Agro News

Safra de cebola 2025/26 tem início no Sul e traz perspectivas de produção recorde

Publicado

A colheita das áreas precoces de cebola da temporada 2025/26 já começou no Paraná, enquanto em Santa Catarina e Rio Grande do Sul os cortes devem se intensificar nas próximas semanas. A expectativa é que o maior volume chegue ao mercado durante novembro, segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea.

Desenvolvimento dos bulbos e condições climáticas

De forma geral, os bulbos estão se desenvolvendo satisfatoriamente. Apenas algumas regiões, como a Serra Gaúcha, enfrentam desafios devido ao excesso de chuvas durante o plantio e crescimento das plantas.

Outro fator de destaque nesta safra foi a maior adoção da semeadura direta, especialmente em áreas onde a falta de mão de obra se tornou um problema. Essa técnica, além de reduzir a necessidade de trabalho manual, contribui para maior eficiência no cultivo.

Produção deve atingir níveis recordes em Santa Catarina

As perspectivas apontam para safra volumosa, com destaque para Santa Catarina, onde há relatos de que a produção pode bater recorde histórico. Embora seja uma notícia positiva para o volume produzido, produtores estão preocupados com o comportamento do mercado, já que o aumento da oferta tende a pressionar os preços ao longo do ciclo.

Leia mais:  Raiz rosada na cebola: como prevenir a doença e reduzir perdas na lavoura
Cenário de mercado e desafios para a safra

Caso as condições de produção se mantenham favoráveis, os valores da cebola podem permanecer pressionados, exigindo atenção dos produtores em relação à comercialização. O aumento da oferta, aliado às condições climáticas e à adoção de novas práticas de cultivo, deve ser monitorado para equilibrar custos e preços durante a temporada.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Safra da Lagosta 2026: limite de captura, monitoramento e controle

Publicado

Os Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicaram a Portaria Interministerial MPA/MMA 56, DE 30 DE ABRIL DE 2026 que estabelece o limite de captura para a pesca da lagosta vermelha (Panulirus argus) e da lagosta verde (Panulirus laevicauda), e as medidas de monitoramento e controle dessa pesca para o ano de 2026 – além de alterar a Portaria nº 221/2021 da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Fica estabelecido o limite máximo de 6.192 toneladas para a pesca de ambas as espécies citadas acima, em todo o território nacional no ano de 2025 nas modalidades de permissionamento 5.1, 5.2, 5.3 e 5.4 da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 10/2011.

Atenção: esse limite máximo engloba a soma de captura das duas espécies.

Ainda, o tamanho mínimo para captura da lagosta vermelha é: 13 cm de comprimento da cauda e 7,5 cm de comprimento do cefalotórax, e da lagosta verde: 11 cm de comprimento da cauda e 6,5 cm de comprimento do cefalotórax. As lagostas somente poderão ser armazenadas a bordo, desembarcadas, transportadas e entregues às empresas pesqueiras se estiverem vivas.

Leia mais:  Cafés do Cerrado Mineiro movimentam mais de R$ 1 milhão e reforçam liderança global em origem controlada

Monitoramento

O monitoramento do limite máximo de captura das lagostas será realizado por meio da “Declaração de entrada de lagosta em Empresa Pesqueira”, conforme oAnexo I da portaria.

A empresa pesqueira que adquirir lagosta deverá informar o recebimento da produção, por meio da declaração, em até 3 dias úteis, a contar da data constante na nota de produtor, nota fiscal de primeira venda ou da nota de entrada na empresa.

A declaração de entrada de lagosta deverá ser preenchida e enviada por meio de formulário eletrônico disponível no portal eletrônico oficial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima no endereço https://lagosta.mma.gov.br.

Durante a temporada de pesca de 2025 para a captura das lagostas, será disponibilizado, no portal eletrônico do Ministério da Pesca e Aquicultura em: Menu principal > Assuntos > Pesca > Principais Recursos Pesqueiros > Lagosta, o painel de acompanhamento das capturas.

A captura será encerrada quando for atingido 95% do limite, com divulgação no portal eletrônico e redes sociais do MPA.

 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Leia mais:  Exportações de carne bovina seguem em ritmo acelerado na segunda quinzena de março

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana