Mato Grosso

Rotam prende cinco membros de facção com cerca de 30 quilos de drogas em Lucas do Rio Verde

Publicado

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam cinco membros de uma facção criminosa, com idades entre 21 e 27 anos, por associação para tráfico de drogas, nesta quinta-feira (16.01), em Lucas do Rio Verde.

Com a quadrilha, foram apreendidos cerca de 30 quilos de drogas como maconha e pasta base.

Conforme o boletim de ocorrência, a equipe da Rotam estava em patrulhamento noturno no bairro Primaveras e encontrou um homem, que estava deixando uma casa e retornou correndo de volta ao ver as viaturas policiais.

Diante da suspeita, os policiais iniciaram acompanhamento e conseguiram deter o suspeito dentro do imóvel, onde flagraram mais três homens embalando várias porções de entorpecentes para a venda.

Questionados sobre o material encontrado, os criminosos afirmaram que iriam fazer a distribuição das drogas em bocas de fumo da região. Os suspeitos também disseram ser membros de uma facção criminosa e que os entorpecentes seriam de responsabilidade de um quinto homem.

Leia mais:  Operação Lei Seca termina com 13 condutores presos por embriaguez no Centro de Cuiabá

Com as informações cedidas pelos detidos, a Rotam se deslocou até a residência do quinto suspeito e realizou a abordagem dele. Dentro de sua casa, os policiais apreenderam mais porções de drogas e munições de calibre .9mm. Para os militares, o homem informou a localidade de um depósito dos entorpecentes da facção, na zona rural da cidade.

No local informado, foram encontrados 25 tabletes de maconha e dois tabletes de pasta base de cocaína, além de mais porções dos entorpecentes, uma balança de precisão e outros materiais utilizados no tráfico. As drogas estavam escondidas dentro de um tambor de plástico.

Os cinco suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos, com toda a droga apreendida, para a delegacia da cidade para o registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Polícia Militar conduz duas pessoas em flagrante por tráfico de drogas em Sinop

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Operação Lei Seca termina com 13 condutores presos por embriaguez no Centro de Cuiabá

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana