedicados a garantir assistência adequada e oportuna a todos. A entidade afirma que sempre deve ser levado em consideração que a quantidade de leitos ocupados varia no decorrer do dia em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências para leitos de enfermaria ou UTI, por exemplo.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Publicado

O Brasil passou de 4 milhões de casos de dengue registrados neste ano, conforme atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29). No total, 4.127.571 casos prováveis da doença notificados em todo o país nos quatro primeiros meses. 

Quanto às mortes por dengue, 1.937 foram confirmadas e 2.345 estão sob investigação. O coeficiente de incidência da doença no país é 2.032,7 casos para cada 100 mil habitantes. 

A faixa etária mais afetada é de 20 a 29 anos, que concentra a maior parte dos casos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

As unidades da Federação com maior incidência da doença são Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina. 

Projeções divulgadas no início do ano apontam que os casos da dengue no país podem chegar a 4.225.885 de casos

Combate à dengue

O Ministério da Saúde e o governo de Minas Gerais inauguraram nesta segunda-feira (29), em Belo Horizonte, a Biofábrica Wolbachia. A unidade, administrada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai permitir ao Brasil ampliar sua capacidade de produção de uma das principais tecnologias no combate à dengue e outras arboviroses.

Leia mais:  Brasil registra 987 mortes por dengue em 2022 e bate recorde anual

A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente naturalmente no Aedes aegypti. O chamado método Wolbachia consiste em inserir a bactéria em ovos do mosquito em laboratório e criar Aedes aegypti que portam o microrganismo. Infectados pela Wolbachia, eles não são capazes de carregar os vírus que causam dengue, zika, chikungunya ou febre amarela.

Fonte: EBC SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana