Agro News

Santa Catarina apresenta Sistema Antigranizo à comitiva do Rio Grande do Sul e expande proteção agrícola

Publicado

Santa Catarina se consolida como modelo nacional na implantação e operação do Sistema Antigranizo, tecnologia que reduz o tamanho das pedras de granizo antes que atinjam o solo, minimizando danos às lavouras. Nesta semana, uma missão técnica do Rio Grande do Sul visitou o estado para conhecer de perto o funcionamento do sistema, que atualmente está instalado em 13 municípios catarinenses, por meio de convênios entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape) e as prefeituras locais.

Roteiro da visita técnica incluiu Fraiburgo, Videira e Caçador

A comitiva gaúcha teve apresentações técnicas e visitas a empresas e áreas de produção.

  • Fraiburgo: visita à empresa AGF, ao radar meteorológico e à empresa Fischer;
  • Videira: apresentação da Epagri e inspeção em áreas de produção;
  • Caçador: visita ao projeto operacionalizado em parceria com o município.

“Apresentamos à comitiva esse Sistema Antigranizo, permitindo que conhecessem de perto um modelo que está dando certo em Santa Catarina, aumentando a proteção ao produtor e garantindo mais estabilidade à produção agrícola e pecuária”, afirmou Paulo Arruda, assessor técnico do gabinete da Sape.

Missão técnica do Rio Grande do Sul avalia implementação futura

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do RS liderou a missão, que contou com representantes de 22 municípios da Serra Gaúcha e do Vale do Caí, além de integrantes da Defesa Civil, Sindicatos Rurais e Seguradoras.

“Foi uma missão muito exitosa. Observamos maturidade e interesse na comitiva para discutir a implementação dessa tecnologia na Serra Gaúcha”, destacou Márcio Madalena, secretário adjunto da Seapi.

Funcionamento e expansão do Sistema Antigranizo

O Sistema Antigranizo opera com geradores de solo e queimadores de iodeto de prata, instalados inicialmente em municípios como Rio das Antas, Fraiburgo, Matos Costa, Timbó Grande, Lebon Régis, Tangará, Macieira, Caçador, Calmon, Videira e Pinheiro Preto. Em 2025, o sistema foi ampliado para Ibiam e Arroio Trinta, com repasse de R$ 2,2 milhões para operacionalização.

Leia mais:  Brasil importa 9,4 milhões de toneladas de fertilizantes em um mês; mercado argentino segue retraído por fatores climáticos e políticos

Para 2026, estão previstas novas instalações em 13 municípios: São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, Ituporanga, Vidal Ramos, Petrolândia, Lacerdópolis, Presidente Castello Branco, Iomerê e Joaçaba. O valor total estimado dos convênios para essas cidades é de aproximadamente R$ 12 milhões.

Impacto na agricultura catarinense

A tecnologia tem se mostrado eficaz na redução de perdas agrícolas, proporcionando maior segurança ao produtor rural e estabilidade na produção, ao mesmo tempo em que fortalece Santa Catarina como referência em inovação tecnológica agrícola no Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Expoleite 2026 terá debates sobre economia, mercado de grãos e comunicação no agro com especialistas renomados

Publicado

A 52ª edição da Expoleite, uma das mais tradicionais feiras da pecuária leiteira brasileira, já tem definidos os nomes que comandarão as principais palestras do evento. Promovida pela Capal Cooperativa Agroindustrial, a feira será realizada entre os dias 2 e 4 de julho, no Parque de Exposições Capal, em Arapoti, nos Campos Gerais do Paraná.

Com foco na capacitação dos produtores rurais e na disseminação de informações estratégicas para o setor, a programação técnica deste ano abordará temas como cenário econômico global, mercado de grãos, gestão de riscos e comunicação do agronegócio com a sociedade.

Alexandre Mendonça de Barros analisará tendências econômicas para o agro

Entre os palestrantes confirmados está Alexandre Mendonça de Barros, uma das principais referências do país em economia do agronegócio.

Engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, o especialista atua como líder em Agronegócios da EY Brasil e integra importantes conselhos e comitês ligados ao setor agropecuário.

Durante sua participação na Expoleite 2026, Barros apresentará uma análise sobre o cenário macroeconômico, destacando tendências, desafios e oportunidades para as cadeias produtivas do agronegócio diante das transformações do mercado global.

Comunicação e valorização do produtor rural ganham espaço na programação

Outro destaque da feira será a participação do produtor rural e influenciador digital Murilo Groth, que reúne mais de três milhões de seguidores nas redes sociais e se tornou uma das vozes mais influentes na comunicação do agro brasileiro.

Leia mais:  Congresso Internacional da Indústria do Trigo destaca IA, automação e novas tendências da panificação

Em sua palestra, Groth abordará a importância da aproximação entre o campo e a sociedade, além dos desafios enfrentados pelos produtores para comunicar a realidade da atividade agropecuária em um ambiente cada vez mais conectado.

A proposta é discutir estratégias para fortalecer a imagem do setor, ampliar o entendimento da população sobre a produção de alimentos e valorizar o papel do produtor rural na economia e na segurança alimentar.

Mercado de grãos também estará em pauta

A programação técnica da Expoleite contará ainda com a tradicional palestra voltada ao mercado de grãos.

O consultor de gestão de riscos da StoneX, Guilherme Cioccari, retorna ao evento para apresentar uma análise atualizada sobre o cenário das commodities agrícolas, perspectivas de preços e fatores que podem impactar a comercialização nas próximas safras.

A expectativa é oferecer aos produtores informações que contribuam para decisões mais assertivas em relação à produção, comercialização e proteção de margens diante da volatilidade dos mercados.

Julgamento de gado leiteiro segue como atração principal

Além da programação técnica, a Expoleite mantém como um de seus principais atrativos o tradicional julgamento de gado leiteiro, reconhecido pela qualidade genética dos animais apresentados.

Leia mais:  Agricultura espacial avança no Brasil e gera tecnologia para uso no campo

As inscrições para participação seguem abertas até o dia 12 de junho. Os criadores interessados devem realizar o cadastro por meio dos formulários disponibilizados pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, tanto para os animais da variedade Preto e Branco (PB) quanto Vermelho e Branco (VB).

Os regulamentos e demais orientações estão disponíveis nos canais oficiais da entidade.

Expoleite reforça protagonismo da pecuária leiteira dos Campos Gerais

Reconhecida nacionalmente como uma das mais importantes vitrines da genética leiteira brasileira, a Expoleite reúne produtores, técnicos, empresas e lideranças do setor para apresentar avanços em tecnologia, manejo, nutrição, genética e gestão.

A edição de 2026 reforça o papel da feira como espaço estratégico para troca de conhecimento, geração de negócios e fortalecimento da cadeia produtiva do leite, destacando a excelência dos rebanhos e a força da pecuária leiteira desenvolvida nos Campos Gerais do Paraná.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana